Aprendizagem de línguas em regime de tandem via e-mail: colaboração, autonomia e estratégias sociais e de compensação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junia de Carvalho Fidelis Braga
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5VSMQG
Resumo: Neste estudo, investigo o uso das estratégias de aprendizagem: sociais e de compensação ocorridas no Programa de Tandem via e-mail entre alunos de português da California State University Fullerton e alunos de inglês do College English School. O objetivo da pesquisa foi identificar o uso das estratégias sociais e de compensação no ambiente colaborativo de tandem via e-mail, identificar indícios de autonomia do aprendiz nas interações via e-mail e verificar a influência do meio virtual no desenvolvimento das habilidades lingüísticas e da autonomia do aprendiz. Este estudo apóia-se nas teorias sobre estratégias de aprendizagem: sociais e de compensação, nas teorias que fundamentam o ensino e aprendizagem de línguas mediados por computador (CALL), nas teorias sobre aprendizagem colaborativa e nos pressupostos teóricos do construto da autonomia. A metodologia deste estudo se enquadra no paradigma qualitativo. As interações coletadas no Programa de Aprendizagem em Tandem Brasil e USA, com duração de três meses, constituem o corpus desta pesquisa. Com base nesses pressupostos, demonstro, por meio da análise dos dados, que as noções de bilingüismo, reciprocidade e autonomia estão presentes na aprendizagem colaborativa de tandem, que o uso das estratégias de aprendizagem pode auxiliar os aprendizes na construção de conhecimento na língua alvo e que o ambiente virtual promove o desenvolvimento lingüístico e o da autonomia do aprendiz.
id UFMG_b25ce6b80c3730a0c7e8fff33756ec3b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-5VSMQG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Vera Lucia Menezes de Oliveira e PaivaVilson Jose LeffaRicardo Augusto de SouzaJunia de Carvalho Fidelis Braga2019-08-10T11:35:09Z2019-08-10T11:35:09Z2004-03-02http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5VSMQGNeste estudo, investigo o uso das estratégias de aprendizagem: sociais e de compensação ocorridas no Programa de Tandem via e-mail entre alunos de português da California State University Fullerton e alunos de inglês do College English School. O objetivo da pesquisa foi identificar o uso das estratégias sociais e de compensação no ambiente colaborativo de tandem via e-mail, identificar indícios de autonomia do aprendiz nas interações via e-mail e verificar a influência do meio virtual no desenvolvimento das habilidades lingüísticas e da autonomia do aprendiz. Este estudo apóia-se nas teorias sobre estratégias de aprendizagem: sociais e de compensação, nas teorias que fundamentam o ensino e aprendizagem de línguas mediados por computador (CALL), nas teorias sobre aprendizagem colaborativa e nos pressupostos teóricos do construto da autonomia. A metodologia deste estudo se enquadra no paradigma qualitativo. As interações coletadas no Programa de Aprendizagem em Tandem Brasil e USA, com duração de três meses, constituem o corpus desta pesquisa. Com base nesses pressupostos, demonstro, por meio da análise dos dados, que as noções de bilingüismo, reciprocidade e autonomia estão presentes na aprendizagem colaborativa de tandem, que o uso das estratégias de aprendizagem pode auxiliar os aprendizes na construção de conhecimento na língua alvo e que o ambiente virtual promove o desenvolvimento lingüístico e o da autonomia do aprendiz.This study aims to investigate the use of social and compensation learning strategies between students of Portuguese at California State University Fullerton and students of English at College English School participating in a Tandem e-mail program. The objective of the research is to identify the use of social and compensation strategies in the collaborative environment of Tandem via e-mail, identify traces of learner's autonomy in e-mail interactions and find out whether the virtual environment influences the development of the learner's linguistic skills and autonomy. This study is grounded on the social and compensation learning theories, on CALL-based theories, on collaborative learning theories, as well as on the theoretical assumptions ofthe construct ofautonomy. The methodology of this study is based on the qualitative paradigm. The interactions used in the 'Programa de Aprendizagem em Tandem Brasil e USA', which lasted for three months, make up the corpus ofthis study. In view ofthese assumptions and by means ofdata analysis, I demonstrate that the notions of bilingualism, reciprocity and autonomy are present in a tandem-based collaboration, that the use of learning strategies can help learners in the build-up of target language knowledge and that the virtual environment can promote linguistic development and learner's autonomy.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLínguas Estudo e ensino Falantes estrangeirosComunicação interculturalCompetência comunicativaAprendizagem MetodologiaInteração socialCorreio eletrônicoEnsino auxiliado por computadorLínguas em tandemAprendizagem autônomaAquisição da segunda linguagemComunicação mediada por computadorEducação interculturalLínguas Métodos de ensino Falantes estrangeirosInternet (Redes de computação) na educaçãoEstudos LinguísticosAprendizagem de línguas em regime de tandem via e-mail: colaboração, autonomia e estratégias sociais e de compensaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_juniadecarvalhofidelisbraga.pdfapplication/pdf5030418https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-5VSMQG/1/dissertacao_juniadecarvalhofidelisbraga.pdf237b17ebc5e39408fd81eb62fbb97d49MD51TEXTdissertacao_juniadecarvalhofidelisbraga.pdf.txtdissertacao_juniadecarvalhofidelisbraga.pdf.txtExtracted texttext/plain222574https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-5VSMQG/2/dissertacao_juniadecarvalhofidelisbraga.pdf.txt6f20dd813411e23a001a46f26e50dbfbMD521843/ALDR-5VSMQG2019-11-14 06:58:41.244oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-5VSMQGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:58:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem de línguas em regime de tandem via e-mail: colaboração, autonomia e estratégias sociais e de compensação
