O trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mercia de Figueiredo Noronha Pinto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84JNBT
Resumo: Estudos recentes têm demonstrado que o direito à educação infantil relaciona-se intimamente com o trabalho docente, especialmente no que tange às relações e condições de trabalho das profissionais que atuam junto às crianças. No âmbito dessa temática, esta dissertação realizou um estudo sobre a educação infantil pública em Belo Horizonte, tendo por objetivo analisar as condições em que se realiza o trabalho docente nas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) e nas escolas municipais e verificar quais as implicações da criação da carreira de educador infantil sobre o trabalho docente. O marco dessa investigação é a implantação do Programa Primeira Escola com a promulgação da Lei nº. 8.679/2003, que criou as UMEIs e o cargo de educador infantil. O desenvolvimento da pesquisa se deu por meio de análise documental e da pesquisa de campo em uma UMEI e em uma escola de educação infantil. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se o questionário, a observação, a entrevista semiestruturada e o grupo focal. As análises efetuadas sobre o trabalho docente basearam-se, principalmente, nos seguintes autores: Apple (1987), Ball (2002), Birgin (2000), Castel (1998), Contreras (2002), Enguita (1991), Fanfani (2005, 2006, 2007), Hargreaves (1994), Mancebo (2007), Oliveira (2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008), Pochmann (1999), Santos (1989, 1992), Tardif e Lessard (2005, 2008), entre outros. Os resultados mostram que a expansão da educação infantil pública no município de Belo Horizonte foi viabilizada mediante a criação de um cargo específico e com um salário inferior ao dos professores que atuam nas outras etapas da educação básica. Destarte, verificou-se que se opera um processo de intensificação e precarização nas condições de trabalho das docentes da educação infantil da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, em função da criação do cargo de educador infantil e do salário a ele atribuído, bem como da ampliação das áreas de atuação das docentes.
id UFMG_af85d5d739b76d3e76af888d2048c169
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84JNBT
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Adriana Maria Cancella DuarteLivia Maria Fraga VieiraDalila Andrade OliveiraLigia Maria Motta Lima Leão de AquinoMercia de Figueiredo Noronha Pinto2019-08-12T04:49:37Z2019-08-12T04:49:37Z2009-08-05http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84JNBTEstudos recentes têm demonstrado que o direito à educação infantil relaciona-se intimamente com o trabalho docente, especialmente no que tange às relações e condições de trabalho das profissionais que atuam junto às crianças. No âmbito dessa temática, esta dissertação realizou um estudo sobre a educação infantil pública em Belo Horizonte, tendo por objetivo analisar as condições em que se realiza o trabalho docente nas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) e nas escolas municipais e verificar quais as implicações da criação da carreira de educador infantil sobre o trabalho docente. O marco dessa investigação é a implantação do Programa Primeira Escola com a promulgação da Lei nº. 8.679/2003, que criou as UMEIs e o cargo de educador infantil. O desenvolvimento da pesquisa se deu por meio de análise documental e da pesquisa de campo em uma UMEI e em uma escola de educação infantil. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se o questionário, a observação, a entrevista semiestruturada e o grupo focal. As análises efetuadas sobre o trabalho docente basearam-se, principalmente, nos seguintes autores: Apple (1987), Ball (2002), Birgin (2000), Castel (1998), Contreras (2002), Enguita (1991), Fanfani (2005, 2006, 2007), Hargreaves (1994), Mancebo (2007), Oliveira (2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008), Pochmann (1999), Santos (1989, 1992), Tardif e Lessard (2005, 2008), entre outros. Os resultados mostram que a expansão da educação infantil pública no município de Belo Horizonte foi viabilizada mediante a criação de um cargo específico e com um salário inferior ao dos professores que atuam nas outras etapas da educação básica. Destarte, verificou-se que se opera um processo de intensificação e precarização nas condições de trabalho das docentes da educação infantil da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, em função da criação do cargo de educador infantil e do salário a ele atribuído, bem como da ampliação das áreas de atuação das docentes.Recent studies have showed that the right to early education is closely related to faculty work, especially on what concerns work relationships and conditions of professionals working with the children. In this themes scope, this thesis carried out a study on public early education in Belo Horizonte, aiming to analyze the conditions in which faculty work is carried out in the Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) [Early Education Municipal Unities] and in municipal schools, and to verify which are the implications for faculty work of creating the early educator career. The landmark of this investigation is the implementation of the First School Program after Law no. 8.679/2003 was enacted, creating the UMEIs and the job of early educator. The research development took place through document analysis and field research in a UMEI and in a early education school. As data-gathering instruments, we used questionnaires, observation, semistructured interviews and focus groups. The analyses carried out on faculty work were based mainly on the following authors: Apple (1987), Ball (2002), Birgin (2000), Castel (1998), Contreras (2002), Enguita (1991), Fanfani (2005, 2006, 2007), Hargreaves (1994), Mancebo (2007), Oliveira (2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008), Pochmann (1999), Santos (1989, 1992), and Tardif & Lessard (2005, 