Conselhos escolares e seu papel na gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Katia Simone de Ncastro Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQP8P
Resumo: O presente trabalho surgiu da análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Portal das Letras de Educação Infantil e Ensino Fundamental, após a constatação de que a escola não havia implantado o Conselho Escolar. A partir da constatação da inexistência do Conselho Escolar, uma série de questões foram levantadas, tais como: Qual a importância do Conselho Escolar na gestão democrática? Quem participa do Conselho Escolar? Quem é o responsável pela implantação e gestão do Conselho Escolar? O conselho Escolar garante aos cidadãos a transparência na gestão, além de possibilitar uma participação efetiva da comunidade ajudando a formar cidadãos críticos, conscientes e atuantes na sociedade O Conselho Escolar também ajuda modificar e melhorar as condições de ensino e, consequentemente, de vida de todos que vivem no entorno da instituição de ensino. Só com o comprometimento de todos é que conseguiremos alcançar a excelência na qualidade da educação oferecida nas instituições públicas de ensino. Este estudo mostra que quando a comunidade está realmente comprometida com a educação esta só tem a ganhar. A participação do Conselho escolar junto à gestão torna o processo mais limpo, claro, transparente, pois, a comunidade é que pode apontar os caminhos que deseja seguir, os anseios que alimenta e o que espera das instituições de ensino. Nessa interação, a escola passa a ser um local de troca, companheirismo, de luta pelos mesmos ideais. Este estudo destacou a importância do Conselho escolar nos processos de tomada de decisões, nas relações de trabalho e de poder o que leva a efetivação da gestão democrática onde a participação de todos é elemento essencial para alcançar o sucesso almejado.
id UFMG_abd31b2b55e005c2e9be991b67520404
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZQP8P
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Jacqueline da Silva Figueiredo PereiraKatia Simone de Ncastro Ferreira2019-08-13T23:33:41Z2019-08-13T23:33:41Z2014-11-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQP8PO presente trabalho surgiu da análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Portal das Letras de Educação Infantil e Ensino Fundamental, após a constatação de que a escola não havia implantado o Conselho Escolar. A partir da constatação da inexistência do Conselho Escolar, uma série de questões foram levantadas, tais como: Qual a importância do Conselho Escolar na gestão democrática? Quem participa do Conselho Escolar? Quem é o responsável pela implantação e gestão do Conselho Escolar? O conselho Escolar garante aos cidadãos a transparência na gestão, além de possibilitar uma participação efetiva da comunidade ajudando a formar cidadãos críticos, conscientes e atuantes na sociedade O Conselho Escolar também ajuda modificar e melhorar as condições de ensino e, consequentemente, de vida de todos que vivem no entorno da instituição de ensino. Só com o comprometimento de todos é que conseguiremos alcançar a excelência na qualidade da educação oferecida nas instituições públicas de ensino. Este estudo mostra que quando a comunidade está realmente comprometida com a educação esta só tem a ganhar. A participação do Conselho escolar junto à gestão torna o processo mais limpo, claro, transparente, pois, a comunidade é que pode apontar os caminhos que deseja seguir, os anseios que alimenta e o que espera das instituições de ensino. Nessa interação, a escola passa a ser um local de troca, companheirismo, de luta pelos mesmos ideais. Este estudo destacou a importância do Conselho escolar nos processos de tomada de decisões, nas relações de trabalho e de poder o que leva a efetivação da gestão democrática onde a participação de todos é elemento essencial para alcançar o sucesso almejado.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoGestão democráticaEscolas Organizacao e administracaoDescentralização de poderGestão democráticaConselho escolarConselhos escolares e seu papel na gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALkatia.pdfapplication/pdf742523https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZQP8P/1/katia.pdf4dbfcc865364a516daa19f58887540c3MD51TEXTkatia.pdf.txtkatia.pdf.txtExtracted texttext/plain72292https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZQP8P/2/katia.pdf.txt89856afe25c40dbe40e33aaa9f95771dMD521843/BUBD-9ZQP8P2019-11-14 15:03:31.263oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZQP8PRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:03:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conselhos escolares e seu papel na gestão democrática
title Conselhos escolares e seu papel na gestão democrática
spellingShingle Conselhos escolares e seu papel na gestão democrática
Katia Simone de Ncastro Ferreira
Descentralização de poder
Gestão democrática
Conselho escolar
Educação
Gestão democrática
Escolas Organizacao e administracao
title_short Conselhos escolares e seu papel na gestão democrática
title_full Conselhos escolares e seu papel na gestão democrática
title_fullStr Conselhos escolares e seu papel na gestão democrática
title_full_unstemmed Conselhos escolares e seu papel na gestão democrática
title_sort Conselhos escolares e seu papel na gestão democrática
author Katia Simone de Ncastro Ferreira
author_facet Katia Simone de Ncastro Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Katia Simone de Ncastro Ferreira
contributor_str_mv Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Descentralização de poder
Gestão democrática
Conselho escolar
topic Descentralização de poder
Gestão democrática
Conselho escolar
Educação
Gestão democrática
Escolas Organizacao e administracao
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Gestão democrática
Escolas Organizacao e administracao
description O presente trabalho surgiu da análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Portal das Letras de Educação Infantil e Ensino Fundamental, após a constatação de que a escola não havia implantado o Conselho Escolar. A partir da constatação da inexistência do Conselho Escolar, uma série de questões foram levantadas, tais como: Qual a importância do Conselho Escolar na gestão democrática? Quem participa do Conselho Escolar? Quem é o responsável pela implantação e gestão do Conselho Escolar? O conselho Escolar garante aos cidadãos a transparência na gestão, além de possibilitar uma participação efetiva da comunidade ajudando a formar cidadãos críticos, conscientes e atuantes na sociedade O Conselho Escolar também ajuda modificar e melhorar as condições de ensino e, consequentemente, de vida de todos que vivem no entorno da instituição de ensino. Só com o comprometimento de todos é que conseguiremos alcançar a excelência na qualidade da educação oferecida nas instituições públicas de ensino. Este estudo mostra que quando a comunidade está realmente comprometida com a educação esta só tem a ganhar. A participação do Conselho escolar junto à gestão torna o processo mais limpo, claro, transparente, pois, a comunidade é que pode apontar os caminhos que deseja seguir, os anseios que alimenta e o que espera das instituições de ensino. Nessa interação, a escola passa a ser um local de troca, companheirismo, de luta pelos mesmos ideais. Este estudo destacou a importância do Conselho escolar nos processos de tomada de decisões, nas relações de trabalho e de poder o que leva a efetivação da gestão democrática onde a participação de todos é elemento essencial para alcançar o sucesso almejado.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-11-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T23:33:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T23:33:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQP8P
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQP8P
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZQP8P/1/katia.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZQP8P/2/katia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4dbfcc865364a516daa19f58887540c3
89856afe25c40dbe40e33aaa9f95771d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589221629296640