Os alemães diante do espelho: algumas percepções da identidade alemã
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9BHM9B |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo verificar como representações estereotipadas de alemães residentes no Brasil sobre a sua própria cultura são manifestadas discursivamente. Analisamos tais percepções sob o aspecto valorativo (positivas, negativas ou neutras) e se são entendidas pelos participantes da pesquisa como associadas à cultura alemã. Os dados coletados em questionário online são quantitativos e qualitativos. Ademais, fizemos percursos conceituais sobre os termos estereótipo, clichê, estêncil (poncif), senso comum (idées reçuesou doxa), lugar comum (topos), protótipo, representações sociais, impressão representacional (ethos), reputação (ethos prévio), imaginários, identidade e cultura, verificando a existência de relações com o termo estereótipo. Elaboramos também dois modelos os feixes de dados culturais e o modelo para o conhecimento cultural para explicar o nosso entendimento do funcionamento do que é chamado de cultura e sua forma de propagação. Baseando-nos nisso, tentamos entender como a experiência intercultural afetaria o conhecimento do indivíduo e como ela seria projetada no discurso. Procuramos, ainda, elencar possíveis origens para alguns estereótipos associados à cultura alemã. Para cumprir o que nos propomos a fazer, utilizamos um quadro teórico múltiplo, que aborda, principalmente, os saberes englobados pela Linguística, Antropologia, História, Neurociências, Sociologia e Psicologia Social. |
id |
UFMG_b3bb4f5113e889e87b89b151469c85d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9BHM9B |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Helcira Maria Rodrigues de LimaElcio Loureiro CornelsenElcio Loureiro CornelsenJoao Bosco Cabral dos SantosEmilia Mendes LopesMarcos Daniel do Amor Divino2019-08-14T20:47:58Z2019-08-14T20:47:58Z2013-06-28http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9BHM9BEsta dissertação tem como objetivo verificar como representações estereotipadas de alemães residentes no Brasil sobre a sua própria cultura são manifestadas discursivamente. Analisamos tais percepções sob o aspecto valorativo (positivas, negativas ou neutras) e se são entendidas pelos participantes da pesquisa como associadas à cultura alemã. Os dados coletados em questionário online são quantitativos e qualitativos. Ademais, fizemos percursos conceituais sobre os termos estereótipo, clichê, estêncil (poncif), senso comum (idées reçuesou doxa), lugar comum (topos), protótipo, representações sociais, impressão representacional (ethos), reputação (ethos prévio), imaginários, identidade e cultura, verificando a existência de relações com o termo estereótipo. Elaboramos também dois modelos os feixes de dados culturais e o modelo para o conhecimento cultural para explicar o nosso entendimento do funcionamento do que é chamado de cultura e sua forma de propagação. Baseando-nos nisso, tentamos entender como a experiência intercultural afetaria o conhecimento do indivíduo e como ela seria projetada no discurso. Procuramos, ainda, elencar possíveis origens para alguns estereótipos associados à cultura alemã. Para cumprir o que nos propomos a fazer, utilizamos um quadro teórico múltiplo, que aborda, principalmente, os saberes englobados pela Linguística, Antropologia, História, Neurociências, Sociologia e Psicologia Social.This dissertation aims at verifying how stereotypical representations of Germans living in Brazil about their own culture manifest discursively. We have analyzed such perceptions in terms of value (positive, negative or neutral) and if they are understood by the research participants as being associated with the German culture. The data collected through an onlinequestionnaire is both quantitative and qualitative. We have also studied the definitions of the terms stereotype, cliché, stencil (poncif), common sense (idées recues or doxa), common place (topos), prototype, social representations, representational impression (ethos), reputation(previous ethos), imaginary, identity and culture, verifying the existence of relations to the term stereotype. In addition to that, we have developed two models the cultural data bundle and a model for the cultural knowledge , to explain our understanding of the functioning of culture and its way of spreading. Based on that we have tried to understand how theintercultural experience would affect the knowledge of the individual and how it would be projected in the discourse. We have also aimed at elaborating possible origins of some stereotypes associated with the German culture. To achieve our goals we have used multipleareas of knowledge, mainly the ones encompassed by Linguistics, Anthropology, History, Neurosciences, Sociology and Social Psychology.