Augusto Roa Bastos e Cándido López: invenção de realidades na Guerra Grande
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7LKLU5 |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo pesquisar como a literatura articula-se com a história, a tradição, o mito, a memória e o imaginário nacional para a (re)construção de uma identidade paraguaia na obra do escritor Augusto Roa Bastos. Os textos-chave analisados são Em frente à frente argentina e Em frente à frente paraguaia, os quais constituem a participação de Roa Bastos na obra coletiva O Livro da Guerra Grande. Neste livro, quatro escritores representantes de cada país envolvido no conflito, conhecido no Brasil como Guerra do Paraguai, recriam ficcionalmente aspectos da guerra. Nos dois textos mencionados pretende-se estudar como a escritura de Roa Bastos, ao restituir literariamente a vida a Cándido López (pintor argentino e voluntário da Guerra Grande), revisa e reelabora a história do Paraguai, tornando possível desmistificar a história oficial, reinventar novas histórias e assim (re)construir, na literatura, a identidade nacional deste país. Para sedimentar a análise, são utilizadas questões teóricas e críticas propostas por alguns autores. Em relação à questão do imaginário é utilizada a obra de Wolfang Iser. Walter Benjamin, Paul Ricoeur e Márcio Seligmann-Silva constituem o campo de pesquisa relativo à questão da memória X esquecimento e a relação destes com a história e o testemunho. A partir de Mircea Elíade é analisada a questão do mito. Para o estudo do conceito de nação e das questões relativas à identificação nacional na atualidade os autores pesquisados são Benedict Anderson, J. M. Gagnebin e Cornelius Castoriadis. Além dos autores mencionados, também são estudados pesquisadores brasileiros e/ou estrangeiros residentes no Brasil que trabalham com o tema e/ou com o escritor analisados nesta dissertação. |
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