O gênero notícia de jornal em livros didáticos de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Karla de Carvalho Sousa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SVPXX
Resumo: Nesta pesquisa, investigamos o tratamento dado à notícia de jornal em livros didáticos de Língua Portuguesa para o terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Foram analisadas propostas de leitura de notícias selecionadas por autores de cinco coleções didáticas de 5ª a 8ª série aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2008).Buscamos verificar o tratamento dado a esse gênero, investigando a natureza das atividades apresentadas nessas coleções e procurando avaliar se as propostas de leitura contribuem para a consecução dos objetivos de Língua Portuguesa previstos nos Parâmetros CurricularesNacionais que tratam dessa disciplina. A análise do corpus desta pesquisa sustenta-se, prioritariamente, nos pressupostos da teoria bakhtiniana de gêneros e em autores da Linguística Textual. A caracterização da notícia fundamenta-se em estudos basilares como osde Lage (1979, 2006), Miotto (2003), van Dijk (2002), Bonini (2002), e outros, voltados para a produção, a recepção e o funcionamento desse gênero na esfera jornalística. Em ressonância aos postulados de Schneuwly e Dolz (2004), acreditamos que os gêneros, no contexto escolar, tornam-se, além de instrumento de comunicação, objeto de ensino/aprendizagem. Os resultados indicam que a estrutura formal da notícia e sua linguagem característica são priorizadas nas atividades sugeridas nas coleções analisadas em detrimento do funcionamentodiscursivo desse gênero. De modo geral, constatamos, nesta investigação, que, em maior ou menor medida, há empenho dos autores dessas obras em atingir os objetivos preconizados pelos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa. Os resultados revelam também que ainda há necessidade de se aprimorar as propostas de leitura da notícia a fim de que tais propostas possam verdadeiramente contribuir para a formação de leitores competentes desse gênero específico.
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