Gestão e certificação de competências no Brasil: uma análise comparativa de experiências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neide Elisa Portes dos Santos
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-5SEMCD
Resumo: O objetivo desta dissertação de mestrado foi analisar o processo de institucionalização da certificação de competências enquanto estratégia de reconversão da força de trabalho. Para tanto, foi feito um estudo comparativo de algumas experiências de certificação profissional que se encontram em desenvolvimento no Brasil.Optou-se por cotejar experiências de alguns países no campo da certificação de competências com vistas a se identificar suas similitudes e diferenças em relação ao contexto brasileiro. A hipótese central que norteou a pesquisa foi a de que os processos de certificação profissional baseada na noção de competências tenderiam a favorecer trabalhadores já inseridos no mercado de trabalho à medida que as empresas tendem a canalizar ou a intensificar investimentos na formação da força de trabalho considerada estratégica, incluindo-se nessa medida, a certificação de competências. Para o desenvolvimento da pesquisa, elegeu-se quatro propósitos: apreensão e comparação dos interesses dos diferentes interlocutores na proposição de programas de certificação profissional baseada em competências; a análise dos impactos dos processos de certificação de competências sobre a negociação da força de trabalho e sobre a qualificação real do trabalhador; a compreensão da estrutura e funcionamento desses programas; a identificação das referências conceituais adotadas nas experiências brasileiras. O desenvolvimento dessa pesquisa foi através de análise da bibliografia na literatura especializada e análise de algumas fontes documentais. As dimensões/ categorias analíticas utilizadas foram: os interesses dos diferentes interlocutores em relação ao desenvolvimento dos processos de certificação de pessoas; o conceito de competência adotado; o modelo de gestão e a participação dos interlocutores nos processos de identificação das competências a serem desenvolvidas, avaliadas e certificadas. No primeiro capítulo, discutiu-se a relação qualificação, competência e certificação. No segundo capítulo, analisou-se o processo de institucionalização dos Sistemas de Certificação de Competências que vêm sendo desenvolvidos em alguns países França, Canadá, Reino Unido, México e Chile. O processo de institucionalização da Certificação de competências no Brasil constituiu o objeto de análise do terceiro capítulo. No quarto capítulo, foram analisadas as experiências de certificação de pessoas que se encontram em desenvolvimento no Brasil com vistas a se identificar convergências e divergências existentes entre os projetos. As experiências que foram objeto de análise no quarto capítulo estão inseridas no âmbito das entidades governamentais, empresariais e dos trabalhadores. Das experiências das entidades governamentais, foram analisados o Programa de Profissionalização do Pessoal da Área de Enfermagem PROFAE; a experiência da Secretaria Municipal do Trabalho no Rio de Janeiro e o Subsistema de Avaliação e Certificação de Competências do MEC. Das que estão empreendidas por iniciativa do Setor Produtivo, foram analisados o Programa de Certificação de Pessoal da Associação Brasileira de Manutenção; o Projeto Estratégico do SENAI e Programa do Instituto de Hospitalidade. Das entidades sindicais, foi analisado o Programa Integrar para desempregados. Neste capítulo, foram discutidas ainda, as implicações societais dos processos de certificação de competências. Na conclusão, foram recuperados os elementos-síntese das discussões no campo da certificação, focalizando-se, sobretudo, a questão da negociação coletiva.
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A hipótese central que norteou a pesquisa foi a de que os processos de certificação profissional baseada na noção de competências tenderiam a favorecer trabalhadores já inseridos no mercado de trabalho à medida que as empresas tendem a canalizar ou a intensificar investimentos na formação da força de trabalho considerada estratégica, incluindo-se nessa medida, a certificação de competências. Para o desenvolvimento da pesquisa, elegeu-se quatro propósitos: apreensão e comparação dos interesses dos diferentes interlocutores na proposição de programas de certificação profissional baseada em competências; a análise dos impactos dos processos de certificação de competências sobre a negociação da força de trabalho e sobre a qualificação real do trabalhador; a compreensão da estrutura e funcionamento desses programas; a identificação das referências conceituais adotadas nas experiências brasileiras. O desenvolvimento dessa pesquisa foi através de análise da bibliografia na literatura especializada e análise de algumas fontes documentais. As dimensões/ categorias analíticas utilizadas foram: os interesses dos diferentes interlocutores em relação ao desenvolvimento dos processos de certificação de pessoas; o conceito de competência adotado; o modelo de gestão e a participação dos interlocutores nos processos de identificação das competências a serem desenvolvidas, avaliadas e certificadas. No primeiro capítulo, discutiu-se a relação qualificação, competência e certificação. No segundo capítulo, analisou-se o processo de institucionalização dos Sistemas de Certificação de Competências que vêm sendo desenvolvidos em alguns países França, Canadá, Reino Unido, México e Chile. O processo de