A reconfiguração da notícia de jornal nos manuais didáticos de Língua Portuguesa: gêneros e tipos textuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriano Rodrigues de Melo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-7G7H5S
Resumo: Com o objetivo de se adequarem às sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais que orientam o ensino da língua portuguesa nas escolas de todo o país, os manuais didáticos vêm incorporando em suas páginas diversos gêneros discursivos. O objetivo é levar aos alunos uma série de gêneros importantes para a inclusão social e ao mesmo tempo promover práticas de leitura e escrita. Quando certos textos são extraídos de sua situação comunicativa original e colocados no manual didático para atender a uma finalidade pedagógica, algumas propriedades do gênero são modificadas na nova prática discursiva em que esses textos passam a ser consumidos e interpretados. É o que ocorre, por exemplo, com os textos de jornal.Acreditamos, portanto, que a incorporação do gênero notícia de jornal ao manual didático traz algumas modificações nas características situacionais que definem o próprio gênero discursivo, já que a mudança situacional trará alterações nas restrições e parâmetros característicos do gênero. Essas mudanças nas propriedades características do gênero proporcionam o que chamamos neste trabalho de reconfigurações, conceito pertinente pela postura assumida na nova situação de comunicação a situação sala de aula: de um gênero discursivo ligado a práticas sociais a um tipo de texto usado para simular práticas comunicativas.
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