Reflexões sobre papel do gestor no processo de avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WNK82 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como finalidade analisar o papel do gestor no processos de avaliação do PPP de uma escola municipal em Manga - MG. Referindo-se a uma parte integrante da ação pedagógica norteando-se a articulação do processo de construção do PPP. O gestor na sua ação de reflexão, busca superar as contradições envolvendo o ato de aprender do conhecimento. A avaliação consiste em um processo continuo, onde o professor observa o rendimento e como cada aluno reage atento ao desenvolvimento de suas capacidades individualmente, diante de cada situação de aprendizagem. Esta leva o professor a refletir a sobre a sua prática pedagógica, para melhor detectar possíveis falhas e, posteriormente trabalhar sobre elas, sendo assim a avaliação é um meio de instrumentos utilizados para organizar de forma a permitir que o professor conheça cada um de seus processos de trabalho. |
id |
UFMG_a5e2c88ea6192fb1217598d2045e8a75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WNK82 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Daniel Handan TriginelliHormindo Pereira de Sousa JuniorMoises Neves Guedes2019-08-10T19:52:59Z2019-08-10T19:52:59Z2011-01-28http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WNK82A presente pesquisa tem como finalidade analisar o papel do gestor no processos de avaliação do PPP de uma escola municipal em Manga - MG. Referindo-se a uma parte integrante da ação pedagógica norteando-se a articulação do processo de construção do PPP. O gestor na sua ação de reflexão, busca superar as contradições envolvendo o ato de aprender do conhecimento. A avaliação consiste em um processo continuo, onde o professor observa o rendimento e como cada aluno reage atento ao desenvolvimento de suas capacidades individualmente, diante de cada situação de aprendizagem. Esta leva o professor a refletir a sobre a sua prática pedagógica, para melhor detectar possíveis falhas e, posteriormente trabalhar sobre elas, sendo assim a avaliação é um meio de instrumentos utilizados para organizar de forma a permitir que o professor conheça cada um de seus processos de trabalho.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAprendizagem AvaliaçãoEscolas Organização e administraçãoEducaçãoProfessorAvaliaçãoAprendizagemAlunoReflexões sobre papel do gestor no processo de avaliaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_moises_neves_guedes.pdfapplication/pdf182666https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WNK82/1/tcc_moises_neves_guedes.pdf3f99a5309bb1b3dbf5c3ec197129cbfdMD51TEXTtcc_moises_neves_guedes.pdf.txttcc_moises_neves_guedes.pdf.txtExtracted texttext/plain63951https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WNK82/2/tcc_moises_neves_guedes.pdf.txt64e8f8df3489030819a3a1f046fda989MD521843/BUBD-9WNK822019-11-14 06:08:22.943oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WNK82Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:08:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexões sobre papel do gestor no processo de avaliação |
title |
Reflexões sobre papel do gestor no processo de avaliação |
spellingShingle |
Reflexões sobre papel do gestor no processo de avaliação Moises Neves Guedes Professor Avaliação Aprendizagem Aluno Aprendizagem Avaliação Escolas Organização e administração Educação |
title_short |
Reflexões sobre papel do gestor no processo de avaliação |
title_full |
Reflexões sobre papel do gestor no processo de avaliação |
title_fullStr |
Reflexões sobre papel do gestor no processo de avaliação |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre papel do gestor no processo de avaliação |
title_sort |
Reflexões sobre papel do gestor no processo de avaliação |
author |
Moises Neves Guedes |
author_facet |
Moises Neves Guedes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Daniel Handan Triginelli |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Hormindo Pereira de Sousa Junior |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moises Neves Guedes |
contributor_str_mv |
Daniel Handan Triginelli Hormindo Pereira de Sousa Junior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Avaliação Aprendizagem Aluno |
topic |
Professor Avaliação Aprendizagem Aluno Aprendizagem Avaliação Escolas Organização e administração Educação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem Avaliação Escolas Organização e administração Educação |
description |
A presente pesquisa tem como finalidade analisar o papel do gestor no processos de avaliação do PPP de uma escola municipal em Manga - MG. Referindo-se a uma parte integrante da ação pedagógica norteando-se a articulação do processo de construção do PPP. O gestor na sua ação de reflexão, busca superar as contradições envolvendo o ato de aprender do conhecimento. A avaliação consiste em um processo continuo, onde o professor observa o rendimento e como cada aluno reage atento ao desenvolvimento de suas capacidades individualmente, diante de cada situação de aprendizagem. Esta leva o professor a refletir a sobre a sua prática pedagógica, para melhor detectar possíveis falhas e, posteriormente trabalhar sobre elas, sendo assim a avaliação é um meio de instrumentos utilizados para organizar de forma a permitir que o professor conheça cada um de seus processos de trabalho. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T19:52:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T19:52:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WNK82 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WNK82 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WNK82/1/tcc_moises_neves_guedes.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WNK82/2/tcc_moises_neves_guedes.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f99a5309bb1b3dbf5c3ec197129cbfd 64e8f8df3489030819a3a1f046fda989 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589550212120576 |