2008), among others. The results show that the expansion of public early education in Belo Horizonte city was made viable by creating a specific job with pay lower than that of teachers who work in the other stages of basic education. Thus, we verified there is a process intensifying and making precarious the faculty work conditions of the early educators in Belo Horizontes Municipal Education Network, since the early educator job was created and a pay was assigned to it, as well as the magnifying of the educators performance areas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPolítica educacionalEscolas publicas Minas GeraisEducaçãoProfessores Formação profissionalEducação de criançasPratica de ensinoTrabalho docentePolítica educacionalEducação infantilRede Municipal de Educação de Belo HorizonteO trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_m_rcia.pdfapplication/pdf2810229https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84JNBT/1/disserta__o_m_rcia.pdfe1b2ec6c5803aae6f035c38fe9adf88bMD51TEXTdisserta__o_m_rcia.pdf.txtdisserta__o_m_rcia.pdf.txtExtracted texttext/plain486204https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84JNBT/2/disserta__o_m_rcia.pdf.txt8c93d67c24a8280c99f8fbcccf103e45MD521843/FAEC-84JNBT2019-11-14 11:29:52.724oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84JNBTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:29:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonte
title O trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonte
spellingShingle O trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonte
Mercia de Figueiredo Noronha Pinto
Trabalho docente
Política educacional
Educação infantil
Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte
Política educacional
Escolas publicas Minas Gerais
Educação
Professores Formação profissional
Educação de crianças
Pratica de ensino
title_short O trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonte
title_full O trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonte
title_fullStr O trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonte
title_full_unstemmed O trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonte
title_sort O trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonte
author Mercia de Figueiredo Noronha Pinto
author_facet Mercia de Figueiredo Noronha Pinto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adriana Maria Cancella Duarte
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Livia Maria Fraga Vieira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Dalila Andrade Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino
dc.contributor.author.fl_str_mv Mercia de Figueiredo Noronha Pinto
contributor_str_mv Adriana Maria Cancella Duarte
Livia Maria Fraga Vieira
Dalila Andrade Oliveira
Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
Política educacional
Educação infantil
Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte
topic Trabalho docente
Política educacional
Educação infantil
Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte
Política educacional
Escolas publicas Minas Gerais
Educação
Professores Formação profissional
Educação de crianças
Pratica de ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Política educacional
Escolas publicas Minas Gerais
Educação
Professores Formação profissional
Educação de crianças
Pratica de ensino
description Estudos recentes têm demonstrado que o direito à educação infantil relaciona-se intimamente com o trabalho docente, especialmente no que tange às relações e condições de trabalho das profissionais que atuam junto às crianças. No âmbito dessa temática, esta dissertação realizou um estudo sobre a educação infantil pública em Belo Horizonte, tendo por objetivo analisar as condições em que se realiza o trabalho docente nas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) e nas escolas municipais e verificar quais as implicações da criação da carreira de educador infantil sobre o trabalho docente. O marco dessa investigação é a implantação do Programa Primeira Escola com a promulgação da Lei nº. 8.679/2003, que criou as UMEIs e o cargo de educador infantil. O desenvolvimento da pesquisa se deu por meio de análise documental e da pesquisa de campo em uma UMEI e em uma escola de educação infantil. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se o questionário, a observação, a entrevista semiestruturada e o grupo focal. As análises efetuadas sobre o trabalho docente basearam-se, principalmente, nos seguintes autores: Apple (1987), Ball (2002), Birgin (2000), Castel (1998), Contreras (2002), Enguita (1991), Fanfani (2005, 2006, 2007), Hargreaves (1994), Mancebo (2007), Oliveira (2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008), Pochmann (1999), Santos (1989, 1992), Tardif e Lessard (2005, 2008), entre outros. Os resultados mostram que a expansão da educação infantil pública no município de Belo Horizonte foi viabilizada mediante a criação de um cargo específico e com um salário inferior ao dos professores que atuam nas outras etapas da educação básica. Destarte, verificou-se que se opera um processo de intensificação e precarização nas condições de trabalho das docentes da educação infantil da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, em função da criação do cargo de educador infantil e do salário a ele atribuído, bem como da ampliação das áreas de atuação das docentes.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T04:49:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T04:49:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84JNBT
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84JNBT
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84JNBT/1/disserta__o_m_rcia.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84JNBT/2/disserta__o_m_rcia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e1b2ec6c5803aae6f035c38fe9adf88b
8c93d67c24a8280c99f8fbcccf103e45
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676969802203136