A relação entre composição e performance no processo de criação: um estudo sobre a colaboração entre compositores e intérpretes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9LFJNZ |
Resumo: | Esta dissertação apresenta um estudo sobre a colaboração entre compositores e intérpretes na criação de obras musicais. Este estudo tem como principal eixo o relato do processo de interação vivido pelo compositor Leonardo Margutti e eu na composição de Inflexões para flauta em C e flauta em G. Para buscar parâmetros que auxiliassem a balizar este experimento de colaboração aqui relatado foi feita uma contextualização histórica buscando obras consagradas escritas para flauta que tivessem sido forjadas a partir deste contato entre compositor e intérprete. Além disso, foram realizadas entrevistas com compositores e instrumentistas que atuam neste campo das parcerias, de modo a obter dados sobre este tipo de interação e seus desdobramentos tanto na composição quanto na performance. |
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Ana Claudia de AssisFelipe de Oliveira AmorimMauricio Freire GarciaJoana Monteiro Radicchi2019-08-11T08:07:16Z2019-08-11T08:07:16Z2013-12-19http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9LFJNZEsta dissertação apresenta um estudo sobre a colaboração entre compositores e intérpretes na criação de obras musicais. Este estudo tem como principal eixo o relato do processo de interação vivido pelo compositor Leonardo Margutti e eu na composição de Inflexões para flauta em C e flauta em G. Para buscar parâmetros que auxiliassem a balizar este experimento de colaboração aqui relatado foi feita uma contextualização histórica buscando obras consagradas escritas para flauta que tivessem sido forjadas a partir deste contato entre compositor e intérprete. Além disso, foram realizadas entrevistas com compositores e instrumentistas que atuam neste campo das parcerias, de modo a obter dados sobre este tipo de interação e seus desdobramentos tanto na composição quanto na performance.This dissertation presents a study about the collaboration between composers and performers during the creative process of musical works. The main axis of this study is the account of this interactive process as experienced by the composer, Leonardo Margutti, and myself during the composition of 'Inflexões' for C flute and alto flute. In search of parameters to aid in counterbalancing the collaborative experiment reported here, a historical contextualization was researched based on consecrated works for flute forged by way of this same contact between composer and performer. In addition, interviews with composers and performers active in this field of partnership were realized in order to obtain data about this type of interaction and its unfolding during the composition as well as the performance of a musical work.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMargutti, LeonardoMusicaComposição (Música)Programa de Pós-Graduação em MúsicaA relação entre composição e performance no processo de criação: um estudo sobre a colaboração entre compositores e intérpretesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtesefinal.pdfapplication/pdf7933916https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9LFJNZ/1/tesefinal.pdf5dc8e723d04c1b693a1b8bc37fb07b79MD51TEXTtesefinal.pdf.txttesefinal.pdf.txtExtracted texttext/plain198476https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9LFJNZ/2/tesefinal.pdf.txt310c2cfe95e28b09fb467fd8f21386b9MD521843/AAGS-9LFJNZ2019-11-14 07:13:57.762oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-9LFJNZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:13:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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