Qualidade da educação através dos resultados das avaliações externas: análise consciente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRGPV |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma análise sobre as avaliações externas e as estratégias para melhoria da qualidade da educação básica, assim como as notas do SIMAVE e IDEB dos anos 2009 a 2013, considerando também as evidencias apresentadas no projeto político pedagógico da E. E. Irmã Raimunda Marques as quais foram responsáveis para melhoria da aprendizagem dos alunos. O objetivo desse trabalho é explicitar que a análise consciente dos resultados das avaliações externas pela comunidade escolar faz a diferença na aprendizagem dos alunos e consequentemente a melhoria da qualidade da educação . Para a fundamentação teórica elencou-se autores como Luiz Carlos Novaes, Ângelo Ricardo Souza et al, Cipriano Luckesi, Sandra M. Zákia L. Sousa e Cristiane Machado. O envolvimento dos servidores como da comunidade foi fator decisivo para o sucesso da escola. As estratégias pontuadas conforme os resultados das avaliações externas corroboraram na elevação do IDEB, como os níveis de apreensão do conhecimento da Escola Estadual Irmã Raimunda Marques em 2013. |
id |
UFMG_afbf11eba5b93fee65a2dc675d135166 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9XRGPV |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Adriana Andrade GonçalvesValéria Masumi Yukawa Yoshinaga2019-08-13T18:47:28Z2019-08-13T18:47:28Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRGPVO presente trabalho apresenta uma análise sobre as avaliações externas e as estratégias para melhoria da qualidade da educação básica, assim como as notas do SIMAVE e IDEB dos anos 2009 a 2013, considerando também as evidencias apresentadas no projeto político pedagógico da E. E. Irmã Raimunda Marques as quais foram responsáveis para melhoria da aprendizagem dos alunos. O objetivo desse trabalho é explicitar que a análise consciente dos resultados das avaliações externas pela comunidade escolar faz a diferença na aprendizagem dos alunos e consequentemente a melhoria da qualidade da educação . Para a fundamentação teórica elencou-se autores como Luiz Carlos Novaes, Ângelo Ricardo Souza et al, Cipriano Luckesi, Sandra M. Zákia L. Sousa e Cristiane Machado. O envolvimento dos servidores como da comunidade foi fator decisivo para o sucesso da escola. As estratégias pontuadas conforme os resultados das avaliações externas corroboraram na elevação do IDEB, como os níveis de apreensão do conhecimento da Escola Estadual Irmã Raimunda Marques em 2013.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPlanejamento educacional Escolas Organização e administraçãoAvaliação educacionalAvaliações externasSIMAVEIDEBParticipaçãoAnáliseQualidade da educação através dos resultados das avaliações externas: análise conscienteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALluciano_oliveira.pdfapplication/pdf730779https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XRGPV/1/luciano_oliveira.pdf2a194970c65f400c552faf526925fc91MD51TEXTluciano_oliveira.pdf.txtluciano_oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain86053https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XRGPV/2/luciano_oliveira.pdf.txt5391e83510a5ae6df8bf5358f2f6af30MD521843/BUOS-9XRGPV2019-11-14 12:08:46.846oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9XRGPVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:08:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Qualidade da educação através dos resultados das avaliações externas: análise consciente |
title |
Qualidade da educação através dos resultados das avaliações externas: análise consciente |
spellingShingle |
Qualidade da educação através dos resultados das avaliações externas: análise consciente Valéria Masumi Yukawa Yoshinaga Avaliações externas SIMAVE IDEB Participação Análise Planejamento educacional Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
title_short |
Qualidade da educação através dos resultados das avaliações externas: análise consciente |
title_full |
Qualidade da educação através dos resultados das avaliações externas: análise consciente |
title_fullStr |
Qualidade da educação através dos resultados das avaliações externas: análise consciente |
title_full_unstemmed |
Qualidade da educação através dos resultados das avaliações externas: análise consciente |
title_sort |
Qualidade da educação através dos resultados das avaliações externas: análise consciente |
author |
Valéria Masumi Yukawa Yoshinaga |
author_facet |
Valéria Masumi Yukawa Yoshinaga |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Adriana Andrade Gonçalves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valéria Masumi Yukawa Yoshinaga |
contributor_str_mv |
Adriana Andrade Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliações externas SIMAVE IDEB Participação Análise |
topic |
Avaliações externas SIMAVE IDEB Participação Análise Planejamento educacional Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Planejamento educacional Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
description |
O presente trabalho apresenta uma análise sobre as avaliações externas e as estratégias para melhoria da qualidade da educação básica, assim como as notas do SIMAVE e IDEB dos anos 2009 a 2013, considerando também as evidencias apresentadas no projeto político pedagógico da E. E. Irmã Raimunda Marques as quais foram responsáveis para melhoria da aprendizagem dos alunos. O objetivo desse trabalho é explicitar que a análise consciente dos resultados das avaliações externas pela comunidade escolar faz a diferença na aprendizagem dos alunos e consequentemente a melhoria da qualidade da educação . Para a fundamentação teórica elencou-se autores como Luiz Carlos Novaes, Ângelo Ricardo Souza et al, Cipriano Luckesi, Sandra M. Zákia L. Sousa e Cristiane Machado. O envolvimento dos servidores como da comunidade foi fator decisivo para o sucesso da escola. As estratégias pontuadas conforme os resultados das avaliações externas corroboraram na elevação do IDEB, como os níveis de apreensão do conhecimento da Escola Estadual Irmã Raimunda Marques em 2013. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T18:47:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T18:47:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRGPV |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRGPV |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XRGPV/1/luciano_oliveira.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XRGPV/2/luciano_oliveira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2a194970c65f400c552faf526925fc91 5391e83510a5ae6df8bf5358f2f6af30 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589274611744768 |