Texto, música e cena de Elis Regina em Alô, alô marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deniele Naiara Perotti Mello
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9KGGCN
Resumo: O estudo da música popular brasileira e dos processos que envolvem sua aprendizagem e performance estão entre as tendências mais recentes e relevantes da pesquisa acadêmica. Entre os cantores populares, uma as principais ferramentas, tanto de ensino quanto autoaprendizagem, é a modelagem baseada em performances consolidadas de outros artistas. Mesmo após sua morte, Elis Regina (1945-1982) continua sendo considerada um dos mais importantes referenciais na interpretação da música brasileira, tanto do ponto de vista técnico-musical quanto cênico. A partir de duas gravações audiovisuais de Elis Regina para a canção Alô, alô, marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho, o presente estudo investigou as relações entre texto, música e cena na performance da cantora à luz de (1) oito princípios do ator, diretor de teatro, pedagogo e escritor russo Constantin Stanislavski (1863-1938), selecionados entre os princípios propostos no seu sistema para a atuação do ator e (2) conceitos-chave oriundos da análise do discurso e relações intertextuais. Observou-se uma imbricação entre elementos da performance da música popular e do teatro na construção e ressignificação de possíveis sentidos inerentes à canção, possibilitando caminhos para a construção e consolidação de performances bem fundamentadas do cantor de música popular.
id UFMG_abc023e18e357cf5ab2ac0695ba227fd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-9KGGCN
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fausto Borem de OliveiraGuilherme Caldeira Loss VincensLuciana Monteiro de Castro Silva DutraDeniele Naiara Perotti Mello2019-08-10T11:54:24Z2019-08-10T11:54:24Z2014-02-07http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9KGGCNO estudo da música popular brasileira e dos processos que envolvem sua aprendizagem e performance estão entre as tendências mais recentes e relevantes da pesquisa acadêmica. Entre os cantores populares, uma as principais ferramentas, tanto de ensino quanto autoaprendizagem, é a modelagem baseada em performances consolidadas de outros artistas. Mesmo após sua morte, Elis Regina (1945-1982) continua sendo considerada um dos mais importantes referenciais na interpretação da música brasileira, tanto do ponto de vista técnico-musical quanto cênico. A partir de duas gravações audiovisuais de Elis Regina para a canção Alô, alô, marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho, o presente estudo investigou as relações entre texto, música e cena na performance da cantora à luz de (1) oito princípios do ator, diretor de teatro, pedagogo e escritor russo Constantin Stanislavski (1863-1938), selecionados entre os princípios propostos no seu sistema para a atuação do ator e (2) conceitos-chave oriundos da análise do discurso e relações intertextuais. Observou-se uma imbricação entre elementos da performance da música popular e do teatro na construção e ressignificação de possíveis sentidos inerentes à canção, possibilitando caminhos para a construção e consolidação de performances bem fundamentadas do cantor de música popular.The study of Brazilian popular music and the processes envolving its learning and performance are among the the most recent and relevant trends in scholarly research. For the popular singers, a most useful teaching and selfteaching tools is the modeling based on stablished performances by relevant artists. Even after her death, Brazilian singer Elis Regina (1945-1982)is still considered one of the most important marks in the interpretation of Brazilian music, displaying impeccable technique, musicality and stage acting. Departing from two video recordings by Elis Regina of the song Alô, alô, marciano by Brazilians musicians Rita Lee e Roberto de Carvalho, the present study focused on the lyrics, music and stage performance of the singer, based on (1) eight principles by Russian actor, theatre director, pedagogue and writer Constantin Stanislavski (1863-1938), selected among the principles established in his system for stage acting and (2) key concepts from discourse analysis and intertextuality. It was observed an imbrication between elements of popular music performance and theatre performance in the construction and resignification, what opens possibilities for the construction and consolidation of well structures performances for the popular music singer.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPerformance musicalMúsica popular brasileiraRegina, Elis, 1945-1982Performance musical cênicaRelação texto-música-cenaAnálise do canto popularElis ReginaMúsica popular brasileiraTexto, música e cena de Elis Regina em Alô, alô marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdeniele_disserta__o_final_cena_de_elis__2____pra_imprimir_com_capa_azul_.pdfapplication/pdf1998151https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9KGGCN/1/deniele_disserta__o_final_cena_de_elis__2____pra_imprimir_com_capa_azul_.pdf00d3789f34aea77928649c78aa0332cfMD51TEXTdeniele_disserta__o_final_cena_de_elis__2____pra_imprimir_com_capa_azul_.pdf.txtdeniele_disserta__o_final_cena_de_elis__2____pra_imprimir_com_capa_azul_.pdf.txtExtracted texttext/plain169969https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9KGGCN/2/deniele_disserta__o_final_cena_de_elis__2____pra_imprimir_com_capa_azul_.pdf.txte0722490c1b2ecda8d236ee7e5495f6dMD521843/AAGS-9KGGCN2019-11-14 10:42:24.954oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-9KGGCNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:42:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Texto, música e cena de Elis Regina em Alô, alô marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho.
