Os discursos verbais e iconográficos sobre os negros em livros didáticos de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joao Bernardo da Silva Filho
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85EQBH
Resumo: Esta dissertação tem como objeto a análise do discurso verbal e iconográfico sobre os negros no livro didático de História, realizada em três edições PILETTI, Nelson. História do Brasil. São Paulo: Ática, 1986; PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História & vida. Brasil: da Pré-História à Independência. v.1. São Paulo: Ática, 1997; e PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História & vida integrada. 7ª série. São Paulo: Ática, 2001 , amplamente adotadas nas escolas de Ensino Fundamental, duas das quais, avaliadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A investigação procura responder, fundamentalmente, a uma questão: qual história os livros didáticos, muito utilizados pelos professores em sala de aula, narram sobre os negros na conformação da história nacional? Após uma contextualização sociopolítica e cultural dos discursos verbais e iconográficos nos livros didáticos e a apresentação de aspectos da organização das três edições, foram analisados, em cada volume, textos, imagens e atividades elaboradas para os alunos. Para atingir os objetivos propostos, buscou-se um referencial teórico que trata das noções de representação, poder e imaginário, em especial, os conceitos formulados por Michel De Certeau e Roger Chartier, o que possibilitou entender que a reconstrução dos fatos pelo discurso verbal e iconográfico se corporifica na definição de representações resultantes de interesses concretos e imaginários. Esse referencial auxiliou, também, na compreensão das especificidades do livro didático, com vistas a estabelecer relações entre os discursos verbais e iconográficos construídos sobre os negros e os pressupostos ideológicos, historiográficos e metodológicos que sustentaram a autoria na produção dos manuais escolares selecionados.
id UFMG_b046988be4995ec217860ba6a71dfd06
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85EQBH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Aracy Alves Martins EvangelistaLana Mara de Castro SimanCiro Flavio de Castro Bandeira de MeloMarildes Marinho da SilvaJoao Bernardo da Silva Filho2019-08-14T04:13:14Z2019-08-14T04:13:14Z2005-02-25http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85EQBHEsta dissertação tem como objeto a análise do discurso verbal e iconográfico sobre os negros no livro didático de História, realizada em três edições PILETTI, Nelson. História do Brasil. São Paulo: Ática, 1986; PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História & vida. Brasil: da Pré-História à Independência. v.1. São Paulo: Ática, 1997; e PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História & vida integrada. 7ª série. São Paulo: Ática, 2001 , amplamente adotadas nas escolas de Ensino Fundamental, duas das quais, avaliadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A investigação procura responder, fundamentalmente, a uma questão: qual história os livros didáticos, muito utilizados pelos professores em sala de aula, narram sobre os negros na conformação da história nacional? Após uma contextualização sociopolítica e cultural dos discursos verbais e iconográficos nos livros didáticos e a apresentação de aspectos da organização das três edições, foram analisados, em cada volume, textos, imagens e atividades elaboradas para os alunos. Para atingir os objetivos propostos, buscou-se um referencial teórico que trata das noções de representação, poder e imaginário, em especial, os conceitos formulados por Michel De Certeau e Roger Chartier, o que possibilitou entender que a reconstrução dos fatos pelo discurso verbal e iconográfico se corporifica na definição de representações resultantes de interesses concretos e imaginários. Esse referencial auxiliou, também, na compreensão das especificidades do livro didático, com vistas a estabelecer relações entre os discursos verbais e iconográficos construídos sobre os negros e os pressupostos ideológicos, historiográficos e metodológicos que sustentaram a autoria na produção dos manuais escolares selecionados.This thesis has as object the analysis of the verbal and iconographic discourse about black people in a History textbook, carried through in three editions PILETTI, Nelson. História do Brasil. São Paulo: Ática, 1986; PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História & vida. Brasil: da Pré-História à Independência. v.1. São Paulo: Ática, 1997; and PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História & vida integrada. 7ª série. São Paulo: Ática, 2001 , widely adopted in Basic Education Schools, two of them, evaluated by the Programa Nacional do Livro Didático (National Program of School Textbooks PNLD). The inquiry tries to answer, basically, to only one question: which history do the textbooks, pretty much used by the teachers in classroom, tell about black people in the conformation of the national history? After a sociopolitical and cultural contextualization of the verbal and iconographic discourse in textbooks and the presentation of organization aspects of three editions, it had been analyzed, in each volume, texts, images and activities which were elaborated for the pupils. In order to reach the considered objectives, this work tries to find a theoretical referential that deals with the knowledge of representation, power and imaginary, in special, the concepts formulated by Michel De Certeau and Roger Chartier, which made possible to understand that the reconstruction of the facts by the verbal and iconographic discourses is embodied by the definition of representations that are a result of concrete and imaginary interests. This referential was also important to the understanding of the textbook specificities, with sights to establish relations between the verbal and iconographic discourses constructed on black people and the ideological, historiographical, and methodological presuppositions that had supported the authorship in the production of the selected school manuals.