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLingüísticaAnálise do discursoEstereótipo (Psicologia)CulturaAlemãesIdentidade (Psicologia)Cultura alemãEstereótipoCulturaDiscursoRepresentaçãoOs alemães diante do espelho: algumas percepções da identidade alemãinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1553m.pdfapplication/pdf2818053https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9BHM9B/1/1553m.pdf501c7dc3885dd0979a4ed82b52443ac0MD51TEXT1553m.pdf.txt1553m.pdf.txtExtracted texttext/plain333968https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9BHM9B/2/1553m.pdf.txt4956e63034c0dd1473c43c40bcda3de7MD521843/MGSS-9BHM9B2019-11-14 15:20:56.299oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9BHM9BRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:20:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os alemães diante do espelho: algumas percepções da identidade alemã |
title |
Os alemães diante do espelho: algumas percepções da identidade alemã |
spellingShingle |
Os alemães diante do espelho: algumas percepções da identidade alemã Marcos Daniel do Amor Divino Cultura alemã Estereótipo Cultura Discurso Representação Lingüística Análise do discurso Estereótipo (Psicologia) Cultura Alemães Identidade (Psicologia) |
title_short |
Os alemães diante do espelho: algumas percepções da identidade alemã |
title_full |
Os alemães diante do espelho: algumas percepções da identidade alemã |
title_fullStr |
Os alemães diante do espelho: algumas percepções da identidade alemã |
title_full_unstemmed |
Os alemães diante do espelho: algumas percepções da identidade alemã |
title_sort |
Os alemães diante do espelho: algumas percepções da identidade alemã |
author |
Marcos Daniel do Amor Divino |
author_facet |
Marcos Daniel do Amor Divino |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Helcira Maria Rodrigues de Lima |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Elcio Loureiro Cornelsen |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Elcio Loureiro Cornelsen |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Joao Bosco Cabral dos Santos |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Emilia Mendes Lopes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcos Daniel do Amor Divino |
contributor_str_mv |
Helcira Maria Rodrigues de Lima Elcio Loureiro Cornelsen Elcio Loureiro Cornelsen Joao Bosco Cabral dos Santos Emilia Mendes Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura alemã Estereótipo Cultura Discurso Representação |
topic |
Cultura alemã Estereótipo Cultura Discurso Representação Lingüística Análise do discurso Estereótipo (Psicologia) Cultura Alemães Identidade (Psicologia) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Lingüística Análise do discurso Estereótipo (Psicologia) Cultura Alemães Identidade (Psicologia) |
description |
Esta dissertação tem como objetivo verificar como representações estereotipadas de alemães residentes no Brasil sobre a sua própria cultura são manifestadas discursivamente. Analisamos tais percepções sob o aspecto valorativo (positivas, negativas ou neutras) e se são entendidas pelos participantes da pesquisa como associadas à cultura alemã. Os dados coletados em questionário online são quantitativos e qualitativos. Ademais, fizemos percursos conceituais sobre os termos estereótipo, clichê, estêncil (poncif), senso comum (idées reçuesou doxa), lugar comum (topos), protótipo, representações sociais, impressão representacional (ethos), reputação (ethos prévio), imaginários, identidade e cultura, verificando a existência de relações com o termo estereótipo. Elaboramos também dois modelos os feixes de dados culturais e o modelo para o conhecimento cultural para explicar o nosso entendimento do funcionamento do que é chamado de cultura e sua forma de propagação. Baseando-nos nisso, tentamos entender como a experiência intercultural afetaria o conhecimento do indivíduo e como ela seria projetada no discurso. Procuramos, ainda, elencar possíveis origens para alguns estereótipos associados à cultura alemã. Para cumprir o que nos propomos a fazer, utilizamos um quadro teórico múltiplo, que aborda, principalmente, os saberes englobados pela Linguística, Antropologia, História, Neurociências, Sociologia e Psicologia Social. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T20:47:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T20:47:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9BHM9B |
url |
http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9BHM9B |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9BHM9B/1/1553m.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9BHM9B/2/1553m.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
501c7dc3885dd0979a4ed82b52443ac0 4956e63034c0dd1473c43c40bcda3de7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589219927457792 |