Entre as memórias do campo das vertentes: uma história da formação de professores de Matemática da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI) no período de 1987 a 2001
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA2NWR |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo elaborar uma versão histórica a respeito da formação de professores de Matemática no curso de Ciências da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei, no período de 1987 a 2001. Para isso, focalizamos a estrutura do curso, o movimento interno e externo da instituição recém-criada e o papel atribuído à Matemática antes e após a criação das habilitações em Física e Química. Em nosso percurso metodológico, conferimosrelevância especial à História Oral e realizamos entrevistas com nove pessoas envolvidas com o curso focalizado durante o período de referência. As nove narrativas elaboradas a partir das entrevistas gravadas, juntamente com documentos escritos referentes ao objeto dapesquisa, compuseram o nosso material de análise das convergências, divergências e singularidades que deram forma à nossa narrativa sobre a formação de professores de Matemática no curso de Ciências da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei. Osresultados apontam, sobretudo, a importância do curso de Ciências para a região à qual a instituição pertencia, à pouca ênfase dada à Matemática em um curso que habilitava o concluinte para lecionar essa disciplina, para a importância da criação de duas habilitações nocurso de Ciências e para o papel do curso na criação da Licenciatura Plena em Matemática da UFSJ. Nossa pesquisa visa, também, contribuir com um projeto de maior escopo, que intenciona mapear a formação e atuação de professores de Matemática no Brasil, e vemsendo desenvolvido pelo Grupo História Oral e Educação Matemática - GHOEM, do qual somos parte |
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