Contribuições de uma sessão de exercícios corporais para as qualidades posturais, técnicas e interpretativas de pianistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre Vianna Meireles dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/41383
Resumo: Manter posturas em atividades diárias consiste em treinar o sistema neuromuscular a sustentar os segmentos corporais em posições específicas. Isso promove o aprendizado motor para a sustentação das posturas adotadas, e consequentemente, desenvolve adaptações fisiológicas aos diversos tecidos dos sistemas do corpo humano. Entretanto, muitas vezes a posição corporal praticada pode ser prejudicial. Para tocar piano, observa-se que a postura curvada é comumente praticada por pianistas, promovendo condições desfavoráveis às estruturas do corpo, como articulações, músculos e inervações, principalmente na região da cintura escapular. À luz dos alicerces fundamentais inerentes às áreas da saúde como Anatomia, Cinesiologia e Biomecânica, esta pesquisa apresentou uma breve leitura sobre o corpo humano, explicando conceitos básicos sobre ossos, articulações, músculos, fáscias e nervos. Em seguida, foi feito um recorte que direciona o foco de análise para os sistemas neuromuscular e músculo-esquelético da região da cintura escapular, o que permite aprofundar um pouco mais as discussões sobre a importância do engajamento dessas estruturas e como isso pode influenciar no fazer musical de pianistas. As fundamentações teóricas apresentadas elucidaram o objetivo da pesquisa, que foi verificar as contribuições de uma sessão de práticas corporais composta por exercícios de mobilidade, flexibilidade e de treinamento de força direcionados à cintura escapular para as características físicas, qualidades técnicas e expressividades musicais de pianistas. Os exercícios físicos foram elaborados pelo pesquisador e possuíram uma conformação didática, objetiva, sequencial e organizacional. A pesquisa aconteceu em um único encontro e teve a participação de nove pianistas, formados e graduandos. Foram realizados dois momentos de performances em um piano digital, um antes e outro logo após a intervenção dos exercícios físicos. Em cada momento os participantes executaram duas práticas, denominadas Prática Livre (PL) e Prática Orientada (PO). A PL consistiu na apresentação de uma obra musical, a qual foi filmada em três ângulos. A PO foi elaborada visando a execução de duas tarefas, nas quais foram mensurados os parâmetros precisão rítmica, sincronismo entre as mãos e intensidade de pressionamento das teclas. Ao final de sua participação, cada pianista descreveu suas Percepções Subjetivas (PS) quanto ao uso do corpo em suas práticas musicais nos momentos pré e pós a intervenção. As filmagens coletadas na PL de cada pianista foram anexadas em portfólios individuais e enviados a um Painel de Especialistas das áreas da saúde e da música, que foram orientados a escrever um relatório livre sobre as características físicas, qualidades técnicas e expressividades musicais averiguadas em cada vídeo. As observações tiveram a característica mono- cega, ou seja, os vídeos referentes aos momentos pré e pós intervenção não foram identificados para os avaliadores, proporcionando, assim, uma investigação com achados imparciais. De uma forma geral, foi possível concluir que, após a intervenção, os pianistas apresentaram melhor qualidade postural, técnica e interpretativa em suas performances, alcançaram percepções corporais mais favoráveis e tenderam a tocar com menor intensidade de pressionamento das teclas, o que parece possibilitar melhores níveis de precisão rítmica.
