Entre as memórias do campo das vertentes: uma história da formação de professores de Matemática da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI) no período de 1987 a 2001

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA2NWR
Resumo: Este trabalho teve como objetivo elaborar uma versão histórica a respeito da formação de professores de Matemática no curso de Ciências da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei, no período de 1987 a 2001. Para isso, focalizamos a estrutura do curso, o movimento interno e externo da instituição recém-criada e o papel atribuído à Matemática antes e após a criação das habilitações em Física e Química. Em nosso percurso metodológico, conferimosrelevância especial à História Oral e realizamos entrevistas com nove pessoas envolvidas com o curso focalizado durante o período de referência. As nove narrativas elaboradas a partir das entrevistas gravadas, juntamente com documentos escritos referentes ao objeto dapesquisa, compuseram o nosso material de análise das convergências, divergências e singularidades que deram forma à nossa narrativa sobre a formação de professores de Matemática no curso de Ciências da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei. Osresultados apontam, sobretudo, a importância do curso de Ciências para a região à qual a instituição pertencia, à pouca ênfase dada à Matemática em um curso que habilitava o concluinte para lecionar essa disciplina, para a importância da criação de duas habilitações nocurso de Ciências e para o papel do curso na criação da Licenciatura Plena em Matemática da UFSJ. Nossa pesquisa visa, também, contribuir com um projeto de maior escopo, que intenciona mapear a formação e atuação de professores de Matemática no Brasil, e vemsendo desenvolvido pelo Grupo História Oral e Educação Matemática - GHOEM, do qual somos parte
id UFMG_a65b0918a7abca754cd33dceb543aba6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AA2NWR
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Laura Magalhaes GomesAntonio Vicente Marafioti GarnicaMaria Cristina Soares de GouveaPaulo Henrique Apipe Avelar de Paiva2019-08-14T15:50:55Z2019-08-14T15:50:55Z2016-02-24http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA2NWREste trabalho teve como objetivo elaborar uma versão histórica a respeito da formação de professores de Matemática no curso de Ciências da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei, no período de 1987 a 2001. Para isso, focalizamos a estrutura do curso, o movimento interno e externo da instituição recém-criada e o papel atribuído à Matemática antes e após a criação das habilitações em Física e Química. Em nosso percurso metodológico, conferimosrelevância especial à História Oral e realizamos entrevistas com nove pessoas envolvidas com o curso focalizado durante o período de referência. As nove narrativas elaboradas a partir das entrevistas gravadas, juntamente com documentos escritos referentes ao objeto dapesquisa, compuseram o nosso material de análise das convergências, divergências e singularidades que deram forma à nossa narrativa sobre a formação de professores de Matemática no curso de Ciências da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei. Osresultados apontam, sobretudo, a importância do curso de Ciências para a região à qual a instituição pertencia, à pouca ênfase dada à Matemática em um curso que habilitava o concluinte para lecionar essa disciplina, para a importância da criação de duas habilitações nocurso de Ciências e para o papel do curso na criação da Licenciatura Plena em Matemática da UFSJ. Nossa pesquisa visa, também, contribuir com um projeto de maior escopo, que intenciona mapear a formação e atuação de professores de Matemática no Brasil, e vemsendo desenvolvido pelo Grupo História Oral e Educação Matemática - GHOEM, do qual somos partecourse of Sciences in Foundation of Higher Education of São João del Rei, from 1987 to 2001. For this, we focus on the structure of the course, internal and external, on the movement of the newly created institution and the role attributed to mathematics before and after the creation ofqualifications in Physics and Chemistry. In our methodological route, we checked particularly relevant to oral history and interviews conducted with nine people involved with the course focused during the reporting period. The nine narratives drawn from recorded interviews, along with written documents concerning the research object, composed our material of analysis of convergences, differences and peculiarities that have shaped our story about the formation of mathematics teachers in the course of Sciences of the Higher Education Foundation of São João del Rei. The results show, above all, the importance of Science course in the area to which the institution belonged to little emphasis on Mathematics on a course that allowed the finisher course to teach this course, the importance of creating two qualifications in the course and hisrole in creating Full Degree in Mathematics from UFSJ. Our research aims, also, to contribute to a larger scope project, which intends to map the preparation and performance of mathematics teachers in Brazil, and is being developed by the Group "Oral History and Mathematics Education" - GHOEM, of which we are part.