As várias formas de se trabalhar a leitura objetivando a formação do leitor: a integração sala de aula/biblioteca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N6R37 |
Resumo: | Realizou-se neste estudo, uma pesquisa tendo como propósito verificar se quando a escolha do livro, em especial,o literário,é feita de maneira livre, sem a intervenção do professor ou com algum objetivo didático, aumenta o número de leitores. Nesse sentido, busca-se entender quais fatores são cruciais para a formação de um leitor. O que motivou essa investigação foi a falta de interesse dos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Isaura Santos (EMPIS) pela leitura, dos anos finais do 3° ciclo, que neste quesito supera os dasséries iniciais. Através da aplicação de um questionário aos alunos supracitados chegou-se a conclusão de que, além da influência da família na formação do leitor, a escola exerce um papel primordial na condução do aluno para que este se torne um leitor que lê, de tudo, e com prazer. Observou-se que muitos estudantes, quando leem fazem isso mais por obrigação ou necessidade.Entretanto, muitas vezes, épreciso que se leia mesmo que sem prazer, pois a leitura é uma exigência da sociedade, é uma maneira de conquistarmos nossa autonomia. Por isso, é preciso que a escola crie situações de ensino voltadas para a construção do leitor competente capaz de compreender, interpretar, interferir, interagir com o texto. Tendo em vista identificar possíveis causas e buscar possíveis soluções para o fomento da leitura, é que foi desenvolvido um projeto, A Temporada do Amor, naescola citada, evento que envolveu toda a comunidade escolar. |
id |
UFMG_b304f26a33f4834c646226839b96fca8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9N6R37 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Flor de Maio Barbosa BenficaAna Aparecida de Jesus2019-08-10T21:34:25Z2019-08-10T21:34:25Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N6R37Realizou-se neste estudo, uma pesquisa tendo como propósito verificar se quando a escolha do livro, em especial,o literário,é feita de maneira livre, sem a intervenção do professor ou com algum objetivo didático, aumenta o número de leitores. Nesse sentido, busca-se entender quais fatores são cruciais para a formação de um leitor. O que motivou essa investigação foi a falta de interesse dos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Isaura Santos (EMPIS) pela leitura, dos anos finais do 3° ciclo, que neste quesito supera os dasséries iniciais. Através da aplicação de um questionário aos alunos supracitados chegou-se a conclusão de que, além da influência da família na formação do leitor, a escola exerce um papel primordial na condução do aluno para que este se torne um leitor que lê, de tudo, e com prazer. Observou-se que muitos estudantes, quando leem fazem isso mais por obrigação ou necessidade.Entretanto, muitas vezes, épreciso que se leia mesmo que sem prazer, pois a leitura é uma exigência da sociedade, é uma maneira de conquistarmos nossa autonomia. Por isso, é preciso que a escola crie situações de ensino voltadas para a construção do leitor competente capaz de compreender, interpretar, interferir, interagir com o texto. Tendo em vista identificar possíveis causas e buscar possíveis soluções para o fomento da leitura, é que foi desenvolvido um projeto, A Temporada do Amor, naescola citada, evento que envolveu toda a comunidade escolar.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoLeituraBibliotecas escolaresLeituraLeitor e AlunosAs várias formas de se trabalhar a leitura objetivando a formação do leitor: a integração sala de aula/bibliotecainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_ana_aparecida_de_jesus_14_07_2012.pdfapplication/pdf344448https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N6R37/1/tcc_ana_aparecida_de_jesus_14_07_2012.pdf2254ac31b5f759b761113aeefc8c09ceMD51TEXTtcc_ana_aparecida_de_jesus_14_07_2012.pdf.txttcc_ana_aparecida_de_jesus_14_07_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain73298https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N6R37/2/tcc_ana_aparecida_de_jesus_14_07_2012.pdf.txt2d06627e4e66b445a90bc9d7fb30d25dMD521843/VRNS-9N6R372019-11-14 06:46:37.229oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9N6R37Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:46:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As várias formas de se trabalhar a leitura objetivando a formação do leitor: a integração sala de aula/biblioteca |
title |
As várias formas de se trabalhar a leitura objetivando a formação do leitor: a integração sala de aula/biblioteca |
spellingShingle |
As várias formas de se trabalhar a leitura objetivando a formação do leitor: a integração sala de aula/biblioteca Ana Aparecida de Jesus Leitura Leitor e Alunos Educação Leitura Bibliotecas escolares |
title_short |
As várias formas de se trabalhar a leitura objetivando a formação do leitor: a integração sala de aula/biblioteca |
title_full |
As várias formas de se trabalhar a leitura objetivando a formação do leitor: a integração sala de aula/biblioteca |
title_fullStr |
As várias formas de se trabalhar a leitura objetivando a formação do leitor: a integração sala de aula/biblioteca |
title_full_unstemmed |
As várias formas de se trabalhar a leitura objetivando a formação do leitor: a integração sala de aula/biblioteca |
title_sort |
As várias formas de se trabalhar a leitura objetivando a formação do leitor: a integração sala de aula/biblioteca |
author |
Ana Aparecida de Jesus |
author_facet |
Ana Aparecida de Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Flor de Maio Barbosa Benfica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana Aparecida de Jesus |
contributor_str_mv |
Maria Flor de Maio Barbosa Benfica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Leitor e Alunos |
topic |
Leitura Leitor e Alunos Educação Leitura Bibliotecas escolares |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Leitura Bibliotecas escolares |
description |
Realizou-se neste estudo, uma pesquisa tendo como propósito verificar se quando a escolha do livro, em especial,o literário,é feita de maneira livre, sem a intervenção do professor ou com algum objetivo didático, aumenta o número de leitores. Nesse sentido, busca-se entender quais fatores são cruciais para a formação de um leitor. O que motivou essa investigação foi a falta de interesse dos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Isaura Santos (EMPIS) pela leitura, dos anos finais do 3° ciclo, que neste quesito supera os dasséries iniciais. Através da aplicação de um questionário aos alunos supracitados chegou-se a conclusão de que, além da influência da família na formação do leitor, a escola exerce um papel primordial na condução do aluno para que este se torne um leitor que lê, de tudo, e com prazer. Observou-se que muitos estudantes, quando leem fazem isso mais por obrigação ou necessidade.Entretanto, muitas vezes, épreciso que se leia mesmo que sem prazer, pois a leitura é uma exigência da sociedade, é uma maneira de conquistarmos nossa autonomia. Por isso, é preciso que a escola crie situações de ensino voltadas para a construção do leitor competente capaz de compreender, interpretar, interferir, interagir com o texto. Tendo em vista identificar possíveis causas e buscar possíveis soluções para o fomento da leitura, é que foi desenvolvido um projeto, A Temporada do Amor, naescola citada, evento que envolveu toda a comunidade escolar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T21:34:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T21:34:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N6R37 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N6R37 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N6R37/1/tcc_ana_aparecida_de_jesus_14_07_2012.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N6R37/2/tcc_ana_aparecida_de_jesus_14_07_2012.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2254ac31b5f759b761113aeefc8c09ce 2d06627e4e66b445a90bc9d7fb30d25d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589264229793792 |