A Sonatina para Flauta e Violão de Radamés Gnattali: estudo de aspectos estruturais e interpretativos do primeiro movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raissa Anastasia de Souza Melo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZXFLL
Resumo: O presente artigo tem por objetivo o estudo analítico interpretativo do primeiro movimento da Sonatina para flauta e violão de Radamés Gnattali. A base metodológica usada se concentrou na análise da partitura e na análise de três gravações dessa obra. Enfocou-se na análise os elementos estruturais e formais do discurso musical que forneceram subsídios para o conhecimento do estilo composicional de Gnattali. Na comparação das gravações se observou a maneira como cada duo de intérpretes analisado compreende e traz ao mundo dos sons a sua concepção da Sonatina. Discute também acerca do relacionamento do intérprete com a obra e sobre o que é análise musical.
id UFMG_a6cb73ed4330cc88cf5a231897d5733e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7ZXFLL
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Mauricio Freire GarciaSérgio Azra BarrenecheaAntonio Carlos Guimaraes de AlmeidaRaissa Anastasia de Souza Melo2019-08-12T21:29:10Z2019-08-12T21:29:10Z2007-04-27http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZXFLLO presente artigo tem por objetivo o estudo analítico interpretativo do primeiro movimento da Sonatina para flauta e violão de Radamés Gnattali. A base metodológica usada se concentrou na análise da partitura e na análise de três gravações dessa obra. Enfocou-se na análise os elementos estruturais e formais do discurso musical que forneceram subsídios para o conhecimento do estilo composicional de Gnattali. Na comparação das gravações se observou a maneira como cada duo de intérpretes analisado compreende e traz ao mundo dos sons a sua concepção da Sonatina. Discute também acerca do relacionamento do intérprete com a obra e sobre o que é análise musical.The present article has as purpose an analytic and interpretative survey of the first movement from Sonatina for flute and guitar of Radamés Gnattali. The methodological procedure used was one that focused on the score analysis and the analysis of three recordings of this work. The analysis was focused on the structural and formal elements of the musical discourse which provided subsidies to the best understanding of Gnattalis compositional style. While comparing the recordings it was observed the way with which each duo of interpreters understands and brings to the world of the sounds their own conception of the Sonatina. This article also discusses the relationship between the interpreter and the work, as well as it attempts a definition of musical analysis.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDuetos (Flauta e violão)Análise composicionalRadamés Gnattaliinterpretaçãoanálise de gravaçõesA Sonatina para Flauta e Violão de Radamés Gnattali: estudo de aspectos estruturais e interpretativos do primeiro movimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALartigo_completo_.pdfapplication/pdf1836877https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZXFLL/1/artigo_completo_.pdfa03eabf1c21fd26bdf048097fdf93004MD51TEXTartigo_completo_.pdf.txtartigo_completo_.pdf.txtExtracted texttext/plain101894https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZXFLL/2/artigo_completo_.pdf.txt32677abad7e034721bd89b854f977a34MD521843/AAGS-7ZXFLL2019-11-14 19:55:17.442oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7ZXFLLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:55:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Sonatina para Flauta e Violão de Radamés Gnattali: estudo de aspectos estruturais e interpretativos do primeiro movimento
title A Sonatina para Flauta e Violão de Radamés Gnattali: estudo de aspectos estruturais e interpretativos do primeiro movimento
spellingShingle A Sonatina para Flauta e Violão de Radamés Gnattali: estudo de aspectos estruturais e interpretativos do primeiro movimento
Raissa Anastasia de Souza Melo
Análise composicional
Radamés Gnattali
interpretação
análise de gravações
Duetos (Flauta e violão)
title_short A Sonatina para Flauta e Violão de Radamés Gnattali: estudo de aspectos estruturais e interpretativos do primeiro movimento
title_full A Sonatina para Flauta e Violão de Radamés Gnattali: estudo de aspectos estruturais e interpretativos do primeiro movimento
title_fullStr A Sonatina para Flauta e Violão de Radamés Gnattali: estudo de aspectos estruturais e interpretativos do primeiro movimento
title_full_unstemmed A Sonatina para Flauta e Violão de Radamés Gnattali: estudo de aspectos estruturais e interpretativos do primeiro movimento
title_sort A Sonatina para Flauta e Violão de Radamés Gnattali: estudo de aspectos estruturais e interpretativos do primeiro movimento
author Raissa Anastasia de Souza Melo
author_facet Raissa Anastasia de Souza Melo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mauricio Freire Garcia
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sérgio Azra Barrenechea
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Antonio Carlos Guimaraes de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Raissa Anastasia de Souza Melo
contributor_str_mv Mauricio Freire Garcia
Sérgio Azra Barrenechea
Antonio Carlos Guimaraes de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Análise composicional
Radamés Gnattali
interpretação
análise de gravações
topic Análise composicional
Radamés Gnattali
interpretação
análise de gravações
Duetos (Flauta e violão)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Duetos (Flauta e violão)
description O presente artigo tem por objetivo o estudo analítico interpretativo do primeiro movimento da Sonatina para flauta e violão de Radamés Gnattali. A base metodológica usada se concentrou na análise da partitura e na análise de três gravações dessa obra. Enfocou-se na análise os elementos estruturais e formais do discurso musical que forneceram subsídios para o conhecimento do estilo composicional de Gnattali. Na comparação das gravações se observou a maneira como cada duo de intérpretes analisado compreende e traz ao mundo dos sons a sua concepção da Sonatina. Discute também acerca do relacionamento do intérprete com a obra e sobre o que é análise musical.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-04-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T21:29:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T21:29:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZXFLL
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZXFLL
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZXFLL/1/artigo_completo_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZXFLL/2/artigo_completo_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a03eabf1c21fd26bdf048097fdf93004
32677abad7e034721bd89b854f977a34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589223173849088