Relação entre consciência fonológica e o sucesso na alfabetização: um estudo com crianças alfabetizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macilene Vilma Gonçalves
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84VPAD
Resumo: A presente pesquisa estuda a relação entre a consciência fonológica e o sucesso na alfabetização investigando as habilidades de consciência fonológica de um grupo de 12 crianças já alfabetizadas e com bons desempenhos em leitura e escrita, aferidos por avaliação externa em grande escala, a Provinha Brasil, que mediu a aquisição do sistema de escrita alfabético e o nível de letramento de crianças do 2º ano do ensino fundamental, além do reconhecimento dos professores. Diferentemente de outros estudos que trabalharam com a predição, com o controle e com o treino explícito em consciência fonológica, antes do processo de aquisição da leitura e da escrita, com verificação posterior dos resultados, investigamos a presença ou ausência de habilidades de consciência fonológica após o processo de aquisição da leitura e da escrita. Na pesquisa, verificamos o nível de consciência fonológica dos sujeitos relacionando este resultado com o desempenho em alfabetização. Os resultados foram cruzados com alguns aspectos pedagógicos envolvidos na trajetória escolar dos sujeitos, tais como métodos, materiais didáticos, relatórios sobre desenvolvimento e oportunidades de treinamento em consciência fonológica. Como pressupostos teóricos foram incorporados estudos que revelaram pelo menos duas tendências: estudos que defendem a consciência fonológica como preditora e garantia do sucesso em alfabetização e estudos que compõem a corrente interativa, que vê alguns níveis de consciência fonológica como essenciais, e, outros, como a consciência fonêmica, como decorrência ou conseqüência da aprendizagem da leitura e da escrita. Nossos resultados mostraram, como em estudos anteriores, que alguns níveis de consciência fonológica parecem preceder a aquisição da língua escrita, mas sugeriram que outros, como a consciência fonêmica, seria desenvolvida após a leitura e a escrita, e que, portanto, não poderia garantir por si só, nem ser preditora do sucesso em alfabetização. A partir da análise da trajetória escolar dos sujeitos, nossa pesquisa parece ter levantado novas possibilidades de investigação em relação à existência de muitas outras variáveis que podem interferir no fenômeno multifacetado que é a alfabetização, além da consciência fonológica.
id UFMG_b32c89c7d6f4bae84974c3d9f904fdbd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84VPAD
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Isabel Cristina Alves da Silva FradeMarco Antonio de OliveiraCeris Salete Ribas da SilvaMacilene Vilma Gonçalves2019-08-11T18:34:07Z2019-08-11T18:34:07Z2009-07-07http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84VPADA presente pesquisa estuda a relação entre a consciência fonológica e o sucesso na alfabetização investigando as habilidades de consciência fonológica de um grupo de 12 crianças já alfabetizadas e com bons desempenhos em leitura e escrita, aferidos por avaliação externa em grande escala, a Provinha Brasil, que mediu a aquisição do sistema de escrita alfabético e o nível de letramento de crianças do 2º ano do ensino fundamental, além do reconhecimento dos professores. Diferentemente de outros estudos que trabalharam com a predição, com o controle e com o treino explícito em consciência fonológica, antes do processo de aquisição da leitura e da escrita, com verificação posterior dos resultados, investigamos a presença ou ausência de habilidades de consciência fonológica após o processo de aquisição da leitura e da escrita. Na pesquisa, verificamos o nível de consciência fonológica dos sujeitos relacionando este resultado com o desempenho em alfabetização. Os resultados foram cruzados com alguns aspectos pedagógicos envolvidos na trajetória escolar dos sujeitos, tais como métodos, materiais didáticos, relatórios sobre desenvolvimento e oportunidades de treinamento em consciência fonológica. Como pressupostos teóricos foram incorporados estudos que revelaram pelo menos duas tendências: estudos que defendem a consciência fonológica como preditora e garantia do sucesso em alfabetização e estudos que compõem a corrente interativa, que vê alguns níveis de consciência fonológica como essenciais, e, outros, como a consciência fonêmica, como decorrência ou conseqüência da aprendizagem da leitura e da escrita. Nossos resultados mostraram, como em estudos anteriores, que alguns níveis de consciência fonológica parecem preceder a aquisição da língua escrita, mas sugeriram que outros, como a consciência fonêmica, seria desenvolvida após a leitura e a escrita, e que, portanto, não poderia garantir por si só, nem ser preditora do sucesso em alfabetização. A partir da análise da trajetória escolar dos sujeitos, nossa pesquisa parece ter levantado novas possibilidades de investigação em relação à existência de muitas outras variáveis que podem interferir no fenômeno multifacetado que é a alfabetização, além da consciência fonológica.This research studies the relationship between phonological awareness and success in investigating the literacy skills of phonological awareness in a group of 12 literate children and with good performance in reading and writing, measured by evaluation on a large scale, Provinha Brasil, which measured the acquisition of alphabetic writing system and the level of literacy for children from the second year of basic education beyond the recognition of the teachers. Differently of other studies that had worked with the prediction, the control and the explicit training in phonological awareness, before the acquisition of reading and writing with subsequent verification of the results, we investigated the presence or absence of phonological awareness skills after the process of acquisition of the reading and the writing. In the research, we verify the level of phonological awareness of the citizens relating this result with the performance in literacy. The results were crossed with some pedagogical aspects involved in the school trajectory of the citizens, such as methods, materials, reports on development and opportunities for training in phonological awareness. As theoretical assumptions were incorporated into studies that showed at least two trends: studies that defend the phonological awareness as predictor of the success in literacy and studies that comprise this interactive, that shows some levels of phonological awareness as essential and others, such as the phonemic awareness, as a result or consequence of learning to read and write. Our results showed, as in previous studies, that some levels of phonological awareness appear to precede the acquisition of written language, but suggested that others, such as phonemic awareness, would be developed after reading and writing, and therefore could not by themselves guarantee only it, or be predictive of success in literacy. From the analysis of the school trajectory of the citizens, our research seems to have raised new possibilities of inquiry in relation to the existence of many other variables that may interfere with the multifaceted phenomenon that is literacy, in addition to phonological awareness.