Dança, diferença e potencialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marlaina Fernandes Roriz
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vanessa Mara Carvalho Ferreira, Gisele Petrina de Souza
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/56871
https://orcid.org/0000-0002-4756-4239
Resumo: A presente pesquisa se estrutura a partir das experiências vivenciadas durante o Grupo de Trabalho Diferenciado (GDT) Dança e Necessidades Especiais, que acontece desde março de 2017, no Centro Pedagógico da UFMG. Este trabalho busca propiciar tempos e espaços diferenciados em aulas de Dança para um grupo de estudantes com deficiência do Primeiro Ciclo de Formação Humana e também para seu grupo de mediadores, alunos de diversos Cursos de Graduação da UFMG. Compreendendo que, para a criança toda experiência e aprendizagem acontecem de maneira integrada, por meio de sua linguagem corporal, esse GTD dedica-se a pensar “um novo entendimento sobre o corpo para a cena escolar” (RORIZ, 2014 p.13). Trabalhando conteúdos específicos da Dança, como Fatores de Movimento de Laban, por exemplo, esses tempos-espaços foram cuidadosamente planejados e se estruturaram em uma sala ambiente com utilização de materiais de diferentes naturezas, de acordo com o objetivo de cada aula. O caminho metodológico escolhido para sustentar essa pesquisa, compreende o ensino de Arte “enquanto processo vivido e marcado na experiência, corpo inteiro” (OSTETTO, 2011, p.3) e considera “o ambiente [...] como algo que educa a criança” (EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G., 1999, p. 157). Essas experiências contínuas e singulares, vivenciadas nesse primeiro semestre por alunos, professoras e mediadores, aconteceram através das interações dos estudantes com o espaço, com os objetos, da relação com a música, com as diferentes descobertas e modos de perceber o próprio corpo, assim como o modo de se relacionar com o corpo do outro, por exemplo. Apesar de diversas, essas vivências sempre tiveram como fundamento comum a busca por aproximar as experiências escolares dos próprios processos de viver desses estudantes, tal como sinaliza Dewey sobre o ensino de Arte (DEWEY, J. 2010). Desse modo, observou-se que, durante esse período, os materiais utilizados, tais como bolas com textura, elásticos, caixas, tecidos, penas, barbantes, etc, atuaram como mediadores dos processos de aprender e construir conhecimento. Diante da pouca produção teórica encontrada que trata especificamente sobre a temática Dança, educação, deficiência e materiais pedagógicos, surgiu o desejo de comunicar as experiências vividas até aqui, já que nos interessa amplificar e compartilhar com toda a comunidade escolar os resultados obtidos nessa proposta de trabalho.
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Trabalhando conteúdos específicos da Dança, como Fatores de Movimento de Laban, por exemplo, esses tempos-espaços foram cuidadosamente planejados e se estruturaram em uma sala ambiente com utilização de materiais de diferentes naturezas, de acordo com o objetivo de cada aula. O caminho metodológico escolhido para sustentar essa pesquisa, compreende o ensino de Arte “enquanto processo vivido e marcado na experiência, corpo inteiro” (OSTETTO, 2011, p.3) e considera “o ambiente [...] como algo que educa a criança” (EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G., 1999, p. 157). Essas experiências contínuas e singulares, vivenciadas nesse primeiro semestre por alunos, professoras e mediadores, aconteceram através das interações dos estudantes com o espaço, com os objetos, da relação com a música, com as diferentes descobertas e modos de perceber o próprio corpo, assim como o modo de se relacionar com o corpo do outro, por exemplo. Apesar de diversas, essas vivências sempre tiveram como fundamento comum a busca por aproximar as experiências escolares dos próprios processos de viver desses estudantes, tal como sinaliza Dewey sobre o ensino de Arte (DEWEY, J. 2010). Desse modo, observou-se que, durante esse período, os materiais utilizados, tais como bolas com textura, elásticos, caixas, tecidos, penas, barbantes, etc, atuaram como mediadores dos processos de aprender e construir conhecimento. Diante da pouca produção teórica encontrada que trata especificamente sobre a temática Dança, educação, deficiência e materiais pedagógicos, surgiu o desejo de comunicar as experiências vividas até aqui, já que nos interessa amplificar e compartilhar com toda a comunidade escolar os resultados obtidos nessa proposta de trabalho.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUFeira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas TécnicasDançaEducação inclusivaEducação básicaEnsino FundamentalEnsino de dançaDeficiênciaMateriais pedagógicosDança, diferença e potencialidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://drive.google.com/file/d/1IAFrN7jXIZ8ttukqb4slGmtk9-ppmCCI/viewMarlaina Fernandes RorizVanessa Mara Carvalho FerreiraGisele Petrina de Souzaapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56871/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALDança, diferença e potencialidades.pdfDança, diferença e potencialidades.pdfapplication/pdf1443831https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56871/2/Dan%c3%a7a%2c%20diferen%c3%a7a%20e%20potencialidades.pdf849cad9955a5d633533a391f8123550fMD521843/568712023-07-21 18:55:00.953oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-07-21T21:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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