Relação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simone Amorim Castro Kiefer Oliveira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83VNEV
Resumo: Nesta dissertação relatamos uma pesquisa que trata de conhecer as relações com o saber de um grupo específico de alunos de duas escolas do Ensino Fundamental, uma pública e uma particular. Esse grupo (denominado GRUPO K) é composto por alunos da oitava série que se encontram em situação de risco de fracasso em matemática. O objetivo principal do estudo foi compreender as relações com o saber dos alunos desse grupo, frente às de alunos pertencentes a outro grupo (denominado GRUPO R) na mesma sala de aula, sendo este último composto por aqueles considerados bem sucedidos em matemática. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas com os alunos dos dois grupos e suas famílias, aplicação de questionários e testes de conhecimento matemático. Os resultados mostram que há diferenças significativas entre os alunos dos grupos K e R, não apenas no conhecimento matemático, mas em todos os seis aspectos pesquisados da relação com o saber.
id UFMG_a5fa89663ab33cf32887f792ce65c8de
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-83VNEV
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Plinio Cavalcanti MoreiraMaria Manuela Martins Soares DavidCarlos Roberto ViannaSimone Amorim Castro Kiefer Oliveira2019-08-11T20:59:08Z2019-08-11T20:59:08Z2009-10-30http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83VNEVNesta dissertação relatamos uma pesquisa que trata de conhecer as relações com o saber de um grupo específico de alunos de duas escolas do Ensino Fundamental, uma pública e uma particular. Esse grupo (denominado GRUPO K) é composto por alunos da oitava série que se encontram em situação de risco de fracasso em matemática. O objetivo principal do estudo foi compreender as relações com o saber dos alunos desse grupo, frente às de alunos pertencentes a outro grupo (denominado GRUPO R) na mesma sala de aula, sendo este último composto por aqueles considerados bem sucedidos em matemática. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas com os alunos dos dois grupos e suas famílias, aplicação de questionários e testes de conhecimento matemático. Os resultados mostram que há diferenças significativas entre os alunos dos grupos K e R, não apenas no conhecimento matemático, mas em todos os seis aspectos pesquisados da relação com o saber.In this work we report a study on the relation with knowledge (Charlot) of a specific group of eighth grade students of two different schools. This group (the K group) is composed by students at risk of failure in mathematics. Our objective was to understand the relation with knowledge of the students of the K group, as compared to the relation with knowledge of the students of another group (the R group) in the same classroom, this last one being composed by students with a history of success in school mathematics. Data were collected using interviews with the students and their families and written questionnaires. Results point to significant differences between these two groups, not only in their performance in school mathematics, but in all of the six aspects of relation with knowledge encompassed by our study.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatemática Estudo e ensinoEducaçãoFracasso escolarRelação com o saberEducação matemáticaSucesso/fracasso escolarRelação com o saber matemáticoRelação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_completa_vers_o_final_para_ufmg.pdfapplication/pdf2848190https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83VNEV/1/disserta__o_completa_vers_o_final_para_ufmg.pdfeedf272b7798246be98e735a193e884fMD51TEXTdisserta__o_completa_vers_o_final_para_ufmg.pdf.txtdisserta__o_completa_vers_o_final_para_ufmg.pdf.txtExtracted texttext/plain166865https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83VNEV/2/disserta__o_completa_vers_o_final_para_ufmg.pdf.txt1c8f2ab9f21227d624a3d9487fba6920MD521843/FAEC-83VNEV2019-11-14 09:53:20.729oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-83VNEVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:53:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolar
title Relação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolar
spellingShingle Relação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolar
Simone Amorim Castro Kiefer Oliveira
Relação com o saber
Educação matemática
Sucesso/fracasso escolar
Relação com o saber matemático
Matemática Estudo e ensino
Educação
Fracasso escolar
title_short Relação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolar
title_full Relação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolar
title_fullStr Relação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolar
title_full_unstemmed Relação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolar
title_sort Relação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolar
author Simone Amorim Castro Kiefer Oliveira
author_facet Simone Amorim Castro Kiefer Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Plinio Cavalcanti Moreira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Manuela Martins Soares David
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carlos Roberto Vianna
dc.contributor.author.fl_str_mv Simone Amorim Castro Kiefer Oliveira
contributor_str_mv Plinio Cavalcanti Moreira
Maria Manuela Martins Soares David
Carlos Roberto Vianna
dc.subject.por.fl_str_mv Relação com o saber
Educação matemática
Sucesso/fracasso escolar
Relação com o saber matemático
topic Relação com o saber
Educação matemática
Sucesso/fracasso escolar
Relação com o saber matemático
Matemática Estudo e ensino
Educação
Fracasso escolar
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Matemática Estudo e ensino
Educação
Fracasso escolar
description Nesta dissertação relatamos uma pesquisa que trata de conhecer as relações com o saber de um grupo específico de alunos de duas escolas do Ensino Fundamental, uma pública e uma particular. Esse grupo (denominado GRUPO K) é composto por alunos da oitava série que se encontram em situação de risco de fracasso em matemática. O objetivo principal do estudo foi compreender as relações com o saber dos alunos desse grupo, frente às de alunos pertencentes a outro grupo (denominado GRUPO R) na mesma sala de aula, sendo este último composto por aqueles considerados bem sucedidos em matemática. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas com os alunos dos dois grupos e suas famílias, aplicação de questionários e testes de conhecimento matemático. Os resultados mostram que há diferenças significativas entre os alunos dos grupos K e R, não apenas no conhecimento matemático, mas em todos os seis aspectos pesquisados da relação com o saber.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-10-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T20:59:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T20:59:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83VNEV
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83VNEV
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83VNEV/1/disserta__o_completa_vers_o_final_para_ufmg.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83VNEV/2/disserta__o_completa_vers_o_final_para_ufmg.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv eedf272b7798246be98e735a193e884f
1c8f2ab9f21227d624a3d9487fba6920
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589409416675328