O papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGS3 |
Resumo: | O presente trabalho enfoca a temática do Papel do Coordenador Pedagógico no Contexto da Gestão Democrática. Atualmente vem sendo buscada, mas não é algo que se encontra pronto, devendo assim ser construída no decorrer do processo escolar, sendo necessária uma gestão democrática e participativa, pois o mundo globalizado e capitalista cobra das Instituições de Ensino uma adaptação ao novo modelo de gestão onde produtividade, eficácia, eficiência, cooperação e participação social são metas que norteiam a gerência escolar. Assim o coordenador pedagógico desempenha papel essencial no procedimento da gestão democrática escolar, sendo necessário construir o novo perfil profissional do coordenador pedagógico, delimitando seu espaço de atuação e reforçando sua identidade. Para que isto seja possível, é necessário requerer do coordenador uma boa formação, uma liderança eficiente e um trabalho coletivo que busque - conforme o projeto político pedagógico da Escola Municipal Paulo Freire prevê - a autonomia, liberdade, participação na construção do projeto político pedagógico, espaços de reflexão contínuos sobre a prática pedagógica, desenvolvimento das ações e metas estabelecidas para o alcance dos objetivos propostos. Por fim, é fundamental que o trabalho pedagógico e de toda a equipe escolar possa ser avaliado, de modo a possibilitar uma reorganização e/ou reconstrução de seu Projeto Político Pedagógico, Regimento escolar, projetos, planejamentos e planos etc., propiciando assim a consolidação da gestão democrática. |
id |
UFMG_abe391490c696ff4d959556f7752199c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQGS3 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Laisa Kelly VilanovaEva Beatriz da Silva Ferreira2019-08-11T10:48:16Z2019-08-11T10:48:16Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGS3O presente trabalho enfoca a temática do Papel do Coordenador Pedagógico no Contexto da Gestão Democrática. Atualmente vem sendo buscada, mas não é algo que se encontra pronto, devendo assim ser construída no decorrer do processo escolar, sendo necessária uma gestão democrática e participativa, pois o mundo globalizado e capitalista cobra das Instituições de Ensino uma adaptação ao novo modelo de gestão onde produtividade, eficácia, eficiência, cooperação e participação social são metas que norteiam a gerência escolar. Assim o coordenador pedagógico desempenha papel essencial no procedimento da gestão democrática escolar, sendo necessário construir o novo perfil profissional do coordenador pedagógico, delimitando seu espaço de atuação e reforçando sua identidade. Para que isto seja possível, é necessário requerer do coordenador uma boa formação, uma liderança eficiente e um trabalho coletivo que busque - conforme o projeto político pedagógico da Escola Municipal Paulo Freire prevê - a autonomia, liberdade, participação na construção do projeto político pedagógico, espaços de reflexão contínuos sobre a prática pedagógica, desenvolvimento das ações e metas estabelecidas para o alcance dos objetivos propostos. Por fim, é fundamental que o trabalho pedagógico e de toda a equipe escolar possa ser avaliado, de modo a possibilitar uma reorganização e/ou reconstrução de seu Projeto Político Pedagógico, Regimento escolar, projetos, planejamentos e planos etc., propiciando assim a consolidação da gestão democrática.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Gestão democráticaEscolas Organização e administraçãoProjeto político-pedagógicoCoordenador pedagógicoGestão democráticaO papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALeva.pdfapplication/pdf350567https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQGS3/1/eva.pdf31d4a0a82c20fc96ec6e4de48bb7bc59MD51TEXTeva.pdf.txteva.pdf.txtExtracted texttext/plain85198https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQGS3/2/eva.pdf.txt707a36f52bb52920f1af3893d9e6130cMD521843/BUBD-9WQGS32019-11-14 09:27:02.934oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQGS3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:27:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão democrática |
title |
O papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão democrática |
spellingShingle |
O papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão democrática Eva Beatriz da Silva Ferreira Projeto político-pedagógico Coordenador pedagógico Gestão democrática Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração |
title_short |
O papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão democrática |
title_full |
O papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão democrática |
title_fullStr |
O papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão democrática |
title_full_unstemmed |
O papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão democrática |
title_sort |
O papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão democrática |
author |
Eva Beatriz da Silva Ferreira |
author_facet |
Eva Beatriz da Silva Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Laisa Kelly Vilanova |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eva Beatriz da Silva Ferreira |
contributor_str_mv |
Laisa Kelly Vilanova |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto político-pedagógico Coordenador pedagógico Gestão democrática |
topic |
Projeto político-pedagógico Coordenador pedagógico Gestão democrática Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração |
description |
O presente trabalho enfoca a temática do Papel do Coordenador Pedagógico no Contexto da Gestão Democrática. Atualmente vem sendo buscada, mas não é algo que se encontra pronto, devendo assim ser construída no decorrer do processo escolar, sendo necessária uma gestão democrática e participativa, pois o mundo globalizado e capitalista cobra das Instituições de Ensino uma adaptação ao novo modelo de gestão onde produtividade, eficácia, eficiência, cooperação e participação social são metas que norteiam a gerência escolar. Assim o coordenador pedagógico desempenha papel essencial no procedimento da gestão democrática escolar, sendo necessário construir o novo perfil profissional do coordenador pedagógico, delimitando seu espaço de atuação e reforçando sua identidade. Para que isto seja possível, é necessário requerer do coordenador uma boa formação, uma liderança eficiente e um trabalho coletivo que busque - conforme o projeto político pedagógico da Escola Municipal Paulo Freire prevê - a autonomia, liberdade, participação na construção do projeto político pedagógico, espaços de reflexão contínuos sobre a prática pedagógica, desenvolvimento das ações e metas estabelecidas para o alcance dos objetivos propostos. Por fim, é fundamental que o trabalho pedagógico e de toda a equipe escolar possa ser avaliado, de modo a possibilitar uma reorganização e/ou reconstrução de seu Projeto Político Pedagógico, Regimento escolar, projetos, planejamentos e planos etc., propiciando assim a consolidação da gestão democrática. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T10:48:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T10:48:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGS3 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGS3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQGS3/1/eva.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQGS3/2/eva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
31d4a0a82c20fc96ec6e4de48bb7bc59 707a36f52bb52920f1af3893d9e6130c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589164932792320 |