Qualidade da educação através dos resultados das avaliações externas: análise consciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valéria Masumi Yukawa Yoshinaga
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRGPV
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise sobre as avaliações externas e as estratégias para melhoria da qualidade da educação básica, assim como as notas do SIMAVE e IDEB dos anos 2009 a 2013, considerando também as evidencias apresentadas no projeto político pedagógico da E. E. Irmã Raimunda Marques as quais foram responsáveis para melhoria da aprendizagem dos alunos. O objetivo desse trabalho é explicitar que a análise consciente dos resultados das avaliações externas pela comunidade escolar faz a diferença na aprendizagem dos alunos e consequentemente a melhoria da qualidade da educação . Para a fundamentação teórica elencou-se autores como Luiz Carlos Novaes, Ângelo Ricardo Souza et al, Cipriano Luckesi, Sandra M. Zákia L. Sousa e Cristiane Machado. O envolvimento dos servidores como da comunidade foi fator decisivo para o sucesso da escola. As estratégias pontuadas conforme os resultados das avaliações externas corroboraram na elevação do IDEB, como os níveis de apreensão do conhecimento da Escola Estadual Irmã Raimunda Marques em 2013.
id UFMG_afbf11eba5b93fee65a2dc675d135166
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9XRGPV
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Adriana Andrade GonçalvesValéria Masumi Yukawa Yoshinaga2019-08-13T18:47:28Z2019-08-13T18:47:28Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRGPVO presente trabalho apresenta uma análise sobre as avaliações externas e as estratégias para melhoria da qualidade da educação básica, assim como as notas do SIMAVE e IDEB dos anos 2009 a 2013, considerando também as evidencias apresentadas no projeto político pedagógico da E. E. Irmã Raimunda Marques as quais foram responsáveis para melhoria da aprendizagem dos alunos. O objetivo desse trabalho é explicitar que a análise consciente dos resultados das avaliações externas pela comunidade escolar faz a diferença na aprendizagem dos alunos e consequentemente a melhoria da qualidade da educação . Para a fundamentação teórica elencou-se autores como Luiz Carlos Novaes, Ângelo Ricardo Souza et al, Cipriano Luckesi, Sandra M. Zákia L. Sousa e Cristiane Machado. O envolvimento dos servidores como da comunidade foi fator decisivo para o sucesso da escola. As estratégias pontuadas conforme os resultados das avaliações externas corroboraram na elevação do IDEB, como os níveis de apreensão do conhecimento da Escola Estadual Irmã Raimunda Marques em 2013.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPlanejamento educacional Escolas Organização e administraçãoAvaliação educacionalAvaliações externasSIMAVEIDEBParticipaçãoAnáliseQualidade da educação através dos resultados das avaliações externas: análise conscienteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALluciano_oliveira.pdfapplication/pdf730779https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XRGPV/1/luciano_oliveira.pdf2a194970c65f400c552faf526925fc91MD51TEXTluciano_oliveira.pdf.txtluciano_oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain86053https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XRGPV/2/luciano_oliveira.pdf.txt5391e83510a5ae6df8bf5358f2f6af30MD521843/BUOS-9XRGPV2019-11-14 12:08:46.846oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9XRGPVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:08:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Qualidade da educação através dos resultados das avaliações externas: análise consciente
title Qualidade da educação através dos resultados das avaliações externas: análise consciente
spellingShingle Qualidade da educação através dos resultados das avaliações externas: análise consciente
Valéria Masumi Yukawa Yoshinaga
Avaliações externas
SIMAVE
IDEB
Participação
Análise
Planejamento educacional 
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
title_short Qualidade da educação através dos resultados das avaliações externas: análise consciente
title_full Qualidade da educação através dos resultados das avaliações externas: análise consciente
title_fullStr Qualidade da educação através dos resultados das avaliações externas: análise consciente
title_full_unstemmed Qualidade da educação através dos resultados das avaliações externas: análise consciente
title_sort Qualidade da educação através dos resultados das avaliações externas: análise consciente
author Valéria Masumi Yukawa Yoshinaga
author_facet Valéria Masumi Yukawa Yoshinaga
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adriana Andrade Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Valéria Masumi Yukawa Yoshinaga
contributor_str_mv Adriana Andrade Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliações externas
SIMAVE
IDEB
Participação
Análise
topic Avaliações externas
SIMAVE
IDEB
Participação
Análise
Planejamento educacional 
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Planejamento educacional 
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
description O presente trabalho apresenta uma análise sobre as avaliações externas e as estratégias para melhoria da qualidade da educação básica, assim como as notas do SIMAVE e IDEB dos anos 2009 a 2013, considerando também as evidencias apresentadas no projeto político pedagógico da E. E. Irmã Raimunda Marques as quais foram responsáveis para melhoria da aprendizagem dos alunos. O objetivo desse trabalho é explicitar que a análise consciente dos resultados das avaliações externas pela comunidade escolar faz a diferença na aprendizagem dos alunos e consequentemente a melhoria da qualidade da educação . Para a fundamentação teórica elencou-se autores como Luiz Carlos Novaes, Ângelo Ricardo Souza et al, Cipriano Luckesi, Sandra M. Zákia L. Sousa e Cristiane Machado. O envolvimento dos servidores como da comunidade foi fator decisivo para o sucesso da escola. As estratégias pontuadas conforme os resultados das avaliações externas corroboraram na elevação do IDEB, como os níveis de apreensão do conhecimento da Escola Estadual Irmã Raimunda Marques em 2013.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T18:47:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T18:47:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRGPV
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRGPV
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XRGPV/1/luciano_oliveira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XRGPV/2/luciano_oliveira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a194970c65f400c552faf526925fc91
5391e83510a5ae6df8bf5358f2f6af30
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676756789231616