O Andante do Concerto Op. 3 de Serge Koussevitzky: práticas de performance na sua gravação histórica de 1929.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alfredo Ribeiro da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ARLJPX
Resumo: Serge Koussevitzky destacou-se no cenário musical erudito da primeira metade do século XX como grande contrabaixista, maestro e incentivador de novos compositores de obras vanguardistas e conservadoras. Como compositor, se ateve a um restrito número de obras conservadoras e de cunho romântico, dentre as quais o seu Concerto para Contrabaixo e Orquestra Op.3, possivelmente a obra mais popular para este instrumento enquanto solista. Como contrabaixista, Koussevitzky deixou uma gravação histórica que sintetiza suas ecléticas escolhas interpretativas. Trechos de sua gravação do Andante do seu Concerto para Contrabaixo e Orquestra Op.3 (1929) podem revelar suas práticas de performance expressivas da mão esquerda, como o portamento (em declínio na segunda metade do século XX), o vibrato contínuo (em ascensão na segunda metade do século XX) e uma prática expressiva ligada ao tempo, o rubato. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa incluem análises qualitativas (análise auditiva e análise formal) e análises quantitativas (análise espectrográfica por meio do software Adobe Audition), com descrição de: (1) três tipos de portamenti em notas isoladas (conclusivo, inicial, e com nota intermediária), (2) taxas, amplitudes e regularidade dos três tipos de vibrati utilizados (vibrato pontual, vibrato contínuo e vibrato-de-dois-dedos) e (3) timings na realização rítmica. Uma Edição de Performance Audiovisual (EdiPa) do Andante do Concerto Op.3 foi criada. Nela estão documentadas as práticas interpretativas realizadas por Koussevitzky em sua gravação de 1929. Foi criada também uma edição de performance tradicional, contendo indicações e sugestões da utilização destes recursos interpretativos em notação musical tradicional.
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