Relação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83VNEV |
Resumo: | Nesta dissertação relatamos uma pesquisa que trata de conhecer as relações com o saber de um grupo específico de alunos de duas escolas do Ensino Fundamental, uma pública e uma particular. Esse grupo (denominado GRUPO K) é composto por alunos da oitava série que se encontram em situação de risco de fracasso em matemática. O objetivo principal do estudo foi compreender as relações com o saber dos alunos desse grupo, frente às de alunos pertencentes a outro grupo (denominado GRUPO R) na mesma sala de aula, sendo este último composto por aqueles considerados bem sucedidos em matemática. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas com os alunos dos dois grupos e suas famílias, aplicação de questionários e testes de conhecimento matemático. Os resultados mostram que há diferenças significativas entre os alunos dos grupos K e R, não apenas no conhecimento matemático, mas em todos os seis aspectos pesquisados da relação com o saber. |
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Plinio Cavalcanti MoreiraMaria Manuela Martins Soares DavidCarlos Roberto ViannaSimone Amorim Castro Kiefer Oliveira2019-08-11T20:59:08Z2019-08-11T20:59:08Z2009-10-30http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83VNEVNesta dissertação relatamos uma pesquisa que trata de conhecer as relações com o saber de um grupo específico de alunos de duas escolas do Ensino Fundamental, uma pública e uma particular. Esse grupo (denominado GRUPO K) é composto por alunos da oitava série que se encontram em situação de risco de fracasso em matemática. O objetivo principal do estudo foi compreender as relações com o saber dos alunos desse grupo, frente às de alunos pertencentes a outro grupo (denominado GRUPO R) na mesma sala de aula, sendo este último composto por aqueles considerados bem sucedidos em matemática. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas com os alunos dos dois grupos e suas famílias, aplicação de questionários e testes de conhecimento matemático. Os resultados mostram que há diferenças significativas entre os alunos dos grupos K e R, não apenas no conhecimento matemático, mas em todos os seis aspectos pesquisados da relação com o saber.In this work we report a study on the relation with knowledge (Charlot) of a specific group of eighth grade students of two different schools. This group (the K group) is composed by students at risk of failure in mathematics. Our objective was to understand the relation with knowledge of the students of the K group, as compared to the relation with knowledge of the students of another group (the R group) in the same classroom, this last one being composed by students with a history of success in school mathematics. Data were collected using interviews with the students and their families and written questionnaires. Results point to significant differences between these two groups, not only in their performance in school mathematics, but in all of the six aspects of relation with knowledge encompassed by our study.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatemática Estudo e ensinoEducaçãoFracasso escolarRelação com o saberEducação matemáticaSucesso/fracasso escolarRelação com o saber matemáticoRelação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_completa_vers_o_final_para_ufmg.pdfapplication/pdf2848190https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83VNEV/1/disserta__o_completa_vers_o_final_para_ufmg.pdfeedf272b7798246be98e735a193e884fMD51TEXTdisserta__o_completa_vers_o_final_para_ufmg.pdf.txtdisserta__o_completa_vers_o_final_para_ufmg.pdf.txtExtracted texttext/plain166865https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83VNEV/2/disserta__o_completa_vers_o_final_para_ufmg.pdf.txt1c8f2ab9f21227d624a3d9487fba6920MD521843/FAEC-83VNEV2019-11-14 09:53:20.729oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-83VNEVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:53:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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Nesta dissertação relatamos uma pesquisa que trata de conhecer as relações com o saber de um grupo específico de alunos de duas escolas do Ensino Fundamental, uma pública e uma particular. Esse grupo (denominado GRUPO K) é composto por alunos da oitava série que se encontram em situação de risco de fracasso em matemática. O objetivo principal do estudo foi compreender as relações com o saber dos alunos desse grupo, frente às de alunos pertencentes a outro grupo (denominado GRUPO R) na mesma sala de aula, sendo este último composto por aqueles considerados bem sucedidos em matemática. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas com os alunos dos dois grupos e suas famílias, aplicação de questionários e testes de conhecimento matemático. Os resultados mostram que há diferenças significativas entre os alunos dos grupos K e R, não apenas no conhecimento matemático, mas em todos os seis aspectos pesquisados da relação com o saber. |
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