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLivros didáticosParametros Curriculares NacionaisEducaçãoNegros BrasilHistória Estudo e ensinoAcão AfirmativaArteEscravidãoLivro didáticoRepresentaçãoNegrosOs discursos verbais e iconográficos sobre os negros em livros didáticos de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjo_o___tese.pdfapplication/pdf3478466https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85EQBH/1/jo_o___tese.pdf3a680448579dc3c26f25a7b66dca63e5MD51TEXTjo_o___tese.pdf.txtjo_o___tese.pdf.txtExtracted texttext/plain266041https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85EQBH/2/jo_o___tese.pdf.txtf749610d04f591c4abdab958123eb50fMD521843/FAEC-85EQBH2019-11-14 15:55:48.272oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85EQBHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:55:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os discursos verbais e iconográficos sobre os negros em livros didáticos de história
title Os discursos verbais e iconográficos sobre os negros em livros didáticos de história
spellingShingle Os discursos verbais e iconográficos sobre os negros em livros didáticos de história
Joao Bernardo da Silva Filho
Escravidão
Livro didático
Representação
Negros
Livros didáticos
Parametros Curriculares Nacionais
Educação
Negros Brasil
História Estudo e ensino
Acão Afirmativa
Arte
title_short Os discursos verbais e iconográficos sobre os negros em livros didáticos de história
title_full Os discursos verbais e iconográficos sobre os negros em livros didáticos de história
title_fullStr Os discursos verbais e iconográficos sobre os negros em livros didáticos de história
title_full_unstemmed Os discursos verbais e iconográficos sobre os negros em livros didáticos de história
title_sort Os discursos verbais e iconográficos sobre os negros em livros didáticos de história
author Joao Bernardo da Silva Filho
author_facet Joao Bernardo da Silva Filho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aracy Alves Martins Evangelista
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Lana Mara de Castro Siman
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ciro Flavio de Castro Bandeira de Melo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marildes Marinho da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Joao Bernardo da Silva Filho
contributor_str_mv Aracy Alves Martins Evangelista
Lana Mara de Castro Siman
Ciro Flavio de Castro Bandeira de Melo
Marildes Marinho da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Escravidão
Livro didático
Representação
Negros
topic Escravidão
Livro didático
Representação
Negros
Livros didáticos
Parametros Curriculares Nacionais
Educação
Negros Brasil
História Estudo e ensino
Acão Afirmativa
Arte
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Livros didáticos
Parametros Curriculares Nacionais
Educação
Negros Brasil
História Estudo e ensino
Acão Afirmativa
Arte
description Esta dissertação tem como objeto a análise do discurso verbal e iconográfico sobre os negros no livro didático de História, realizada em três edições PILETTI, Nelson. História do Brasil. São Paulo: Ática, 1986; PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História & vida. Brasil: da Pré-História à Independência. v.1. São Paulo: Ática, 1997; e PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História & vida integrada. 7ª série. São Paulo: Ática, 2001 , amplamente adotadas nas escolas de Ensino Fundamental, duas das quais, avaliadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A investigação procura responder, fundamentalmente, a uma questão: qual história os livros didáticos, muito utilizados pelos professores em sala de aula, narram sobre os negros na conformação da história nacional? Após uma contextualização sociopolítica e cultural dos discursos verbais e iconográficos nos livros didáticos e a apresentação de aspectos da organização das três edições, foram analisados, em cada volume, textos, imagens e atividades elaboradas para os alunos. Para atingir os objetivos propostos, buscou-se um referencial teórico que trata das noções de representação, poder e imaginário, em especial, os conceitos formulados por Michel De Certeau e Roger Chartier, o que possibilitou entender que a reconstrução dos fatos pelo discurso verbal e iconográfico se corporifica na definição de representações resultantes de interesses concretos e imaginários. Esse referencial auxiliou, também, na compreensão das especificidades do livro didático, com vistas a estabelecer relações entre os discursos verbais e iconográficos construídos sobre os negros e os pressupostos ideológicos, historiográficos e metodológicos que sustentaram a autoria na produção dos manuais escolares selecionados.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-02-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T04:13:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T04:13:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85EQBH
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85EQBH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85EQBH/1/jo_o___tese.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85EQBH/2/jo_o___tese.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a680448579dc3c26f25a7b66dca63e5
f749610d04f591c4abdab958123eb50f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589264573726720