Práticas pedagógicas em uma escola pública localizada na zona rural de um município no interior de Minas Gerais: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Érica Cristina Resende Carvalho
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/57887
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo apreender, descrever e analisar a prática pedagógica de três professoras de uma escola pública localizada na zona rural de um município do interior de Minas Gerais, tomando como unidade empírica a sala de aula. Para tanto, buscou-se estabelecer relações entre o que propõe o projeto político pedagógico da escola e as observações e análises da metodologia empregada pelas educadoras, tendo em vista os princípios da educação no/do campo. Assim, optamos por desenvolver a investigação, metodologicamente, a partir da abordagem qualitativa. Nessa perspectiva, a observação, as anotações em diário de campo e a utilização de questionários configuraram-se como instrumentos escolhidos para a coleta de dados nesta pesquisa. Diante das situações descritas, deparamo-nos, muito frequentemente, com práticas pedagógicas e processos de formação que não consideram a educação a partir da realidade dos estudantes do campo. Em algumas aulas, verificamos práticas fundadas em uma base política e ideológica constituída por valores urbanos. A realidade camponesa foi muito pouco considerada. Entretanto, houve momentos em que os métodos de ensino e aprendizagem utilizados pelas professoras foram mais flexíveis e dinâmicos, contemplando, em certa medida, aspectos do PPP e os princípios da Educação do Campo.
id UFMG_a635708b9e2956fd99672a121e9e2c88
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/57887
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas em uma escola pública localizada na zona rural de um município no interior de Minas Gerais: um estudo de casoPrática pedagógicaProjeto Político PedagógicoEducação do campoEsta pesquisa teve como objetivo apreender, descrever e analisar a prática pedagógica de três professoras de uma escola pública localizada na zona rural de um município do interior de Minas Gerais, tomando como unidade empírica a sala de aula. Para tanto, buscou-se estabelecer relações entre o que propõe o projeto político pedagógico da escola e as observações e análises da metodologia empregada pelas educadoras, tendo em vista os princípios da educação no/do campo. Assim, optamos por desenvolver a investigação, metodologicamente, a partir da abordagem qualitativa. Nessa perspectiva, a observação, as anotações em diário de campo e a utilização de questionários configuraram-se como instrumentos escolhidos para a coleta de dados nesta pesquisa. Diante das situações descritas, deparamo-nos, muito frequentemente, com práticas pedagógicas e processos de formação que não consideram a educação a partir da realidade dos estudantes do campo. Em algumas aulas, verificamos práticas fundadas em uma base política e ideológica constituída por valores urbanos. A realidade camponesa foi muito pouco considerada. Entretanto, houve momentos em que os métodos de ensino e aprendizagem utilizados pelas professoras foram mais flexíveis e dinâmicos, contemplando, em certa medida, aspectos do PPP e os princípios da Educação do Campo.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCurso de Especialização em Educação do CampoUFMGMaria Amália de Almeida Cunhahttp://lattes.cnpq.br/9453598248730847Juliana Ferreira de MeloÉrica Cristina Resende Carvalho2023-08-17T14:52:18Z2023-08-17T14:52:18Z2014-10-29Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/57887porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-08-17T14:52:19Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/57887Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-08-17T14:52:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas em uma escola pública localizada na zona rural de um município no interior de Minas Gerais: um estudo de caso
title Práticas pedagógicas em uma escola pública localizada na zona rural de um município no interior de Minas Gerais: um estudo de caso
spellingShingle Práticas pedagógicas em uma escola pública localizada na zona rural de um município no interior de Minas Gerais: um estudo de caso
Érica Cristina Resende Carvalho
Prática pedagógica
Projeto Político Pedagógico
Educação do campo
title_short Práticas pedagógicas em uma escola pública localizada na zona rural de um município no interior de Minas Gerais: um estudo de caso
title_full Práticas pedagógicas em uma escola pública localizada na zona rural de um município no interior de Minas Gerais: um estudo de caso
title_fullStr Práticas pedagógicas em uma escola pública localizada na zona rural de um município no interior de Minas Gerais: um estudo de caso
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas em uma escola pública localizada na zona rural de um município no interior de Minas Gerais: um estudo de caso
title_sort Práticas pedagógicas em uma escola pública localizada na zona rural de um município no interior de Minas Gerais: um estudo de caso
author Érica Cristina Resende Carvalho
author_facet Érica Cristina Resende Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maria Amália de Almeida Cunha
http://lattes.cnpq.br/9453598248730847
Juliana Ferreira de Melo
dc.contributor.author.fl_str_mv Érica Cristina Resende Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Projeto Político Pedagógico
Educação do campo
topic Prática pedagógica
Projeto Político Pedagógico
Educação do campo
description Esta pesquisa teve como objetivo apreender, descrever e analisar a prática pedagógica de três professoras de uma escola pública localizada na zona rural de um município do interior de Minas Gerais, tomando como unidade empírica a sala de aula. Para tanto, buscou-se estabelecer relações entre o que propõe o projeto político pedagógico da escola e as observações e análises da metodologia empregada pelas educadoras, tendo em vista os princípios da educação no/do campo. Assim, optamos por desenvolver a investigação, metodologicamente, a partir da abordagem qualitativa. Nessa perspectiva, a observação, as anotações em diário de campo e a utilização de questionários configuraram-se como instrumentos escolhidos para a coleta de dados nesta pesquisa. Diante das situações descritas, deparamo-nos, muito frequentemente, com práticas pedagógicas e processos de formação que não consideram a educação a partir da realidade dos estudantes do campo. Em algumas aulas, verificamos práticas fundadas em uma base política e ideológica constituída por valores urbanos. A realidade camponesa foi muito pouco considerada. Entretanto, houve momentos em que os métodos de ensino e aprendizagem utilizados pelas professoras foram mais flexíveis e dinâmicos, contemplando, em certa medida, aspectos do PPP e os princípios da Educação do Campo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-29
2023-08-17T14:52:18Z
2023-08-17T14:52:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/57887
url http://hdl.handle.net/1843/57887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Educação do Campo
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Educação do Campo
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829835673075712