id UFMG_af2abd539261c731b01902e8493383b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/41383
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Patrícia Furst Santiagohttp://lattes.cnpq.br/8192227489366915Luiz Alberto Bavaresco de NavedaJoão Gabriel Marques FonsecaTarcísio Mauro VagoBárbara Guimarães PenidoDiego de Almeida PereiraThaís Maura MarquesJussara Rodrigues Fernandinohttp://lattes.cnpq.br/2438628290796040Alexandre Vianna Meireles dos Santos2022-05-05T00:47:40Z2022-05-05T00:47:40Z2021-11-30http://hdl.handle.net/1843/41383Manter posturas em atividades diárias consiste em treinar o sistema neuromuscular a sustentar os segmentos corporais em posições específicas. Isso promove o aprendizado motor para a sustentação das posturas adotadas, e consequentemente, desenvolve adaptações fisiológicas aos diversos tecidos dos sistemas do corpo humano. Entretanto, muitas vezes a posição corporal praticada pode ser prejudicial. Para tocar piano, observa-se que a postura curvada é comumente praticada por pianistas, promovendo condições desfavoráveis às estruturas do corpo, como articulações, músculos e inervações, principalmente na região da cintura escapular. À luz dos alicerces fundamentais inerentes às áreas da saúde como Anatomia, Cinesiologia e Biomecânica, esta pesquisa apresentou uma breve leitura sobre o corpo humano, explicando conceitos básicos sobre ossos, articulações, músculos, fáscias e nervos. Em seguida, foi feito um recorte que direciona o foco de análise para os sistemas neuromuscular e músculo-esquelético da região da cintura escapular, o que permite aprofundar um pouco mais as discussões sobre a importância do engajamento dessas estruturas e como isso pode influenciar no fazer musical de pianistas. As fundamentações teóricas apresentadas elucidaram o objetivo da pesquisa, que foi verificar as contribuições de uma sessão de práticas corporais composta por exercícios de mobilidade, flexibilidade e de treinamento de força direcionados à cintura escapular para as características físicas, qualidades técnicas e expressividades musicais de pianistas. Os exercícios físicos foram elaborados pelo pesquisador e possuíram uma conformação didática, objetiva, sequencial e organizacional. A pesquisa aconteceu em um único encontro e teve a participação de nove pianistas, formados e graduandos. Foram realizados dois momentos de performances em um piano digital, um antes e outro logo após a intervenção dos exercícios físicos. Em cada momento os participantes executaram duas práticas, denominadas Prática Livre (PL) e Prática Orientada (PO). A PL consistiu na apresentação de uma obra musical, a qual foi filmada em três ângulos. A PO foi elaborada visando a execução de duas tarefas, nas quais foram mensurados os parâmetros precisão rítmica, sincronismo entre as mãos e intensidade de pressionamento das teclas. Ao final de sua participação, cada pianista descreveu suas Percepções Subjetivas (PS) quanto ao uso do corpo em suas práticas musicais nos momentos pré e pós a intervenção. As filmagens coletadas na PL de cada pianista foram anexadas em portfólios individuais e enviados a um Painel de Especialistas das áreas da saúde e da música, que foram orientados a escrever um relatório livre sobre as características físicas, qualidades técnicas e expressividades musicais averiguadas em cada vídeo. As observações tiveram a característica mono- cega, ou seja, os vídeos referentes aos momentos pré e pós intervenção não foram identificados para os avaliadores, proporcionando, assim, uma investigação com achados imparciais. De uma forma geral, foi possível concluir que, após a intervenção, os pianistas apresentaram melhor qualidade postural, técnica e interpretativa em suas performances, alcançaram percepções corporais mais favoráveis e tenderam a tocar com menor intensidade de pressionamento das teclas, o que parece possibilitar melhores níveis de precisão rítmica.Maintaining postures in daily activities is the same as training the neuromuscular system to support the body segments in specific positions. This promotes motor learning to support the postures adopted, and consequently, develops physiological adaptations in various tissues of the human body systems. However, poor body position can cause injuries. To play piano, we can observe that the kyphotic posture is commonly practiced by pianists, promoting unfavorable conditions for body structures, such as joints, muscles and innervations, especially in the scapular region. Based on the fundamentals of Anatomy, Kinesiology and Biomechanics, this research presented a brief reading about the human body, explaining basic concepts about bones, joints, muscles, fascias and nerves. Then, the discussions were directed to the neuromuscular and musculoskeletal systems of the scapular region, explaining about the importance of the engagement of these structures and how this can influence the musical performance of pianists. The theoretical foundations presented elucidated the objective of the