A melhoria contínua como espaço de criação de soluções: a implementação do Lean Seis Sigma em uma empresa de mineração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elisa Araujo de Salvo Brito
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B8RH25
Resumo: Uma empresa deseja melhorar seus processos a fim de reduzir custos operacionais e, para tal, adota uma metodologia de melhoria contínua, reconhecida no mercado global. Ao disponibilizar recursos humanos e financeiros para o sucesso da empreitada, tudo parece favorável para que a motivação pela utilização da metodologia em si permeie pela empresa e os resultados aconteçam naturalmente. Mas isso não ocorre. Na realidade, nem todos os problemas identificados pela metodologia chegam a ser resolvidos. Mas por que isso acontece? O objetivo desta dissertação é responder a essa questão a partir da análise da atividade dos empregados encarregados de conduzir projetos Lean Seis Sigma em uma empresa mineradora multinacional. A demanda para este estudo emergiu durante a atuação da autora como analista de melhoria contínua e originou-se da constatação de que a condução desses projetos se mostrava penosa para os empregados aos quais tal tarefa era atribuída. A pesquisa demonstra que os modelos atuais de melhoria de processos desenhados por empresas de alta performance para lidar com as pressões da competição intensa possuem uma abordagem analítica, de resolução de problemas discretos, pouco aderentes à realidade de empregados e pouco suscetíveis a sua adoção sem qualquer tipo de adaptação. Uma vez que o estudo empírico iluminou as distâncias entre o trabalho real de melhorar um processo e as representações dos modelos analíticos propostos pela governança da empresa, observou-se que nas adaptações do método impera a abordagem interpretativa. De maneira antagônica à abordagem analítica, ela encoraja a comunicação através dos limites organizacionais e elimina procedimentos formais de tomada de decisão até o momento em que se façam necessários. As contradições encontradas em campo permitiram avaliar a utilidade de adotar-se um método e, finalmente, propor maneiras de incentivar a formação de espaços onde ambas as abordagens interpretativa e analítica possam ser aplicadas para melhoria de processos repletos de ambiguidade: espaços de criação de soluções
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A demanda para este estudo emergiu durante a atuação da autora como analista de melhoria contínua e originou-se da constatação de que a condução desses projetos se mostrava penosa para os empregados aos quais tal tarefa era atribuída. A pesquisa demonstra que os modelos atuais de melhoria de processos desenhados por empresas de alta performance para lidar com as pressões da competição intensa possuem uma abordagem analítica, de resolução de problemas discretos, pouco aderentes à realidade de empregados e pouco suscetíveis a sua adoção sem qualquer tipo de adaptação. Uma vez que o estudo empírico iluminou as distâncias entre o trabalho real de melhorar um processo e as representações dos modelos analíticos propostos pela governança da empresa, observou-se que nas adaptações do método impera a abordagem interpretativa. De maneira antagônica à abordagem analítica, ela encoraja a comunicação através dos limites organizacionais e elimina procedimentos formais de tomada de decisão até o momento em que se façam necessários. As contradições encontradas em campo permitiram avaliar a utilidade de adotar-se um método e, finalmente, propor maneiras de incentivar a formação de espaços onde ambas as abordagens interpretativa e analítica possam ser aplicadas para melhoria de processos repletos de ambiguidade: espaços de criação de soluçõesA company wishes to improve its processes in order to reduce operational costs and, so, it adopts a continuous improvement methodology, recognized in the global market. After providing human and financial resources for the success of the endeavour, everything seems favorable so that the motivation for the methodology use permeate through the company and the results naturally arrive. But that doesn't become true. In fact, not all the problems identified by the methodology are solved. But why does that happen? The purpose of this dissertation is to answer this question based on the analysis of the activity of the employees in charge of conducting Lean Six Sigma projects in a multinational mining company. The demand for this study emerged during the performance of the author as an analyst for continuous improvement and originated from the realization that the conduct of these projects was difficult on the employees to whom such a task was attributed. The research shows that the current models of process improvement designed by high performance companies to deal with the pressures of intense competition have a discreet problem-solving, analytical approach, very little adherent to the reality of employees and unlikely susceptible to their adoption without any kind of adaptation. Since the empirical study enlighted the distance between the actual work of improving a process and the representations of the analytical models proposed by the governance of the company, it was observed that in the method adaptations reigns the interpretive approach. In an antagonistic way to the analytical approach, the interpretive approach encourages communication across organizational boundaries and eliminates formal decision-making procedures until they are necessary. The contradictions found in the research field allowed to assess the practicality of adopting a method and finally to propose ways to encourage the formation of spaces where both approaches interpretive and analytical can be applied to improve ambiguous processes: solutions creation spacesUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGSolução de problemasEmpresas multinacionais AdministraçãoEngenharia de produçãoLean Seis SigmaMelhoria contínuaAbordagem interpretativaResolução de problemasAbordagem analíticaA melhoria contínua como espaço de criação de soluções: a implementação do Lean Seis Sigma em uma empresa de mineraçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL201807_disserta__o_final_v00.pdfapplication/pdf2999765https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B8RH25/1/201807_disserta__o_final_v00.pdf5c40dd2e02534dd08bc117d84fee8e06MD51TEXT201807_disserta__o_final_v00.pdf.txt201807_disserta__o_final_v00.pdf.txtExtracted texttext/plain267095https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B8RH25/2/201807_disserta__o_final_v00.pdf.txt3bf4786879dd9f714ab61fd1bc85d32aMD521843/BUOS-B8RH252019-11-14 04:21:01.193oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B8RH25Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:21:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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