Avaliação como processo de construção do conhecimento no CEMEI Passinhos do Saber"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQFXW |
Resumo: | Esse Trabalho discute sobre o processo de avaliação da aprendizagem, sobre suas práticas pedagógicas e o discurso de novas possibilidades neste contexto dentro da Educação Infantil. Toda a análise foi realizada no ambiente escolar do CEMEI Passinhos do Saber, com professores e alunos do Maternal ao II Período. Desta forma, procura-se apresentar algumas considerações sobre a importância da avaliação para o bom desenvolvimento do trabalho do professor, propondo um repensar sobre o ato avaliativo com foco na educação Infantil, para diagnosticar possíveis dificuldades e também os avanços das crianças, dando sugestões aos professores de ferramentas que os auxiliarão neste processo de diagnosticar inicialmente, avaliar diariamente todo processo educacional da criança dentro da educação infantil, pois a avaliação da aprendizagem quando bem utilizada torna-se ferramenta que pode melhorar o ensino, levando o aluno ao sucesso e não ao fracasso. |
id |
UFMG_97db09bac9811af985f6efa850166500 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQFXW |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Lidiane Xavier de FariaCecilia Aparecida Bernardes Ferreira Dias2019-08-12T19:25:26Z2019-08-12T19:25:26Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQFXWEsse Trabalho discute sobre o processo de avaliação da aprendizagem, sobre suas práticas pedagógicas e o discurso de novas possibilidades neste contexto dentro da Educação Infantil. Toda a análise foi realizada no ambiente escolar do CEMEI Passinhos do Saber, com professores e alunos do Maternal ao II Período. Desta forma, procura-se apresentar algumas considerações sobre a importância da avaliação para o bom desenvolvimento do trabalho do professor, propondo um repensar sobre o ato avaliativo com foco na educação Infantil, para diagnosticar possíveis dificuldades e também os avanços das crianças, dando sugestões aos professores de ferramentas que os auxiliarão neste processo de diagnosticar inicialmente, avaliar diariamente todo processo educacional da criança dentro da educação infantil, pois a avaliação da aprendizagem quando bem utilizada torna-se ferramenta que pode melhorar o ensino, levando o aluno ao sucesso e não ao fracasso.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRendimento escolarEscolas Organização e administraçãoAlunos AvaliaçãoAvaliação educacionalAvaliaçãoInfantilEducaçãoAprendizagemAvaliação DiagnósticaAvaliação como processo de construção do conhecimento no CEMEI Passinhos do Saber"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcecilia.pdfapplication/pdf199775https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQFXW/1/cecilia.pdf26a03cc3a417c9c97a249ef11a94dfd7MD51TEXTcecilia.pdf.txtcecilia.pdf.txtExtracted texttext/plain85228https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQFXW/2/cecilia.pdf.txtb7c236a6e4d68c4569133705e09d0445MD521843/BUBD-9WQFXW2019-11-14 19:37:52.374oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQFXWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:37:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação como processo de construção do conhecimento no CEMEI Passinhos do Saber" |
title |
Avaliação como processo de construção do conhecimento no CEMEI Passinhos do Saber" |
spellingShingle |
Avaliação como processo de construção do conhecimento no CEMEI Passinhos do Saber" Cecilia Aparecida Bernardes Ferreira Dias Avaliação Infantil Educação Aprendizagem Avaliação Diagnóstica Rendimento escolar Escolas Organização e administração Alunos Avaliação Avaliação educacional |
title_short |
Avaliação como processo de construção do conhecimento no CEMEI Passinhos do Saber" |
title_full |
Avaliação como processo de construção do conhecimento no CEMEI Passinhos do Saber" |
title_fullStr |
Avaliação como processo de construção do conhecimento no CEMEI Passinhos do Saber" |
title_full_unstemmed |
Avaliação como processo de construção do conhecimento no CEMEI Passinhos do Saber" |
title_sort |
Avaliação como processo de construção do conhecimento no CEMEI Passinhos do Saber" |
author |
Cecilia Aparecida Bernardes Ferreira Dias |
author_facet |
Cecilia Aparecida Bernardes Ferreira Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lidiane Xavier de Faria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cecilia Aparecida Bernardes Ferreira Dias |
contributor_str_mv |
Lidiane Xavier de Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Infantil Educação Aprendizagem Avaliação Diagnóstica |
topic |
Avaliação Infantil Educação Aprendizagem Avaliação Diagnóstica Rendimento escolar Escolas Organização e administração Alunos Avaliação Avaliação educacional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Rendimento escolar Escolas Organização e administração Alunos Avaliação Avaliação educacional |
description |
Esse Trabalho discute sobre o processo de avaliação da aprendizagem, sobre suas práticas pedagógicas e o discurso de novas possibilidades neste contexto dentro da Educação Infantil. Toda a análise foi realizada no ambiente escolar do CEMEI Passinhos do Saber, com professores e alunos do Maternal ao II Período. Desta forma, procura-se apresentar algumas considerações sobre a importância da avaliação para o bom desenvolvimento do trabalho do professor, propondo um repensar sobre o ato avaliativo com foco na educação Infantil, para diagnosticar possíveis dificuldades e também os avanços das crianças, dando sugestões aos professores de ferramentas que os auxiliarão neste processo de diagnosticar inicialmente, avaliar diariamente todo processo educacional da criança dentro da educação infantil, pois a avaliação da aprendizagem quando bem utilizada torna-se ferramenta que pode melhorar o ensino, levando o aluno ao sucesso e não ao fracasso. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T19:25:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T19:25:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQFXW |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQFXW |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQFXW/1/cecilia.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQFXW/2/cecilia.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
26a03cc3a417c9c97a249ef11a94dfd7 b7c236a6e4d68c4569133705e09d0445 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589202232737792 |