research, which was to verify the contributions of a session of body practices consisting of mobility, flexibility and strength training exercises directed at the shoulder girdle for the physical characteristics, technical qualities and musical expressiveness of pianists. The physical exercises were elaborated by the researcher and had a didactic, objective, sequential and organizational configuration. Data collection was carried out in just one day, and had the participation of nine pianists, graduates and university students. Two moments of performances were performed on a digital piano, one before and another right after the physical exercises intervention. At each moment, the participants performed two practices: Free Practice (FP) and Guided Practice (GP). In FP, the pianists' musical performance was filmed from three angles. The PG consisted of performing two tasks, in which the parameters rhythmic precision, synchronism between hands and intensity of keystroke were measured. At the end, each pianist described their Subjective Perceptions (SP) about the use of the body in their musical practices in the moments before and after the intervention. The footage collected is archived in individual portfolios and sent to a Panel of Experts in the fields of health and music. They were instructed to write a free report on the physical characteristics, technical and musical qualities observed in each video. This observation process was mono- blind, that is, the videos referring to the pre-intervention and post-intervention moments were not identified for the specialists, which provided an impartial investigation. In general, it was possible to conclude that, after the intervention, the pianists presented better postural, technical and interpretive quality in their performances, achieved more favorable bodily perceptions, tended to play with less intensity of keystrokes and this seems to allow better levels of rhythmic precision.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessMúsicos - Saúde e trabalhoPostura humanaSaúde do MúsicoPedagogia do pianoPostura PianísticaEducação MusicalErgonomiaContribuições de uma sessão de exercícios corporais para as qualidades posturais, técnicas e interpretativas de pianistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41383/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52ORIGINALCONTRIBUIÇÕES DE UMA SESSÃO DE EXERCÍCIOS CORPORAIS PARA AS QUALIDADES POSTURAIS, TÉCNICAS E INTERPRETATIVAS DE PIANISTAS.pdfCONTRIBUIÇÕES DE UMA SESSÃO DE EXERCÍCIOS CORPORAIS PARA AS QUALIDADES POSTURAIS, TÉCNICAS E INTERPRETATIVAS DE PIANISTAS.pdfapplication/pdf26048336https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41383/4/CONTRIBUIC%cc%a7O%cc%83ES%20DE%20UMA%20SESSA%cc%83O%20DE%20EXERCI%cc%81CIOS%20CORPORAIS%20PARA%20AS%20QUALIDADES%20POSTURAIS%2c%20TE%cc%81CNICAS%20E%20INTERPRETATIVAS%20DE%20PIANISTAS.pdf368d2c5af8d2c213b78dcf4b82f5a5dbMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41383/5/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD551843/413832022-12-20 14:44:50.588oai:repositorio.ufmg.br:1843/41383TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-12-20T17:44:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições de uma sessão de exercícios corporais para as qualidades posturais, técnicas e interpretativas de pianistas
title Contribuições de uma sessão de exercícios corporais para as qualidades posturais, técnicas e interpretativas de pianistas
spellingShingle Contribuições de uma sessão de exercícios corporais para as qualidades posturais, técnicas e interpretativas de pianistas
Alexandre Vianna Meireles dos Santos
Saúde do Músico
Pedagogia do piano
Postura Pianística
Educação Musical
Ergonomia
Músicos - Saúde e trabalho
Postura humana
title_short Contribuições de uma sessão de exercícios corporais para as qualidades posturais, técnicas e interpretativas de pianistas
title_full Contribuições de uma sessão de exercícios corporais para as qualidades posturais, técnicas e interpretativas de pianistas
title_fullStr Contribuições de uma sessão de exercícios corporais para as qualidades posturais, técnicas e interpretativas de pianistas
title_full_unstemmed Contribuições de uma sessão de exercícios corporais para as qualidades posturais, técnicas e interpretativas de pianistas
title_sort Contribuições de uma sessão de exercícios corporais para as qualidades posturais, técnicas e interpretativas de pianistas
author Alexandre Vianna Meireles dos Santos
author_facet Alexandre Vianna Meireles dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Patrícia Furst Santiago
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8192227489366915
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Luiz Alberto Bavaresco de Naveda
dc.contributor.referee1.fl_str_mv João Gabriel Marques Fonseca
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Tarcísio Mauro Vago
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Bárbara Guimarães Penido
