O papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eva Beatriz da Silva Ferreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGS3
Resumo: O presente trabalho enfoca a temática do Papel do Coordenador Pedagógico no Contexto da Gestão Democrática. Atualmente vem sendo buscada, mas não é algo que se encontra pronto, devendo assim ser construída no decorrer do processo escolar, sendo necessária uma gestão democrática e participativa, pois o mundo globalizado e capitalista cobra das Instituições de Ensino uma adaptação ao novo modelo de gestão onde produtividade, eficácia, eficiência, cooperação e participação social são metas que norteiam a gerência escolar. Assim o coordenador pedagógico desempenha papel essencial no procedimento da gestão democrática escolar, sendo necessário construir o novo perfil profissional do coordenador pedagógico, delimitando seu espaço de atuação e reforçando sua identidade. Para que isto seja possível, é necessário requerer do coordenador uma boa formação, uma liderança eficiente e um trabalho coletivo que busque - conforme o projeto político pedagógico da Escola Municipal Paulo Freire prevê - a autonomia, liberdade, participação na construção do projeto político pedagógico, espaços de reflexão contínuos sobre a prática pedagógica, desenvolvimento das ações e metas estabelecidas para o alcance dos objetivos propostos. Por fim, é fundamental que o trabalho pedagógico e de toda a equipe escolar possa ser avaliado, de modo a possibilitar uma reorganização e/ou reconstrução de seu Projeto Político Pedagógico, Regimento escolar, projetos, planejamentos e planos etc., propiciando assim a consolidação da gestão democrática.
id UFMG_abe391490c696ff4d959556f7752199c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQGS3
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Laisa Kelly VilanovaEva Beatriz da Silva Ferreira2019-08-11T10:48:16Z2019-08-11T10:48:16Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGS3O presente trabalho enfoca a temática do Papel do Coordenador Pedagógico no Contexto da Gestão Democrática. Atualmente vem sendo buscada, mas não é algo que se encontra pronto, devendo assim ser construída no decorrer do processo escolar, sendo necessária uma gestão democrática e participativa, pois o mundo globalizado e capitalista cobra das Instituições de Ensino uma adaptação ao novo modelo de gestão onde produtividade, eficácia, eficiência, cooperação e participação social são metas que norteiam a gerência escolar. Assim o coordenador pedagógico desempenha papel essencial no procedimento da gestão democrática escolar, sendo necessário construir o novo perfil profissional do coordenador pedagógico, delimitando seu espaço de atuação e reforçando sua identidade. Para que isto seja possível, é necessário requerer do coordenador uma boa formação, uma liderança eficiente e um trabalho coletivo que busque - conforme o projeto político pedagógico da Escola Municipal Paulo Freire prevê - a autonomia, liberdade, participação na construção do projeto político pedagógico, espaços de reflexão contínuos sobre a prática pedagógica, desenvolvimento das ações e metas estabelecidas para o alcance dos objetivos propostos. Por fim, é fundamental que o trabalho pedagógico e de toda a equipe escolar possa ser avaliado, de modo a possibilitar uma reorganização e/ou reconstrução de seu Projeto Político Pedagógico, Regimento escolar, projetos, planejamentos e planos etc., propiciando assim a consolidação da gestão democrática.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Gestão democráticaEscolas Organização e administraçãoProjeto político-pedagógicoCoordenador pedagógicoGestão democráticaO papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALeva.pdfapplication/pdf350567https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQGS3/1/eva.pdf31d4a0a82c20fc96ec6e4de48bb7bc59MD51TEXTeva.pdf.txteva.pdf.txtExtracted texttext/plain85198https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQGS3/2/eva.pdf.txt707a36f52bb52920f1af3893d9e6130cMD521843/BUBD-9WQGS32019-11-14 09:27:02.934oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQGS3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:27:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão democrática
title O papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão democrática
spellingShingle O papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão democrática
Eva Beatriz da Silva Ferreira
Projeto político-pedagógico
Coordenador pedagógico
Gestão democrática
Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
title_short O papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão democrática
title_full O papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão democrática
title_fullStr O papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão democrática
title_full_unstemmed O papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão democrática
title_sort O papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão democrática
author Eva Beatriz da Silva Ferreira
author_facet Eva Beatriz da Silva Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Laisa Kelly Vilanova
dc.contributor.author.fl_str_mv Eva Beatriz da Silva Ferreira
contributor_str_mv Laisa Kelly Vilanova
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto político-pedagógico
Coordenador pedagógico
Gestão democrática
topic Projeto político-pedagógico
Coordenador pedagógico
Gestão democrática
Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
description O presente trabalho enfoca a temática do Papel do Coordenador Pedagógico no Contexto da Gestão Democrática. Atualmente vem sendo buscada, mas não é algo que se encontra pronto, devendo assim ser construída no decorrer do processo escolar, sendo necessária uma gestão democrática e participativa, pois o mundo globalizado e capitalista cobra das Instituições de Ensino uma adaptação ao novo modelo de gestão onde produtividade, eficácia, eficiência, cooperação e participação social são metas que norteiam a gerência escolar. Assim o coordenador pedagógico desempenha papel essencial no procedimento da gestão democrática escolar, sendo necessário construir o novo perfil profissional do coordenador pedagógico, delimitando seu espaço de atuação e reforçando sua identidade. Para que isto seja possível, é necessário requerer do coordenador uma boa formação, uma liderança eficiente e um trabalho coletivo que busque - conforme o projeto político pedagógico da Escola Municipal Paulo Freire prevê - a autonomia, liberdade, participação na construção do projeto político pedagógico, espaços de reflexão contínuos sobre a prática pedagógica, desenvolvimento das ações e metas estabelecidas para o alcance dos objetivos propostos. Por fim, é fundamental que o trabalho pedagógico e de toda a equipe escolar possa ser avaliado, de modo a possibilitar uma reorganização e/ou reconstrução de seu Projeto Político Pedagógico, Regimento escolar, projetos, planejamentos e planos etc., propiciando assim a consolidação da gestão democrática.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T10:48:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T10:48:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGS3
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGS3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQGS3/1/eva.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQGS3/2/eva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 31d4a0a82c20fc96ec6e4de48bb7bc59
707a36f52bb52920f1af3893d9e6130c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589164932792320