Os empecilhos à implantação do princípio da gestão democrática nas escolas estaduais de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Erivelto Ferreira Teles
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGLU
Resumo: Este trabalho parte de um problema atual os fatores que impedem a implantação do princípio da gestão democrática nas escolas públicas estaduais de Minas Gerais. Apesar de o referido princípio estar previsto na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e noutras legislações relativas à educação brasileira, na prática nota-se que em muitas das escolas a gestão é centralizada na pessoa do diretor, que geralmente é membro de alguma família das elites dominantes das pequenas cidades do interior de Minas Gerais. Noutros casos, a ocupação deste cargo representa um projeto de poder individual. O objetivo deste trabalho é elencar os aspectos que impedem a existência de um maior envolvimento da comunidade escolar nos processos de tomada de decisão nas escolas e apontar soluções para estes problemas. Além disso, este trabalho pretende analisar as estratégias usadas pelas elites locais para assumirem o controle da administração da Escola Estadual Caminho Suave, localizada numa pequena cidade da zona da mata mineira, por décadas o que desencadeia, concomitantemente, formas de dominação política, ideológica e social.
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