Texto, música e cena de Elis Regina em Alô, alô marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9KGGCN |
Resumo: | O estudo da música popular brasileira e dos processos que envolvem sua aprendizagem e performance estão entre as tendências mais recentes e relevantes da pesquisa acadêmica. Entre os cantores populares, uma as principais ferramentas, tanto de ensino quanto autoaprendizagem, é a modelagem baseada em performances consolidadas de outros artistas. Mesmo após sua morte, Elis Regina (1945-1982) continua sendo considerada um dos mais importantes referenciais na interpretação da música brasileira, tanto do ponto de vista técnico-musical quanto cênico. A partir de duas gravações audiovisuais de Elis Regina para a canção Alô, alô, marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho, o presente estudo investigou as relações entre texto, música e cena na performance da cantora à luz de (1) oito princípios do ator, diretor de teatro, pedagogo e escritor russo Constantin Stanislavski (1863-1938), selecionados entre os princípios propostos no seu sistema para a atuação do ator e (2) conceitos-chave oriundos da análise do discurso e relações intertextuais. Observou-se uma imbricação entre elementos da performance da música popular e do teatro na construção e ressignificação de possíveis sentidos inerentes à canção, possibilitando caminhos para a construção e consolidação de performances bem fundamentadas do cantor de música popular. |
id |
UFMG_abc023e18e357cf5ab2ac0695ba227fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-9KGGCN |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Fausto Borem de OliveiraGuilherme Caldeira Loss VincensLuciana Monteiro de Castro Silva DutraDeniele Naiara Perotti Mello2019-08-10T11:54:24Z2019-08-10T11:54:24Z2014-02-07http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9KGGCNO estudo da música popular brasileira e dos processos que envolvem sua aprendizagem e performance estão entre as tendências mais recentes e relevantes da pesquisa acadêmica. Entre os cantores populares, uma as principais ferramentas, tanto de ensino quanto autoaprendizagem, é a modelagem baseada em performances consolidadas de outros artistas. Mesmo após sua morte, Elis Regina (1945-1982) continua sendo considerada um dos mais importantes referenciais na interpretação da música brasileira, tanto do ponto de vista técnico-musical quanto cênico. A partir de duas gravações audiovisuais de Elis Regina para a canção Alô, alô, marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho, o presente estudo investigou as relações entre texto, música e cena na performance da cantora à luz de (1) oito princípios do ator, diretor de teatro, pedagogo e escritor russo Constantin Stanislavski (1863-1938), selecionados entre os princípios propostos no seu sistema para a atuação do ator e (2) conceitos-chave oriundos da análise do discurso e relações intertextuais. Observou-se uma imbricação entre elementos da performance da música popular e do teatro na construção e ressignificação de possíveis sentidos inerentes à canção, possibilitando caminhos para a construção e consolidação de performances bem fundamentadas do cantor de música popular.The study of Brazilian popular music and the processes envolving its learning and performance are among the the most recent and relevant trends in scholarly research. For the popular singers, a most useful teaching and selfteaching tools is the modeling based on stablished performances by relevant artists. Even after her death, Brazilian singer Elis Regina (1945-1982)is still considered one of the most important marks in the interpretation of Brazilian music, displaying impeccable technique, musicality and stage acting. Departing from two video recordings by Elis Regina of the song Alô, alô, marciano by Brazilians musicians Rita Lee e Roberto de Carvalho, the present study focused on the lyrics, music and stage performance of the singer, based on (1) eight principles by Russian actor, theatre director, pedagogue and writer Constantin Stanislavski (1863-1938), selected among the principles established in his system for stage acting and (2) key concepts from discourse analysis and intertextuality. It was observed an imbrication between elements of popular music performance and theatre performance in the construction and resignification, what opens possibilities for the construction and consolidation of well structures performances for the popular music singer.