institucionalização da Certificação de competências no Brasil constituiu o objeto de análise do terceiro capítulo. No quarto capítulo, foram analisadas as experiências de certificação de pessoas que se encontram em desenvolvimento no Brasil com vistas a se identificar convergências e divergências existentes entre os projetos. As experiências que foram objeto de análise no quarto capítulo estão inseridas no âmbito das entidades governamentais, empresariais e dos trabalhadores. Das experiências das entidades governamentais, foram analisados o Programa de Profissionalização do Pessoal da Área de Enfermagem PROFAE; a experiência da Secretaria Municipal do Trabalho no Rio de Janeiro e o Subsistema de Avaliação e Certificação de Competências do MEC. Das que estão empreendidas por iniciativa do Setor Produtivo, foram analisados o Programa de Certificação de Pessoal da Associação Brasileira de Manutenção; o Projeto Estratégico do SENAI e Programa do Instituto de Hospitalidade. Das entidades sindicais, foi analisado o Programa Integrar para desempregados. Neste capítulo, foram discutidas ainda, as implicações societais dos processos de certificação de competências. Na conclusão, foram recuperados os elementos-síntese das discussões no campo da certificação, focalizando-se, sobretudo, a questão da negociação coletiva.L´objectif de cette recherche fût d´analyser le procés d´institutionalisation de la certification du competénce en tant que stratégie de la gestion de la main d´oeuvre. Ainsi fût faite une ètude comparatif de quelques experiénces de certification professionnel, qui se trouvent en développement au Brésil. Ainsi, on opté pour confronté les experiénces de quelques pays dans le champ de certificat écrits sur le capacités afin d´identifier ses analogies et differences en relation a la situation bresilienne. La supposition central qui orienté la recherche fût que les procés de certification, tendent a favoriser les travaillheurs inscrits au marché du travail à mesure que ces entreprises tendent a canaliser ou intensifier les investissements pour qualification de la main-d´ouvre estratégie pour l´entrepise. Pour le développement de la recherche, on a élu quatre propositions: appréhension et comparaison des intérêts des interlocuteurs dans la proposition de programmes de certification professionnelle basés sur la competénce; l´anályse des impacts des processus de certification de competénce sur la négociation de la force du travail et sur la qualitication réelle des travailleurs; la compréhension de la structure et fonctionenment des programmes analysés; l´identification des réferénces conceptualles des experiénces en développement au Brésil. Le développement de cette recherche fût átravers l´analyse de la littérature specialisée à la source de quelques documents. Les données principales utilisées furent: les intérêts des interlocuteurs en proprosant programmes de certification professionnelle; le concept de competénce utilisé; le modèle de la gestion et la participation des interlocuteurs en proces d´identication des competénces qui seront analysées, évaluées et certifiées. Dans le premier chapitre, on a débatti la rapport qualification, competénce et certification. Dans le deuxième chapitre, on a analysé le processus d´institutionalisation des systémes de certification en développement en quelques pays. Les assertions des interlocuteurs politiques et socials et le processus d´institutionalisation des programmes du certification de la competénce sont les objects de analyse de le troisième chapitre. Dans le quatrième chapitre sont analysées les experiénces de certification de personnes qu´on a retruvent en dévellopment au Brésil afin d´identifier les convergences et les divergences des differéntes programmes. Les experiénces que furent object d´analyse au quatrième chapitre, sont developpemént par les distincts interlocuteurs (Etat, entreprises, travailleurs). Les programmes analysé sont: le PROFAE; La experiénce de la Secrétarie Municipal de le Rio de Janeiro; le Systéme de Evaluation et Certification des competénces de Ministère d´Instruction. Sont également analysée le programme de certification du personnel de L´association Brésilienne de Maitenance; Le Projet Stratégique de SENAI; Le Programme de L´institut de Hospitalité et le Programme Insérer pour les Chomeurs de la CUT. A cet chapitre on a debatte les implications sociales des procés de certification de competénces. Dans la conclusion, on a reporté les quelques eleménts des débats sur la certificatión,on a focalisé, surtout, la question de la négociation coletive .Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGestão da qualidade total  Sociologia educacionalEducaçãoEducação profissionalQualificaçãoCertificação de competênciaCertificação profissionalCompetênciaGestão e certificação de competências no Brasil: uma análise comparativa de experiênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000509.pdfapplication/pdf1154204https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-5SEMCD/1/1000000509.pdffe0f523fc80c4b54e02e1866d1f90d7cMD51TEXT1000000509.pdf.txt1000000509.pdf.txtExtracted texttext/plain328943https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-5SEMCD/2/1000000509.pdf.txt3c05ea8fee1be07553248399508afc44MD521843/HJPB-5SEMCD2019-11-14 18:15:56.487oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-5SEMCDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:15:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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