Método para determinação da capacidade e de medidas de desempenho em segmentos de rodovias de pista simples com obras
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/39253 |
Resumo: | A execução de obras em segmentos de rodovia de pista simples requer o fechamento da via em uma direção, enquanto a faixa remanescente funciona alternadamente para ambos os sentidos de circulação. Dentre os principais efeitos dessa operação, denominada Pare e Siga, destacam-se o aumento dos tempos de viagem dos usuários e a formação de pelotões de veículos. Embora essas intervenções sejam bastante frequentes nas rodovias de pista simples, as pesquisas sobre esse assunto ainda são incipientes. Nesse sentido, o presente estudo propõe um método para determinação da capacidade e de medidas de desempenho em rodovias de pista simples em zonas de obras. Para tanto, desenvolveu-se uma formulação matemática determinística, baseada em Teoria de Filas e nas semelhanças com a dissipação de veículos que ocorre em semáforos, que permite estimar algumas medidas de desempenho como atraso e tamanho de pelotão. Também se desenvolveu equações para determinar a capacidade e o comprimento máximo de zona de obras, a partir de valores aceitáveis de medidas de desempenho. Na etapa de coleta de dados, foram realizadas filmagens nos pontos de controle de algumas intervenções, nos quais foi possível obter dados de tráfego, como fluxo, headway, velocidade média e tempo perdido para arranque. Além disso, foram realizadas análises dos registros de veículos de um laço indutivo durante a execução de obras para estabelecer as velocidades desejadas de acordo com a classificação de veículos. Esse conjunto de dados foi utilizado para calibrar e validar o simulador de tráfego Aimsun Next. Com o simulador calibrado, foi gerado um conjunto de dados sintéticos, a partir da simulação de diversos cenários de demanda, percentual de veículos pesados e comprimentos da zona de obras. Esses dados serviram tanto para obter algumas variáveis do problema (tais como fluxo de saturação, velocidade média e fator de equivalência de veículos pesados), quanto para validar o método proposto. Foram comparadas medidas de desempenho como ciclo, tamanho de pelotão e atraso, as quais apresentaram resultados satisfatórios na etapa de validação. O método desenvolvido, portanto, pode ser aplicado para predizer os atrasos médios dos usuários e os tamanhos médios dos pelotões formados por ciclo de “PARE” e “SIGA”, em função das características do segmento em obras e de estimativas de fluxo de veículos. |
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José Elievam Bessa Júniorhttp://lattes.cnpq.br/7793465081027513José Reynaldo Anselmo SettiJanaína Antonino Pintohttp://lattes.cnpq.br/9477744444377601Rafael Quintão de Andrade2022-02-01T22:51:32Z2022-02-01T22:51:32Z2021-08-30http://hdl.handle.net/1843/39253A execução de obras em segmentos de rodovia de pista simples requer o fechamento da via em uma direção, enquanto a faixa remanescente funciona alternadamente para ambos os sentidos de circulação. Dentre os principais efeitos dessa operação, denominada Pare e Siga, destacam-se o aumento dos tempos de viagem dos usuários e a formação de pelotões de veículos. Embora essas intervenções sejam bastante frequentes nas rodovias de pista simples, as pesquisas sobre esse assunto ainda são incipientes. Nesse sentido, o presente estudo propõe um método para determinação da capacidade e de medidas de desempenho em rodovias de pista simples em zonas de obras. Para tanto, desenvolveu-se uma formulação matemática determinística, baseada em Teoria de Filas e nas semelhanças com a dissipação de veículos que ocorre em semáforos, que permite estimar algumas medidas de desempenho como atraso e tamanho de pelotão. Também se desenvolveu equações para determinar a capacidade e o comprimento máximo de zona de obras, a partir de valores aceitáveis de medidas de desempenho. Na etapa de coleta de dados, foram realizadas filmagens nos pontos de controle de algumas intervenções, nos quais foi possível obter dados de tráfego, como fluxo, headway, velocidade média e tempo perdido para arranque. Além disso, foram realizadas análises dos registros de veículos de um laço indutivo durante a execução de obras para estabelecer as velocidades desejadas de acordo com a classificação de veículos. Esse conjunto de dados foi utilizado para calibrar e validar o simulador de tráfego Aimsun Next. Com o simulador calibrado, foi gerado um conjunto de dados sintéticos, a partir da simulação de diversos cenários de demanda, percentual de veículos pesados e comprimentos da zona de obras. Esses dados serviram tanto para obter algumas variáveis do problema (tais como fluxo de saturação, velocidade média e fator de equivalência de veículos pesados), quanto para validar o método proposto. Foram comparadas medidas de desempenho como ciclo, tamanho de pelotão e atraso, as quais apresentaram resultados satisfatórios na etapa de validação. O método desenvolvido, portanto, pode ser aplicado para predizer os atrasos médios dos usuários e os tamanhos médios dos pelotões formados por ciclo de “PARE” e “SIGA”, em função das características do segmento em obras e de estimativas de fluxo de veículos.Work execution on two-lane highway segments requires the closure of the lane in one direction, while the remaining lane operates alternately for both traffic directions. Among the main effects of this operation, called Stop and Go, the increase in travel times for users and the formation of vehicle platoons stand out. Although these interventions are quite frequent on two-lane highways, research on this subject is still incipient. Thus, the present study proposes a method for determining capacity and measures of effectiveness on two-lane highways in work zones. Therefore, a deterministic mathematical formulation was developed, based on Queue Theory and on the similarities with the queue discharge flow that occur at traffic lights, which allows for the estimation of measures of effectiveness such as delay and platoon size. Equations were also developed to determine the capacity and the maximum length of the work zones, based on acceptable values of measures of effectiveness. In the data collection step, control points of interventions were recorded, in which it was possible to obtain traffic data, such as flow, headway, average speed and lost time to start-up. In addition, the vehicle records of a loop inductive were analyzed during the execution of works to establish the desired speeds according to the class of vehicles. This dataset was used to calibrate and validate the traffic simulator Aimsun Next. With the simulator calibrated, a set of synthetic data was generated, based on the simulation of different demand scenarios, percentage of heavy vehicles and lengths of the work zones. These data served both to obtain variables of the problem (such as saturation flow, average speed and passenger car equivalents for trucks) and to validate the proposed method. Measures of effectiveness such as cycle, platoon size and delay were compared, which showed satisfactory results in the validation step. The method developed, therefore, can be applied to predict the average delays of users and the average sizes of platoons formed by cycles of “STOP” and “GO”, depending on the characteristics of the segment in workzone and the estimated vehicle flows.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e TransportesUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIATransportesEngenharia de tráfegoRodoviasMedidas de desempenhoRodovias de pista simplesSimulação de tráfegoZonas de obrasMétodo para determinação da capacidade e de medidas de desempenho em segmentos de rodovias de pista simples com obrasMethod for determining capacity and measure of effectiveness in two-lane highway work zonesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação - Rafael Quintão de Andrade.pdfDissertação - Rafael Quintão de Andrade.pdfapplication/pdf5064434https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39253/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Rafael%20Quint%c3%a3o%20de%20Andrade.pdfd7718ece75f9b5d23c5d687e7cf62e59MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39253/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/392532022-02-01 19:51:33.259oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-02-01T22:51:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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