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Diego de Almeida Pereira
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Thaís Maura Marques
Jussara Rodrigues Fernandino
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2438628290796040
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre Vianna Meireles dos Santos
contributor_str_mv Patrícia Furst Santiago
Luiz Alberto Bavaresco de Naveda
João Gabriel Marques Fonseca
Tarcísio Mauro Vago
Bárbara Guimarães Penido
Diego de Almeida Pereira
Thaís Maura Marques
Jussara Rodrigues Fernandino
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde do Músico
Pedagogia do piano
Postura Pianística
Educação Musical
Ergonomia
topic Saúde do Músico
Pedagogia do piano
Postura Pianística
Educação Musical
Ergonomia
Músicos - Saúde e trabalho
Postura humana
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Músicos - Saúde e trabalho
Postura humana
description Manter posturas em atividades diárias consiste em treinar o sistema neuromuscular a sustentar os segmentos corporais em posições específicas. Isso promove o aprendizado motor para a sustentação das posturas adotadas, e consequentemente, desenvolve adaptações fisiológicas aos diversos tecidos dos sistemas do corpo humano. Entretanto, muitas vezes a posição corporal praticada pode ser prejudicial. Para tocar piano, observa-se que a postura curvada é comumente praticada por pianistas, promovendo condições desfavoráveis às estruturas do corpo, como articulações, músculos e inervações, principalmente na região da cintura escapular. À luz dos alicerces fundamentais inerentes às áreas da saúde como Anatomia, Cinesiologia e Biomecânica, esta pesquisa apresentou uma breve leitura sobre o corpo humano, explicando conceitos básicos sobre ossos, articulações, músculos, fáscias e nervos. Em seguida, foi feito um recorte que direciona o foco de análise para os sistemas neuromuscular e músculo-esquelético da região da cintura escapular, o que permite aprofundar um pouco mais as discussões sobre a importância do engajamento dessas estruturas e como isso pode influenciar no fazer musical de pianistas. As fundamentações teóricas apresentadas elucidaram o objetivo da pesquisa, que foi verificar as contribuições de uma sessão de práticas corporais composta por exercícios de mobilidade, flexibilidade e de treinamento de força direcionados à cintura escapular para as características físicas, qualidades técnicas e expressividades musicais de pianistas. Os exercícios físicos foram elaborados pelo pesquisador e possuíram uma conformação didática, objetiva, sequencial e organizacional. A pesquisa aconteceu em um único encontro e teve a participação de nove pianistas, formados e graduandos. Foram realizados dois momentos de performances em um piano digital, um antes e outro logo após a intervenção dos exercícios físicos. Em cada momento os participantes executaram duas práticas, denominadas Prática Livre (PL) e Prática Orientada (PO). A PL consistiu na apresentação de uma obra musical, a qual foi filmada em três ângulos. A PO foi elaborada visando a execução de duas tarefas, nas quais foram mensurados os parâmetros precisão rítmica, sincronismo entre as mãos e intensidade de pressionamento das teclas. Ao final de sua participação, cada pianista descreveu suas Percepções Subjetivas (PS) quanto ao uso do corpo em suas práticas musicais nos momentos pré e pós a intervenção. As filmagens coletadas na PL de cada pianista foram anexadas em portfólios individuais e enviados a um Painel de Especialistas das áreas da saúde e da música, que foram orientados a escrever um relatório livre sobre as características físicas, qualidades técnicas e expressividades musicais averiguadas em cada vídeo. As observações tiveram a característica mono- cega, ou seja, os vídeos referentes aos momentos pré e pós intervenção não foram identificados para os avaliadores, proporcionando, assim, uma investigação com achados imparciais. De uma forma geral, foi possível concluir que, após a intervenção, os pianistas apresentaram melhor qualidade postural, técnica e interpretativa em suas performances, alcançaram percepções corporais mais favoráveis e tenderam a tocar com menor intensidade de pressionamento das teclas, o que parece possibilitar melhores níveis de precisão rítmica.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-05T00:47:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-05T00:47:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/41383
url http://hdl.handle.net/1843/41383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41383/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41383/4/CONTRIBUIC%cc%a7O%cc%83ES%20DE%20UMA%20SESSA%cc%83O%20DE%20EXERCI%cc%81CIOS%20CORPORAIS%20PARA%20AS%20QUALIDADES%20POSTURAIS%2c%20TE%cc%81CNICAS%20E%20INTERPRETATIVAS%20DE%20PIANISTAS.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41383/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
368d2c5af8d2c213b78dcf4b82f5a5db
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589359153184768