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscrita Estudo e ensinoFonéticaEducaçãoAlfabetizaçãoCrianças LinguagemLeitura Estudo e ensinoLíngua portuguesa FonologiaLeitura e escritaConsciência fonológicaAlfabetizaçãoRelação entre consciência fonológica e o sucesso na alfabetização: um estudo com crianças alfabetizadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_macilene.pdfapplication/pdf1324561https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84VPAD/1/disserta__o_macilene.pdf9db0cff8ec19694ae1c430f8be09bf84MD51TEXTdisserta__o_macilene.pdf.txtdisserta__o_macilene.pdf.txtExtracted texttext/plain311452https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84VPAD/2/disserta__o_macilene.pdf.txt71bd75c0bf0b7fd0335dca553292de69MD521843/FAEC-84VPAD2019-11-14 06:28:00.667oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84VPADRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação entre consciência fonológica e o sucesso na alfabetização: um estudo com crianças alfabetizadas
title Relação entre consciência fonológica e o sucesso na alfabetização: um estudo com crianças alfabetizadas
spellingShingle Relação entre consciência fonológica e o sucesso na alfabetização: um estudo com crianças alfabetizadas
Macilene Vilma Gonçalves
Leitura e escrita
Consciência fonológica
Alfabetização
Escrita Estudo e ensino
Fonética
Educação
Alfabetização
Crianças Linguagem
Leitura Estudo e ensino
Língua portuguesa Fonologia
title_short Relação entre consciência fonológica e o sucesso na alfabetização: um estudo com crianças alfabetizadas
title_full Relação entre consciência fonológica e o sucesso na alfabetização: um estudo com crianças alfabetizadas
title_fullStr Relação entre consciência fonológica e o sucesso na alfabetização: um estudo com crianças alfabetizadas
title_full_unstemmed Relação entre consciência fonológica e o sucesso na alfabetização: um estudo com crianças alfabetizadas
title_sort Relação entre consciência fonológica e o sucesso na alfabetização: um estudo com crianças alfabetizadas
author Macilene Vilma Gonçalves
author_facet Macilene Vilma Gonçalves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Isabel Cristina Alves da Silva Frade
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marco Antonio de Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ceris Salete Ribas da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Macilene Vilma Gonçalves
contributor_str_mv Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Marco Antonio de Oliveira
Ceris Salete Ribas da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e escrita
Consciência fonológica
Alfabetização
topic Leitura e escrita
Consciência fonológica
Alfabetização
Escrita Estudo e ensino
Fonética
Educação
Alfabetização
Crianças Linguagem
Leitura Estudo e ensino
Língua portuguesa Fonologia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escrita Estudo e ensino
Fonética
Educação
Alfabetização
Crianças Linguagem
Leitura Estudo e ensino
Língua portuguesa Fonologia
description A presente pesquisa estuda a relação entre a consciência fonológica e o sucesso na alfabetização investigando as habilidades de consciência fonológica de um grupo de 12 crianças já alfabetizadas e com bons desempenhos em leitura e escrita, aferidos por avaliação externa em grande escala, a Provinha Brasil, que mediu a aquisição do sistema de escrita alfabético e o nível de letramento de crianças do 2º ano do ensino fundamental, além do reconhecimento dos professores. Diferentemente de outros estudos que trabalharam com a predição, com o controle e com o treino explícito em consciência fonológica, antes do processo de aquisição da leitura e da escrita, com verificação posterior dos resultados, investigamos a presença ou ausência de habilidades de consciência fonológica após o processo de aquisição da leitura e da escrita. Na pesquisa, verificamos o nível de consciência fonológica dos sujeitos relacionando este resultado com o desempenho em alfabetização. Os resultados foram cruzados com alguns aspectos pedagógicos envolvidos na trajetória escolar dos sujeitos, tais como métodos, materiais didáticos, relatórios sobre desenvolvimento e oportunidades de treinamento em consciência fonológica. Como pressupostos teóricos foram incorporados estudos que revelaram pelo menos duas tendências: estudos que defendem a consciência fonológica como preditora e garantia do sucesso em alfabetização e estudos que compõem a corrente interativa, que vê alguns níveis de consciência fonológica como essenciais, e, outros, como a consciência fonêmica, como decorrência ou conseqüência da aprendizagem da leitura e da escrita. Nossos resultados mostraram, como em estudos anteriores, que alguns níveis de consciência fonológica parecem preceder a aquisição da língua escrita, mas sugeriram que outros, como a consciência fonêmica, seria desenvolvida após a leitura e a escrita, e que, portanto, não poderia garantir por si só, nem ser preditora do sucesso em alfabetização. A partir da análise da trajetória escolar dos sujeitos, nossa pesquisa parece ter levantado novas possibilidades de investigação em relação à existência de muitas outras variáveis que podem interferir no fenômeno multifacetado que é a alfabetização, além da consciência fonológica.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-07-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T18:34:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T18:34:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84VPAD
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84VPAD
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84VPAD/1/disserta__o_macilene.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84VPAD/2/disserta__o_macilene.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9db0cff8ec19694ae1c430f8be09bf84
71bd75c0bf0b7fd0335dca553292de69
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589258476257280