Diálogo, investigação e criticidade em um curso de licenciatura em educação do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvino de Lima, Aldinete
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva Lima, Iranete Maria da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/153
Resumo: O artigo traz parte de pesquisa de doutorado que teve por objetivo compreender a relação que se constitui entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. A pesquisa ancora-se nos estudos sobre a Educação do Campo, a formação de professores de Matemática nas referidas licenciaturas e na Educação Matemática Crítica, particularizando os conceitos de diálogo, investigação e criticidade que se constituem nas categorias analíticas utilizadas para analisar as respostas dadas por três professores formadores nas entrevistas semiestruturadas realizadas. Os resultados obtidos nesta etapa da pesquisa revelam que os professores investigados consideram as relações dialógicas, investigativas e críticas como princípios para desenvolver suas atividades matemáticas, o que coaduna com os princípios que devem nortear a formação dos professores de matemática nos contextos da Educação do Campo.
id UFPA-6_3328ab980eb328a86b7be63363b1e223
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/153
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Diálogo, investigação e criticidade em um curso de licenciatura em educação do campoFormação de professores de MatemáticaEducação do CampoLicenciatura em Educação do CampoEducação Matemática CríticaO artigo traz parte de pesquisa de doutorado que teve por objetivo compreender a relação que se constitui entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. A pesquisa ancora-se nos estudos sobre a Educação do Campo, a formação de professores de Matemática nas referidas licenciaturas e na Educação Matemática Crítica, particularizando os conceitos de diálogo, investigação e criticidade que se constituem nas categorias analíticas utilizadas para analisar as respostas dadas por três professores formadores nas entrevistas semiestruturadas realizadas. Os resultados obtidos nesta etapa da pesquisa revelam que os professores investigados consideram as relações dialógicas, investigativas e críticas como princípios para desenvolver suas atividades matemáticas, o que coaduna com os princípios que devem nortear a formação dos professores de matemática nos contextos da Educação do Campo.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/15310.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p67-79.id204REMATEC; v. 14 n. 32 (2019); 67-792675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/153/152Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilvino de Lima, AldineteSilva Lima, Iranete Maria da2022-11-17T22:44:00Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/153Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:44Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogo, investigação e criticidade em um curso de licenciatura em educação do campo
title Diálogo, investigação e criticidade em um curso de licenciatura em educação do campo
spellingShingle Diálogo, investigação e criticidade em um curso de licenciatura em educação do campo
Silvino de Lima, Aldinete
Formação de professores de Matemática
Educação do Campo
Licenciatura em Educação do Campo
Educação Matemática Crítica
title_short Diálogo, investigação e criticidade em um curso de licenciatura em educação do campo
title_full Diálogo, investigação e criticidade em um curso de licenciatura em educação do campo
title_fullStr Diálogo, investigação e criticidade em um curso de licenciatura em educação do campo
title_full_unstemmed Diálogo, investigação e criticidade em um curso de licenciatura em educação do campo
title_sort Diálogo, investigação e criticidade em um curso de licenciatura em educação do campo
author Silvino de Lima, Aldinete
author_facet Silvino de Lima, Aldinete
Silva Lima, Iranete Maria da
author_role author
author2 Silva Lima, Iranete Maria da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvino de Lima, Aldinete
Silva Lima, Iranete Maria da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores de Matemática
Educação do Campo
Licenciatura em Educação do Campo
Educação Matemática Crítica
topic Formação de professores de Matemática
Educação do Campo
Licenciatura em Educação do Campo
Educação Matemática Crítica
description O artigo traz parte de pesquisa de doutorado que teve por objetivo compreender a relação que se constitui entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. A pesquisa ancora-se nos estudos sobre a Educação do Campo, a formação de professores de Matemática nas referidas licenciaturas e na Educação Matemática Crítica, particularizando os conceitos de diálogo, investigação e criticidade que se constituem nas categorias analíticas utilizadas para analisar as respostas dadas por três professores formadores nas entrevistas semiestruturadas realizadas. Os resultados obtidos nesta etapa da pesquisa revelam que os professores investigados consideram as relações dialógicas, investigativas e críticas como princípios para desenvolver suas atividades matemáticas, o que coaduna com os princípios que devem nortear a formação dos professores de matemática nos contextos da Educação do Campo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/153
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p67-79.id204
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/153
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p67-79.id204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/153/152
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 14 n. 32 (2019); 67-79
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003162648576