Tornar-se professor do campo: representações sociais em movimento em uma licenciatura em educação do campo com habilitação em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gleice Aparecida de Moraes Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/41782
https://orcid.org/0000-0001-6652-2627
Resumo: Neste trabalho nos propomos a compreender o movimento das representações sociais do tornar-se professor no processo formativo de professores de Matemática no curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Iniciativas ao longo de décadas foram implementadas a fim de garantir o direito à educação aos povos campesinos, como a criação de Licenciaturas preocupadas com o atendimento de demandas educacionais das populações camponesas. Esses futuros professores, no ingresso nesses cursos, trazem consigo formas de pensar, sentir e agir que lhes são próprias, em representações construídas ao longo de suas trajetórias, seja na educação básica ou na atuação em coletivos e movimentos sociais de suas comunidades. Os processos formativos do curso, contudo, produzem movimentos nessas representações, de modo que “tornar-se professor” no contexto da Educação do Campo, pelo encontro com as trajetórias de outros sujeitos, pela dinâmica do curso, pela luta pela terra e pelo acesso e permanência em cursos de formação de professores, ganha novos sentidos e significados. Tivemos acesso aos memoriais de dezenove licenciandos que ingressaram na habilitação em Matemática do curso de Licenciatura em Educação do Campo, em 2016, e proseamos em rodas de conversa, tratando, entre outros assuntos, sobre seu processo formativo como educadores do campo. Pareceu-nos oportuno utilizar como mediação a Teoria das Representações Sociais em Movimento neste estudo, trazendo autores como Serge Moscovici, Denise Jodelet e Maria Isabel Antunes-Rocha para compreender tais movimentos. Os dados obtidos nos levaram a três eixos de análise: (I) tornar-se professor (de Matemática) nas especificidades de uma Licenciatura em Educação do Campo; (II) tornar-se professor (de Matemática) nas relações escolares; (III) tornar-se professor (de Matemática) nas relações com a Comunidade. De acordo com os resultados, evidenciamos como as especificidades do curso, em particular a Formação por Alternância, a formação por áreas de conhecimento, as relações escolares que se estabelecem por meio dos estágios, as relações com a comunidade, marcadas pelos Trabalhos de Conclusão de Curso, bem como o contexto de luta pela terra, iniciado desde os movimentos sociais e discutido ao longo do curso, são geradores de mudanças nas representações sobre o tornar-se professor do campo.
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Esses futuros professores, no ingresso nesses cursos, trazem consigo formas de pensar, sentir e agir que lhes são próprias, em representações construídas ao longo de suas trajetórias, seja na educação básica ou na atuação em coletivos e movimentos sociais de suas comunidades. Os processos formativos do curso, contudo, produzem movimentos nessas representações, de modo que “tornar-se professor” no contexto da Educação do Campo, pelo encontro com as trajetórias de outros sujeitos, pela dinâmica do curso, pela luta pela terra e pelo acesso e permanência em cursos de formação de professores, ganha novos sentidos e significados. Tivemos acesso aos memoriais de dezenove licenciandos que ingressaram na habilitação em Matemática do curso de Licenciatura em Educação do Campo, em 2016, e proseamos em rodas de conversa, tratando, entre outros assuntos, sobre seu processo formativo como educadores do campo. Pareceu-nos oportuno utilizar como mediação a Teoria das Representações Sociais em Movimento neste estudo, trazendo autores como Serge Moscovici, Denise Jodelet e Maria Isabel Antunes-Rocha para compreender tais movimentos. Os dados obtidos nos levaram a três eixos de análise: (I) tornar-se professor (de Matemática) nas especificidades de uma Licenciatura em Educação do Campo; (II) tornar-se professor (de Matemática) nas relações escolares; (III) tornar-se professor (de Matemática) nas relações com a Comunidade. De acordo com os resultados, evidenciamos como as especificidades do curso, em particular a Formação por Alternância, a formação por áreas de conhecimento, as relações escolares que se estabelecem por meio dos estágios, as relações com a comunidade, marcadas pelos Trabalhos de Conclusão de Curso, bem como o contexto de luta pela terra, iniciado desde os movimentos sociais e discutido ao longo do curso, são geradores de mudanças nas representações sobre o tornar-se professor do campo.In this work, we propose to understand the formative process of future Mathematics teachers in a class of degree course in Rural Education at the Federal University of Minas Gerais (UFMG). Initiatives over the decades have been implemented to guarantee the right to education for peasant peoples, such as the creation of Degrees concerned about meeting the educational demands of rural communities. These future teachers, upon entering these courses, bring with them ways of thinking, feeling and acting that are their own, in representations built along their paths, whether in Basic Education or acting in collectives and social movements in their communities. The formative processes of the course, however, produce movements in these representations, so that “becoming a teacher” in the context of Rural Education, by meeting the paths of other subjects, by the dynamics of the course, by the struggle for land and access and permanence in teacher training courses, gains new meanings and meanings. We had access to the memorials of nineteen graduates who joined the qualification in Mathematics of the Licentiate in Rural Education course, in 2016, and we talked in two rounds of conversation, dealing, among other matters, about their training process as an educator in the field. It seemed opportune to use as mediation the Theory of Social Representations in Movement in this study, bringing authors such as Serge Moscovici, Denise Jodelet, and Maria Isabel Antunes-Rocha to understand such movements. The data obtained led us to three areas of analysis: (I) becoming a teacher (of Mathematics) in the specifics of a Degree in Rural Education; (II) becoming a teacher (of Mathematics) in school relations; (III) becoming a teacher (of Mathematics) in relations with the Community. According to the results, we show how the specifics of the course, in particular the Pedagogy of Alternation and training by areas of knowledge, the school relationships that are established through internships, and the relationships with the community marked by the Graduation Final Projects, as well as the context of the struggle for land, started from the social movements and discussed throughout the course, generate changes in representations of becoming a rural teacher.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão SocialUFMGBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessProfessores de educação do campo - formaçãoEducação do campo - LicenciaturaRepresentações sociaisEducação matemáticaLicenciatura em Educação do CampoEducação MatemáticaRepresentações SociaisFormação de Professores (de Matemática)Tornar-se professor do campo: representações sociais em movimento em uma licenciatura em educação do campo com habilitação em matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertacao_Gleice_Final revisada.pdfDissertacao_Gleice_Final revisada.pdfTornar-se professor do campo: Representações Sociais em Movimento em uma Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Matemáticaapplication/pdf4109151https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41782/1/Dissertacao_Gleice_Final%20revisada.pdffbc99bfc3594775dfc39104ccca0b430MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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