A prática deliberada e Debora Gurgel : estratégias de estudo de uma pianista expert

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, João Gabriel Assunção
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/82283
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Danilo Ramos
id UFPR_e849d5e282dbeb64174286abec50f22b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/82283
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaRamos, Danilo, 1978-Lima, João Gabriel Assunção2023-05-02T17:52:48Z2023-05-02T17:52:48Z2023https://hdl.handle.net/1884/82283Orientador: Prof. Dr. Danilo RamosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 10/02/2023Inclui referênciasResumo: A prática deliberada é um tipo de prática considerada por Anders Ericsson como sendo o padrão de ouro para o desenvolvimento da expertise em qualquer domínio do conhecimento. O objetivo desta pesquisa foi investigar como Debora Gurgel pratica o piano hoje e como praticou ao longo de sua vida. Trata-se de uma pianista brasileira, considerada expert pela sua atuação como performer em palcos de renome como a Blue Note Tokyo, como professora em instituições como a School of Jazz de São Francisco e suas premiações nacionais e internacionais. Um estudo de caso foi feito em duas etapas: uma entrevista semiestruturada com a pianista, com o intuito de compreender como ela estudou o piano ao longo da carreira e a realização de um experimento, que envolveu a aplicação do protocolo think-aloud ao longo de duas sessões de prática. Após a coleta, a entrevista e os protocolos foram submetidos a uma análise de conteúdo. Análises de regressão foram aplicadas considerando os inícios, as paradas e as repetições realizados pela pianista como variáveis dependentes e elementos da música (dedilhado, dificuldades técnicas e ritmo) e de sua estrutura formal (como começos e finais de seções e frases) como variáveis independentes. Ao realizar a atividade de criação e memorização de um arranjo para piano solo sobre uma melodia cifrada da peça intitulada "Melancia", de Rique Pantoja, Debora empregou 26 estratégias de prática divididas entre quatro categorias: estratégias de criação, estratégias de prática, ferramentas de prática e organização da prática. Debora também forneceu uma série de conselhos para estudantes do piano popular. A partir dos segmentos de prática e comentários observados, as estratégias empregadas foram listadas, seus objetivos ao longo das duas sessões foram descritos e previsões da literatura de expertise e performance musical foram avaliadas. Ao longo de sua trajetória Debora Gurgel empregou prática deliberada e prática com propósito, dois tipos de prática identificados pela teoria de prática deliberada. Ao final da dissertação, um novo princípio de prática deliberada foi proposto para explicitar a necessidade de se considerar as estratégias de prática aplicadas para lidar com as demandas dos conteúdos dessa prática. Acredita-se que essa pesquisa possibilitou a tomada de mais um passo em direção à construção de uma pedagogia da performance do piano popular brasileiro.Abstract: Deliberate practice is a type of practice that Anders Ericsson considers to be the gold standard for developing expertise in any knowledge domain. The objective of this research was to investigate how Debora Gurgel practices the piano today and how she has practiced throughout her life. She is a Brazilian pianist, considered an expert by her performance in renowned stages such as Blue Note Tokyo, as a teacher in institutions such as the School of Jazz in San Francisco, and her national and international awards. A case study was conducted in two stages: a semi-structured interview with the pianist, in order to understand how she studied the piano throughout her career, and an experiment, which involved the application of the think-aloud protocol over two practice sessions. The interview and protocols were submitted to a content analysis after data collection. Regression analyses were applied considering the starts, stops and repetitions performed by the pianist as dependent variables and elements of the music (fingering, technical difficulties and rhythm) and its formal structure (such as beginnings and endings of sections and phrases) as independent variables. When performing the activity of creating and memorizing a solo piano arrangement on a lead sheet of the piece entitled "Melancia" (Watermelon) by Rique Pantoja, Debora employed 26 practice strategies divided among four categories: writing strategies, practice strategies, practice tools, and practice organization. Debora also provided a series of advices for popular piano students. From the observed practice segments and comments, the strategies employed were listed, her goals over the two sessions were described, and predictions from the expertise and music performance literature were evaluated. Throughout her study trajectory Debora Gurgel employed deliberate practice and purposeful practice, two types of practice identified by deliberate practice theory. At the end of the dissertation, a new principle of deliberate practice was proposed to make explicit the need to consider the practice strategies applied to deal with the demands of the contents of this practice. This research has allowed one more step towards the construction of a pedagogy of Brazilian popular piano performance.1 recurso online : PDF.application/pdfGurgel, Debora Picarelli, 1962-PianoPianistas - BrasilPrática musicalMúsicaA prática deliberada e Debora Gurgel : estratégias de estudo de uma pianista expertinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JOAO GABRIEL ASSUNCAO LIMA.pdfapplication/pdf7585574https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82283/1/R%20-%20D%20-%20JOAO%20GABRIEL%20ASSUNCAO%20LIMA.pdfcd59dacbdaca8cb807f318f980c155a8MD51open access1884/822832023-05-02 14:52:48.932open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/82283Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-05-02T17:52:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A prática deliberada e Debora Gurgel : estratégias de estudo de uma pianista expert
title A prática deliberada e Debora Gurgel : estratégias de estudo de uma pianista expert
spellingShingle A prática deliberada e Debora Gurgel : estratégias de estudo de uma pianista expert
Lima, João Gabriel Assunção
Gurgel, Debora Picarelli, 1962-
Piano
Pianistas - Brasil
Prática musical
Música
title_short A prática deliberada e Debora Gurgel : estratégias de estudo de uma pianista expert
title_full A prática deliberada e Debora Gurgel : estratégias de estudo de uma pianista expert
title_fullStr A prática deliberada e Debora Gurgel : estratégias de estudo de uma pianista expert
title_full_unstemmed A prática deliberada e Debora Gurgel : estratégias de estudo de uma pianista expert
title_sort A prática deliberada e Debora Gurgel : estratégias de estudo de uma pianista expert
author Lima, João Gabriel Assunção
author_facet Lima, João Gabriel Assunção
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Danilo, 1978-
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, João Gabriel Assunção
contributor_str_mv Ramos, Danilo, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Gurgel, Debora Picarelli, 1962-
Piano
Pianistas - Brasil
Prática musical
Música
topic Gurgel, Debora Picarelli, 1962-
Piano
Pianistas - Brasil
Prática musical
Música
description Orientador: Prof. Dr. Danilo Ramos
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-02T17:52:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-02T17:52:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/82283
url https://hdl.handle.net/1884/82283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82283/1/R%20-%20D%20-%20JOAO%20GABRIEL%20ASSUNCAO%20LIMA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cd59dacbdaca8cb807f318f980c155a8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699084122849280