title Texto, música e cena de Elis Regina em Alô, alô marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho.
spellingShingle Texto, música e cena de Elis Regina em Alô, alô marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho.
Deniele Naiara Perotti Mello
Performance musical cênica
Relação texto-música-cena
Análise do canto popular
Elis Regina
Música popular brasileira
Performance musical
Música popular brasileira
Regina, Elis, 1945-1982
title_short Texto, música e cena de Elis Regina em Alô, alô marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho.
title_full Texto, música e cena de Elis Regina em Alô, alô marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho.
title_fullStr Texto, música e cena de Elis Regina em Alô, alô marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho.
title_full_unstemmed Texto, música e cena de Elis Regina em Alô, alô marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho.
title_sort Texto, música e cena de Elis Regina em Alô, alô marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho.
author Deniele Naiara Perotti Mello
author_facet Deniele Naiara Perotti Mello
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fausto Borem de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Guilherme Caldeira Loss Vincens
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
dc.contributor.author.fl_str_mv Deniele Naiara Perotti Mello
contributor_str_mv Fausto Borem de Oliveira
Guilherme Caldeira Loss Vincens
Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Performance musical cênica
Relação texto-música-cena
Análise do canto popular
Elis Regina
Música popular brasileira
topic Performance musical cênica
Relação texto-música-cena
Análise do canto popular
Elis Regina
Música popular brasileira
Performance musical
Música popular brasileira
Regina, Elis, 1945-1982
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Performance musical
Música popular brasileira
Regina, Elis, 1945-1982
description O estudo da música popular brasileira e dos processos que envolvem sua aprendizagem e performance estão entre as tendências mais recentes e relevantes da pesquisa acadêmica. Entre os cantores populares, uma as principais ferramentas, tanto de ensino quanto autoaprendizagem, é a modelagem baseada em performances consolidadas de outros artistas. Mesmo após sua morte, Elis Regina (1945-1982) continua sendo considerada um dos mais importantes referenciais na interpretação da música brasileira, tanto do ponto de vista técnico-musical quanto cênico. A partir de duas gravações audiovisuais de Elis Regina para a canção Alô, alô, marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho, o presente estudo investigou as relações entre texto, música e cena na performance da cantora à luz de (1) oito princípios do ator, diretor de teatro, pedagogo e escritor russo Constantin Stanislavski (1863-1938), selecionados entre os princípios propostos no seu sistema para a atuação do ator e (2) conceitos-chave oriundos da análise do discurso e relações intertextuais. Observou-se uma imbricação entre elementos da performance da música popular e do teatro na construção e ressignificação de possíveis sentidos inerentes à canção, possibilitando caminhos para a construção e consolidação de performances bem fundamentadas do cantor de música popular.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T11:54:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T11:54:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9KGGCN
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9KGGCN
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9KGGCN/1/deniele_disserta__o_final_cena_de_elis__2____pra_imprimir_com_capa_azul_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9KGGCN/2/deniele_disserta__o_final_cena_de_elis__2____pra_imprimir_com_capa_azul_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 00d3789f34aea77928649c78aa0332cf
e0722490c1b2ecda8d236ee7e5495f6d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589418401923072