Estratégias empresariais do setor varejista de produtos farmacêuticos de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marco Antonio Costa de Freitas
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/CSPO-6VZQTU
Resumo: O varejo está mundialmente ganhando importância como atividade econômica pelas dimensões que este negócio vem tomando em termos de volume de faturamento, número de unidades, pessoas empregadas e consumidores atendidos. Ressalta-se que a maior empresa do mundo em faturamento no início do século XXI é uma empresa de varejo: a americana Wamart. No Brasil o varejo farmacêutico está passando por grandes transformações em velocidades muito superiores às velocidades das mudanças do passado. A crescente concentração do setor com o aumento do tamanho das redes e as novas modalidades de negócios como as empresas de venda por telemarketing ou o incipiente (ainda) negócios de venda por internet vêm revolucionando o setor.Este trabalho procurou conhecer e analisar o setor varejista de produtos farmacêuticos de Belo Horizonte em suas questões de atuação estratégica e tipos de organizações que foram predominantes a partir do ano de fundação do Conselho de Farmácia de Minas Gerais em 1960, se estendendo até o ano de 2005. Procurou-se entender como os ambientes diversos forçaram mudanças adaptativas ou inovadoras das empresas que atuaram ou ainda atuam no mercado varejista de produtos farmacêuticos de Belo Horizonte através dos anos em consideração, selecionando ou não as empresas que continuariam existindo. O trabalho traz também um perfil histórico da evolução do setor durante as quatro últimas décadas do século XX até os primeiros cinco anos deste século.
id UFMG_a81cbcd5aa68ac84d021c3898f0fbacb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/CSPO-6VZQTU
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Reynaldo Maia MunizRicardo Teixeira VeigaCarlos Alberto GoncalvesCid Gonçalves FilhoMarco Antonio Costa de Freitas2019-08-09T19:57:32Z2019-08-09T19:57:32Z2006-02-23http://hdl.handle.net/1843/CSPO-6VZQTUO varejo está mundialmente ganhando importância como atividade econômica pelas dimensões que este negócio vem tomando em termos de volume de faturamento, número de unidades, pessoas empregadas e consumidores atendidos. Ressalta-se que a maior empresa do mundo em faturamento no início do século XXI é uma empresa de varejo: a americana Wamart. No Brasil o varejo farmacêutico está passando por grandes transformações em velocidades muito superiores às velocidades das mudanças do passado. A crescente concentração do setor com o aumento do tamanho das redes e as novas modalidades de negócios como as empresas de venda por telemarketing ou o incipiente (ainda) negócios de venda por internet vêm revolucionando o setor.Este trabalho procurou conhecer e analisar o setor varejista de produtos farmacêuticos de Belo Horizonte em suas questões de atuação estratégica e tipos de organizações que foram predominantes a partir do ano de fundação do Conselho de Farmácia de Minas Gerais em 1960, se estendendo até o ano de 2005. Procurou-se entender como os ambientes diversos forçaram mudanças adaptativas ou inovadoras das empresas que atuaram ou ainda atuam no mercado varejista de produtos farmacêuticos de Belo Horizonte através dos anos em consideração, selecionando ou não as empresas que continuariam existindo. O trabalho traz também um perfil histórico da evolução do setor durante as quatro últimas décadas do século XX até os primeiros cinco anos deste século.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGComércio varejista Belo Horizonte (MG)Planejamento empresarialAdministraçãoorganizaçõesseleçãovariaçãoevoluçãoAdaptaçãoretençãovarejoprodutos farmacêuticosestratégiaEstratégias empresariais do setor varejista de produtos farmacêuticos de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmarco_ant_nio_costa_de_freitas.pdfapplication/pdf531648https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/CSPO-6VZQTU/1/marco_ant_nio_costa_de_freitas.pdf1e1d5f7468017ac792e2145563a7916bMD511843/CSPO-6VZQTU2019-08-09 16:57:32.935oai:repositorio.ufmg.br:1843/CSPO-6VZQTURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-09T19:57:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias empresariais do setor varejista de produtos farmacêuticos de Belo Horizonte
title Estratégias empresariais do setor varejista de produtos farmacêuticos de Belo Horizonte
spellingShingle Estratégias empresariais do setor varejista de produtos farmacêuticos de Belo Horizonte
Marco Antonio Costa de Freitas
organizações
seleção
variação
evolução
Adaptação
retenção
varejo
produtos farmacêuticos
estratégia
Comércio varejista Belo Horizonte (MG)
Planejamento empresarial
Administração
title_short Estratégias empresariais do setor varejista de produtos farmacêuticos de Belo Horizonte
title_full Estratégias empresariais do setor varejista de produtos farmacêuticos de Belo Horizonte
title_fullStr Estratégias empresariais do setor varejista de produtos farmacêuticos de Belo Horizonte
title_full_unstemmed Estratégias empresariais do setor varejista de produtos farmacêuticos de Belo Horizonte
title_sort Estratégias empresariais do setor varejista de produtos farmacêuticos de Belo Horizonte
author Marco Antonio Costa de Freitas
author_facet Marco Antonio Costa de Freitas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reynaldo Maia Muniz
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ricardo Teixeira Veiga
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carlos Alberto Goncalves
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Cid Gonçalves Filho
dc.contributor.author.fl_str_mv Marco Antonio Costa de Freitas
contributor_str_mv Reynaldo Maia Muniz
Ricardo Teixeira Veiga
Carlos Alberto Goncalves
Cid Gonçalves Filho
dc.subject.por.fl_str_mv organizações
seleção
variação
evolução
Adaptação
retenção
varejo
produtos farmacêuticos
estratégia
topic organizações
seleção
variação
evolução
Adaptação
retenção
varejo
produtos farmacêuticos
estratégia
Comércio varejista Belo Horizonte (MG)
Planejamento empresarial
Administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Comércio varejista Belo Horizonte (MG)
Planejamento empresarial
Administração
description O varejo está mundialmente ganhando importância como atividade econômica pelas dimensões que este negócio vem tomando em termos de volume de faturamento, número de unidades, pessoas empregadas e consumidores atendidos. Ressalta-se que a maior empresa do mundo em faturamento no início do século XXI é uma empresa de varejo: a americana Wamart. No Brasil o varejo farmacêutico está passando por grandes transformações em velocidades muito superiores às velocidades das mudanças do passado. A crescente concentração do setor com o aumento do tamanho das redes e as novas modalidades de negócios como as empresas de venda por telemarketing ou o incipiente (ainda) negócios de venda por internet vêm revolucionando o setor.Este trabalho procurou conhecer e analisar o setor varejista de produtos farmacêuticos de Belo Horizonte em suas questões de atuação estratégica e tipos de organizações que foram predominantes a partir do ano de fundação do Conselho de Farmácia de Minas Gerais em 1960, se estendendo até o ano de 2005. Procurou-se entender como os ambientes diversos forçaram mudanças adaptativas ou inovadoras das empresas que atuaram ou ainda atuam no mercado varejista de produtos farmacêuticos de Belo Horizonte através dos anos em consideração, selecionando ou não as empresas que continuariam existindo. O trabalho traz também um perfil histórico da evolução do setor durante as quatro últimas décadas do século XX até os primeiros cinco anos deste século.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-02-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T19:57:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T19:57:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/CSPO-6VZQTU
url http://hdl.handle.net/1843/CSPO-6VZQTU
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/CSPO-6VZQTU/1/marco_ant_nio_costa_de_freitas.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e1d5f7468017ac792e2145563a7916b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589398578593792