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoFundação de Ensino Superior de São João del-ReiHistória da Educação MatemáticaHistória OralFormação de ProfessoresSão João del-ReiEntre as memórias do campo das vertentes: uma história da formação de professores de Matemática da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI) no período de 1987 a 2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___paulo___ap_s_defesa.pdfapplication/pdf4003094https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AA2NWR/1/disserta__o___paulo___ap_s_defesa.pdff81af2a9e385797df026cd43478d3957MD51TEXTdisserta__o___paulo___ap_s_defesa.pdf.txtdisserta__o___paulo___ap_s_defesa.pdf.txtExtracted texttext/plain528326https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AA2NWR/2/disserta__o___paulo___ap_s_defesa.pdf.txt2fab1321b43638414cb209be6acc4459MD521843/BUBD-AA2NWR2019-11-14 14:47:57.324oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AA2NWRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:47:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre as memórias do campo das vertentes: uma história da formação de professores de Matemática da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI) no período de 1987 a 2001
title Entre as memórias do campo das vertentes: uma história da formação de professores de Matemática da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI) no período de 1987 a 2001
spellingShingle Entre as memórias do campo das vertentes: uma história da formação de professores de Matemática da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI) no período de 1987 a 2001
Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva
Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei
História da Educação Matemática
História Oral
Formação de Professores
São João del-Rei
Educação
title_short Entre as memórias do campo das vertentes: uma história da formação de professores de Matemática da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI) no período de 1987 a 2001
title_full Entre as memórias do campo das vertentes: uma história da formação de professores de Matemática da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI) no período de 1987 a 2001
title_fullStr Entre as memórias do campo das vertentes: uma história da formação de professores de Matemática da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI) no período de 1987 a 2001
title_full_unstemmed Entre as memórias do campo das vertentes: uma história da formação de professores de Matemática da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI) no período de 1987 a 2001
title_sort Entre as memórias do campo das vertentes: uma história da formação de professores de Matemática da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI) no período de 1987 a 2001
author Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva
author_facet Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Laura Magalhaes Gomes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonio Vicente Marafioti Garnica
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Cristina Soares de Gouvea
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva
contributor_str_mv Maria Laura Magalhaes Gomes
Antonio Vicente Marafioti Garnica
Maria Cristina Soares de Gouvea
dc.subject.por.fl_str_mv Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei
História da Educação Matemática
História Oral
Formação de Professores
São João del-Rei
topic Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei
História da Educação Matemática
História Oral
Formação de Professores
São João del-Rei
Educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
description Este trabalho teve como objetivo elaborar uma versão histórica a respeito da formação de professores de Matemática no curso de Ciências da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei, no período de 1987 a 2001. Para isso, focalizamos a estrutura do curso, o movimento interno e externo da instituição recém-criada e o papel atribuído à Matemática antes e após a criação das habilitações em Física e Química. Em nosso percurso metodológico, conferimosrelevância especial à História Oral e realizamos entrevistas com nove pessoas envolvidas com o curso focalizado durante o período de referência. As nove narrativas elaboradas a partir das entrevistas gravadas, juntamente com documentos escritos referentes ao objeto dapesquisa, compuseram o nosso material de análise das convergências, divergências e singularidades que deram forma à nossa narrativa sobre a formação de professores de Matemática no curso de Ciências da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei. Osresultados apontam, sobretudo, a importância do curso de Ciências para a região à qual a instituição pertencia, à pouca ênfase dada à Matemática em um curso que habilitava o concluinte para lecionar essa disciplina, para a importância da criação de duas habilitações nocurso de Ciências e para o papel do curso na criação da Licenciatura Plena em Matemática da UFSJ. Nossa pesquisa visa, também, contribuir com um projeto de maior escopo, que intenciona mapear a formação e atuação de professores de Matemática no Brasil, e vemsendo desenvolvido pelo Grupo História Oral e Educação Matemática - GHOEM, do qual somos parte
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T15:50:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T15:50:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA2NWR
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA2NWR
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AA2NWR/1/disserta__o___paulo___ap_s_defesa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AA2NWR/2/disserta__o___paulo___ap_s_defesa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f81af2a9e385797df026cd43478d3957
2fab1321b43638414cb209be6acc4459
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589197022363648