Considerações para articular o ensino da Matemática do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental com base na comparação entre as abordagens dos conteúdos em livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-94QMPF |
Resumo: | Este trabalho investiga os livros didáticos do 5o e 6o anos do Ensino Fundamental, adotados em uma escola privada de Belo Horizonte. O objetivo é analisar as abordagens sobre conteúdos matemáticos nesses livros, visando contribuir para uma melhor articulação entre os mesmos. Com base na comparação entre essas abordagens, observaram-se lacunas ou incoerências, no conteúdo ou na metodologia, principalmente nos campos da Geometria e das Grandezas e Medidas. Também foi possível verificar um descompasso metodológico interno aos próprios livros. |
id |
UFMG_b3368589ec71b0ed490cc07711b64f3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-94QMPF |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Nora Olinda Cabrera ZunigaCristina das Graças Alves Barbi2019-08-14T05:59:27Z2019-08-14T05:59:27Z2012-07-05http://hdl.handle.net/1843/BUOS-94QMPFEste trabalho investiga os livros didáticos do 5o e 6o anos do Ensino Fundamental, adotados em uma escola privada de Belo Horizonte. O objetivo é analisar as abordagens sobre conteúdos matemáticos nesses livros, visando contribuir para uma melhor articulação entre os mesmos. Com base na comparação entre essas abordagens, observaram-se lacunas ou incoerências, no conteúdo ou na metodologia, principalmente nos campos da Geometria e das Grandezas e Medidas. Também foi possível verificar um descompasso metodológico interno aos próprios livros.This paper investigates the textbooks used by teachers and students in fifth and sixth grades at an elementary school in Belo Horizonte-MG-Brazil. It intends to detect and analyze the approaches within mathematical subjects, aiming to build a better articulation of these subjects. Based on these comparisons, this paper seeks to observe if there are any gaps in the subjects or in the methodologies employed. The result shows that the gap is found mostly in the fields of Geometry and Magnitudes and Measures. It is also possible to verify an internal methodological mismatch between the very textbooks.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatemáticaEnsino fundamental CurrículosLivros didáticos AvaliaçãoLivros didáticosArticulaçãoGeometriaGrandezas e MedidasConsiderações para articular o ensino da Matemática do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental com base na comparação entre as abordagens dos conteúdos em livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia___vers_o_final.pdfapplication/pdf4835233https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-94QMPF/1/monografia___vers_o_final.pdf58a5672d9da2220a2305c90e922af45aMD51TEXTmonografia___vers_o_final.pdf.txtmonografia___vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain54309https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-94QMPF/2/monografia___vers_o_final.pdf.txt7e26a461140053ee091f14f2bf543ca9MD521843/BUOS-94QMPF2019-11-14 12:38:40.703oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-94QMPFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:38:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Considerações para articular o ensino da Matemática do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental com base na comparação entre as abordagens dos conteúdos em livros didáticos |
title |
Considerações para articular o ensino da Matemática do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental com base na comparação entre as abordagens dos conteúdos em livros didáticos |
spellingShingle |
Considerações para articular o ensino da Matemática do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental com base na comparação entre as abordagens dos conteúdos em livros didáticos Cristina das Graças Alves Barbi Livros didáticos Articulação Geometria Grandezas e Medidas Matemática Ensino fundamental Currículos Livros didáticos Avaliação |
title_short |
Considerações para articular o ensino da Matemática do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental com base na comparação entre as abordagens dos conteúdos em livros didáticos |
title_full |
Considerações para articular o ensino da Matemática do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental com base na comparação entre as abordagens dos conteúdos em livros didáticos |
title_fullStr |
Considerações para articular o ensino da Matemática do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental com base na comparação entre as abordagens dos conteúdos em livros didáticos |
title_full_unstemmed |
Considerações para articular o ensino da Matemática do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental com base na comparação entre as abordagens dos conteúdos em livros didáticos |
title_sort |
Considerações para articular o ensino da Matemática do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental com base na comparação entre as abordagens dos conteúdos em livros didáticos |
author |
Cristina das Graças Alves Barbi |
author_facet |
Cristina das Graças Alves Barbi |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nora Olinda Cabrera Zuniga |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristina das Graças Alves Barbi |
contributor_str_mv |
Nora Olinda Cabrera Zuniga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didáticos Articulação Geometria Grandezas e Medidas |
topic |
Livros didáticos Articulação Geometria Grandezas e Medidas Matemática Ensino fundamental Currículos Livros didáticos Avaliação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Matemática Ensino fundamental Currículos Livros didáticos Avaliação |
description |
Este trabalho investiga os livros didáticos do 5o e 6o anos do Ensino Fundamental, adotados em uma escola privada de Belo Horizonte. O objetivo é analisar as abordagens sobre conteúdos matemáticos nesses livros, visando contribuir para uma melhor articulação entre os mesmos. Com base na comparação entre essas abordagens, observaram-se lacunas ou incoerências, no conteúdo ou na metodologia, principalmente nos campos da Geometria e das Grandezas e Medidas. Também foi possível verificar um descompasso metodológico interno aos próprios livros. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T05:59:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T05:59:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-94QMPF |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-94QMPF |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-94QMPF/1/monografia___vers_o_final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-94QMPF/2/monografia___vers_o_final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
58a5672d9da2220a2305c90e922af45a 7e26a461140053ee091f14f2bf543ca9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589530650935296 |