title Aprendizagem de línguas em regime de tandem via e-mail: colaboração, autonomia e estratégias sociais e de compensação
spellingShingle Aprendizagem de línguas em regime de tandem via e-mail: colaboração, autonomia e estratégias sociais e de compensação
Junia de Carvalho Fidelis Braga
Estudos Linguísticos
Línguas Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Comunicação intercultural
Competência comunicativa
Aprendizagem Metodologia
Interação social
Correio eletrônico
Ensino auxiliado por computador
Línguas em tandem
Aprendizagem autônoma
Aquisição da segunda linguagem
Comunicação mediada por computador
Educação intercultural
Línguas Métodos de ensino Falantes estrangeiros
Internet (Redes de computação) na educação
title_short Aprendizagem de línguas em regime de tandem via e-mail: colaboração, autonomia e estratégias sociais e de compensação
title_full Aprendizagem de línguas em regime de tandem via e-mail: colaboração, autonomia e estratégias sociais e de compensação
title_fullStr Aprendizagem de línguas em regime de tandem via e-mail: colaboração, autonomia e estratégias sociais e de compensação
title_full_unstemmed Aprendizagem de línguas em regime de tandem via e-mail: colaboração, autonomia e estratégias sociais e de compensação
title_sort Aprendizagem de línguas em regime de tandem via e-mail: colaboração, autonomia e estratégias sociais e de compensação
author Junia de Carvalho Fidelis Braga
author_facet Junia de Carvalho Fidelis Braga
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vera Lucia Menezes de Oliveira e Paiva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vilson Jose Leffa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ricardo Augusto de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Junia de Carvalho Fidelis Braga
contributor_str_mv Vera Lucia Menezes de Oliveira e Paiva
Vilson Jose Leffa
Ricardo Augusto de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos Linguísticos
topic Estudos Linguísticos
Línguas Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Comunicação intercultural
Competência comunicativa
Aprendizagem Metodologia
Interação social
Correio eletrônico
Ensino auxiliado por computador
Línguas em tandem
Aprendizagem autônoma
Aquisição da segunda linguagem
Comunicação mediada por computador
Educação intercultural
Línguas Métodos de ensino Falantes estrangeiros
Internet (Redes de computação) na educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Línguas Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Comunicação intercultural
Competência comunicativa
Aprendizagem Metodologia
Interação social
Correio eletrônico
Ensino auxiliado por computador
Línguas em tandem
Aprendizagem autônoma
Aquisição da segunda linguagem
Comunicação mediada por computador
Educação intercultural
Línguas Métodos de ensino Falantes estrangeiros
Internet (Redes de computação) na educação
description Neste estudo, investigo o uso das estratégias de aprendizagem: sociais e de compensação ocorridas no Programa de Tandem via e-mail entre alunos de português da California State University Fullerton e alunos de inglês do College English School. O objetivo da pesquisa foi identificar o uso das estratégias sociais e de compensação no ambiente colaborativo de tandem via e-mail, identificar indícios de autonomia do aprendiz nas interações via e-mail e verificar a influência do meio virtual no desenvolvimento das habilidades lingüísticas e da autonomia do aprendiz. Este estudo apóia-se nas teorias sobre estratégias de aprendizagem: sociais e de compensação, nas teorias que fundamentam o ensino e aprendizagem de línguas mediados por computador (CALL), nas teorias sobre aprendizagem colaborativa e nos pressupostos teóricos do construto da autonomia. A metodologia deste estudo se enquadra no paradigma qualitativo. As interações coletadas no Programa de Aprendizagem em Tandem Brasil e USA, com duração de três meses, constituem o corpus desta pesquisa. Com base nesses pressupostos, demonstro, por meio da análise dos dados, que as noções de bilingüismo, reciprocidade e autonomia estão presentes na aprendizagem colaborativa de tandem, que o uso das estratégias de aprendizagem pode auxiliar os aprendizes na construção de conhecimento na língua alvo e que o ambiente virtual promove o desenvolvimento lingüístico e o da autonomia do aprendiz.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-03-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T11:35:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T11:35:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5VSMQG
url http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5VSMQG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-5VSMQG/1/dissertacao_juniadecarvalhofidelisbraga.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-5VSMQG/2/dissertacao_juniadecarvalhofidelisbraga.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 237b17ebc5e39408fd81eb62fbb97d49
6f20dd813411e23a001a46f26e50dbfb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589304122867712