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPerformance musicalMúsica popular brasileiraRegina, Elis, 1945-1982Performance musical cênicaRelação texto-música-cenaAnálise do canto popularElis ReginaMúsica popular brasileiraTexto, música e cena de Elis Regina em Alô, alô marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdeniele_disserta__o_final_cena_de_elis__2____pra_imprimir_com_capa_azul_.pdfapplication/pdf1998151https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9KGGCN/1/deniele_disserta__o_final_cena_de_elis__2____pra_imprimir_com_capa_azul_.pdf00d3789f34aea77928649c78aa0332cfMD51TEXTdeniele_disserta__o_final_cena_de_elis__2____pra_imprimir_com_capa_azul_.pdf.txtdeniele_disserta__o_final_cena_de_elis__2____pra_imprimir_com_capa_azul_.pdf.txtExtracted texttext/plain169969https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9KGGCN/2/deniele_disserta__o_final_cena_de_elis__2____pra_imprimir_com_capa_azul_.pdf.txte0722490c1b2ecda8d236ee7e5495f6dMD521843/AAGS-9KGGCN2019-11-14 10:42:24.954oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-9KGGCNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:42:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Texto, música e cena de Elis Regina em Alô, alô marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho. |
title |
Texto, música e cena de Elis Regina em Alô, alô marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho. |
spellingShingle |
Texto, música e cena de Elis Regina em Alô, alô marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho. Deniele Naiara Perotti Mello Performance musical cênica Relação texto-música-cena Análise do canto popular Elis Regina Música popular brasileira Performance musical Música popular brasileira Regina, Elis, 1945-1982 |
title_short |
Texto, música e cena de Elis Regina em Alô, alô marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho. |
title_full |
Texto, música e cena de Elis Regina em Alô, alô marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho. |
title_fullStr |
Texto, música e cena de Elis Regina em Alô, alô marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho. |
title_full_unstemmed |
Texto, música e cena de Elis Regina em Alô, alô marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho. |
title_sort |
Texto, música e cena de Elis Regina em Alô, alô marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho. |
author |
Deniele Naiara Perotti Mello |
author_facet |
Deniele Naiara Perotti Mello |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fausto Borem de Oliveira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Guilherme Caldeira Loss Vincens |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Deniele Naiara Perotti Mello |
contributor_str_mv |
Fausto Borem de Oliveira Guilherme Caldeira Loss Vincens Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance musical cênica Relação texto-música-cena Análise do canto popular Elis Regina Música popular brasileira |
topic |
Performance musical cênica Relação texto-música-cena Análise do canto popular Elis Regina Música popular brasileira Performance musical Música popular brasileira Regina, Elis, 1945-1982 |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Performance musical Música popular brasileira Regina, Elis, 1945-1982 |
description |
O estudo da música popular brasileira e dos processos que envolvem sua aprendizagem e performance estão entre as tendências mais recentes e relevantes da pesquisa acadêmica. Entre os cantores populares, uma as principais ferramentas, tanto de ensino quanto autoaprendizagem, é a modelagem baseada em performances consolidadas de outros artistas. Mesmo após sua morte, Elis Regina (1945-1982) continua sendo considerada um dos mais importantes referenciais na interpretação da música brasileira, tanto do ponto de vista técnico-musical quanto cênico. A partir de duas gravações audiovisuais de Elis Regina para a canção Alô, alô, marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho, o presente estudo investigou as relações entre texto, música e cena na performance da cantora à luz de (1) oito princípios do ator, diretor de teatro, pedagogo e escritor russo Constantin Stanislavski (1863-1938), selecionados entre os princípios propostos no seu sistema para a atuação do ator e (2) conceitos-chave oriundos da análise do discurso e relações intertextuais. Observou-se uma imbricação entre elementos da performance da música popular e do teatro na construção e ressignificação de possíveis sentidos inerentes à canção, possibilitando caminhos para a construção e consolidação de performances bem fundamentadas do cantor de música popular. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-02-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T11:54:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T11:54:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9KGGCN |
url |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9KGGCN |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9KGGCN/1/deniele_disserta__o_final_cena_de_elis__2____pra_imprimir_com_capa_azul_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9KGGCN/2/deniele_disserta__o_final_cena_de_elis__2____pra_imprimir_com_capa_azul_.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
00d3789f34aea77928649c78aa0332cf e0722490c1b2ecda8d236ee7e5495f6d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589418401923072 |