O trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto,Mércia de Figueiredo Noronha
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Duarte,Adriana Maria Cancella, Vieira,Lívia Maria Fraga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300007
Resumo: Este artigo resulta de uma pesquisa empírica sobre o trabalho docente na rede pública de educação infantil do município de Belo Horizonte. O marco dessa investigação é a implantação do Programa Primeira Escola, com a promulgação da lei n. 8.679/2003, que criou as Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs). A partir dessa lei, Belo Horizonte deu início ao atendimento público às crianças com idade até 3 anos, ampliou as vagas para crianças na faixa etária de 4 a 5 anos, e criou o cargo de educador infantil, por meio de concurso público, para o exercício da função docente nessa etapa da educação básica. Os resultados mostram, entre outros aspectos, que a expansão da educação infantil pública no município de Belo Horizonte foi viabilizada mediante a criação de um cargo específico e com um salário inferior ao dos professores que atuam nas outras etapas da educação básica.
id EAA-1_e69f3fb2cdbb5c9044d055135877816e
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782012000300007
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling O trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizontetrabalho docenteeducação infantilpolítica educacionalRede Municipal de Educação de Belo HorizonteEste artigo resulta de uma pesquisa empírica sobre o trabalho docente na rede pública de educação infantil do município de Belo Horizonte. O marco dessa investigação é a implantação do Programa Primeira Escola, com a promulgação da lei n. 8.679/2003, que criou as Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs). A partir dessa lei, Belo Horizonte deu início ao atendimento público às crianças com idade até 3 anos, ampliou as vagas para crianças na faixa etária de 4 a 5 anos, e criou o cargo de educador infantil, por meio de concurso público, para o exercício da função docente nessa etapa da educação básica. Os resultados mostram, entre outros aspectos, que a expansão da educação infantil pública no município de Belo Horizonte foi viabilizada mediante a criação de um cargo específico e com um salário inferior ao dos professores que atuam nas outras etapas da educação básica.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300007Revista Brasileira de Educação v.17 n.51 2012reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782012000300007info:eu-repo/semantics/openAccessPinto,Mércia de Figueiredo NoronhaDuarte,Adriana Maria CancellaVieira,Lívia Maria Fragapor2014-07-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782012000300007Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2014-07-21T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonte
title O trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonte
spellingShingle O trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonte
Pinto,Mércia de Figueiredo Noronha
trabalho docente
educação infantil
política educacional
Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte
title_short O trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonte
title_full O trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonte
title_fullStr O trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonte
title_full_unstemmed O trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonte
title_sort O trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonte
author Pinto,Mércia de Figueiredo Noronha
author_facet Pinto,Mércia de Figueiredo Noronha
Duarte,Adriana Maria Cancella
Vieira,Lívia Maria Fraga
author_role author
author2 Duarte,Adriana Maria Cancella
Vieira,Lívia Maria Fraga
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto,Mércia de Figueiredo Noronha
Duarte,Adriana Maria Cancella
Vieira,Lívia Maria Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho docente
educação infantil
política educacional
Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte
topic trabalho docente
educação infantil
política educacional
Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte
description Este artigo resulta de uma pesquisa empírica sobre o trabalho docente na rede pública de educação infantil do município de Belo Horizonte. O marco dessa investigação é a implantação do Programa Primeira Escola, com a promulgação da lei n. 8.679/2003, que criou as Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs). A partir dessa lei, Belo Horizonte deu início ao atendimento público às crianças com idade até 3 anos, ampliou as vagas para crianças na faixa etária de 4 a 5 anos, e criou o cargo de educador infantil, por meio de concurso público, para o exercício da função docente nessa etapa da educação básica. Os resultados mostram, entre outros aspectos, que a expansão da educação infantil pública no município de Belo Horizonte foi viabilizada mediante a criação de um cargo específico e com um salário inferior ao dos professores que atuam nas outras etapas da educação básica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782012000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.17 n.51 2012
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491217838080