Práticas pedagógicas em uma escola pública localizada na zona rural de um município no interior de Minas Gerais: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/57887 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo apreender, descrever e analisar a prática pedagógica de três professoras de uma escola pública localizada na zona rural de um município do interior de Minas Gerais, tomando como unidade empírica a sala de aula. Para tanto, buscou-se estabelecer relações entre o que propõe o projeto político pedagógico da escola e as observações e análises da metodologia empregada pelas educadoras, tendo em vista os princípios da educação no/do campo. Assim, optamos por desenvolver a investigação, metodologicamente, a partir da abordagem qualitativa. Nessa perspectiva, a observação, as anotações em diário de campo e a utilização de questionários configuraram-se como instrumentos escolhidos para a coleta de dados nesta pesquisa. Diante das situações descritas, deparamo-nos, muito frequentemente, com práticas pedagógicas e processos de formação que não consideram a educação a partir da realidade dos estudantes do campo. Em algumas aulas, verificamos práticas fundadas em uma base política e ideológica constituída por valores urbanos. A realidade camponesa foi muito pouco considerada. Entretanto, houve momentos em que os métodos de ensino e aprendizagem utilizados pelas professoras foram mais flexíveis e dinâmicos, contemplando, em certa medida, aspectos do PPP e os princípios da Educação do Campo. |
id |
UFMG_a635708b9e2956fd99672a121e9e2c88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/57887 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas pedagógicas em uma escola pública localizada na zona rural de um município no interior de Minas Gerais: um estudo de casoPrática pedagógicaProjeto Político PedagógicoEducação do campoEsta pesquisa teve como objetivo apreender, descrever e analisar a prática pedagógica de três professoras de uma escola pública localizada na zona rural de um município do interior de Minas Gerais, tomando como unidade empírica a sala de aula. Para tanto, buscou-se estabelecer relações entre o que propõe o projeto político pedagógico da escola e as observações e análises da metodologia empregada pelas educadoras, tendo em vista os princípios da educação no/do campo. Assim, optamos por desenvolver a investigação, metodologicamente, a partir da abordagem qualitativa. Nessa perspectiva, a observação, as anotações em diário de campo e a utilização de questionários configuraram-se como instrumentos escolhidos para a coleta de dados nesta pesquisa. Diante das situações descritas, deparamo-nos, muito frequentemente, com práticas pedagógicas e processos de formação que não consideram a educação a partir da realidade dos estudantes do campo. Em algumas aulas, verificamos práticas fundadas em uma base política e ideológica constituída por valores urbanos. A realidade camponesa foi muito pouco considerada. Entretanto, houve momentos em que os métodos de ensino e aprendizagem utilizados pelas professoras foram mais flexíveis e dinâmicos, contemplando, em certa medida, aspectos do PPP e os princípios da Educação do Campo.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCurso de Especialização em Educação do CampoUFMGMaria Amália de Almeida Cunhahttp://lattes.cnpq.br/9453598248730847Juliana Ferreira de MeloÉrica Cristina Resende Carvalho2023-08-17T14:52:18Z2023-08-17T14:52:18Z2014-10-29Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/57887porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-08-17T14:52:19Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/57887Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-08-17T14:52:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas em uma escola pública localizada na zona rural de um município no interior de Minas Gerais: um estudo de caso |
title |
Práticas pedagógicas em uma escola pública localizada na zona rural de um município no interior de Minas Gerais: um estudo de caso |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas em uma escola pública localizada na zona rural de um município no interior de Minas Gerais: um estudo de caso Érica Cristina Resende Carvalho Prática pedagógica Projeto Político Pedagógico Educação do campo |
title_short |
Práticas pedagógicas em uma escola pública localizada na zona rural de um município no interior de Minas Gerais: um estudo de caso |
title_full |
Práticas pedagógicas em uma escola pública localizada na zona rural de um município no interior de Minas Gerais: um estudo de caso |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas em uma escola pública localizada na zona rural de um município no interior de Minas Gerais: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas em uma escola pública localizada na zona rural de um município no interior de Minas Gerais: um estudo de caso |
title_sort |
Práticas pedagógicas em uma escola pública localizada na zona rural de um município no interior de Minas Gerais: um estudo de caso |
author |
Érica Cristina Resende Carvalho |
author_facet |
Érica Cristina Resende Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maria Amália de Almeida Cunha http://lattes.cnpq.br/9453598248730847 Juliana Ferreira de Melo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Érica Cristina Resende Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Projeto Político Pedagógico Educação do campo |
topic |
Prática pedagógica Projeto Político Pedagógico Educação do campo |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo apreender, descrever e analisar a prática pedagógica de três professoras de uma escola pública localizada na zona rural de um município do interior de Minas Gerais, tomando como unidade empírica a sala de aula. Para tanto, buscou-se estabelecer relações entre o que propõe o projeto político pedagógico da escola e as observações e análises da metodologia empregada pelas educadoras, tendo em vista os princípios da educação no/do campo. Assim, optamos por desenvolver a investigação, metodologicamente, a partir da abordagem qualitativa. Nessa perspectiva, a observação, as anotações em diário de campo e a utilização de questionários configuraram-se como instrumentos escolhidos para a coleta de dados nesta pesquisa. Diante das situações descritas, deparamo-nos, muito frequentemente, com práticas pedagógicas e processos de formação que não consideram a educação a partir da realidade dos estudantes do campo. Em algumas aulas, verificamos práticas fundadas em uma base política e ideológica constituída por valores urbanos. A realidade camponesa foi muito pouco considerada. Entretanto, houve momentos em que os métodos de ensino e aprendizagem utilizados pelas professoras foram mais flexíveis e dinâmicos, contemplando, em certa medida, aspectos do PPP e os princípios da Educação do Campo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-29 2023-08-17T14:52:18Z 2023-08-17T14:52:18Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Monografia (especialização) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/57887 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/57887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Especialização em Educação do Campo UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Especialização em Educação do Campo UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829835673075712 |