Os alemães diante do espelho: algumas percepções da identidade alemã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos Daniel do Amor Divino
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9BHM9B
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo verificar como representações estereotipadas de alemães residentes no Brasil sobre a sua própria cultura são manifestadas discursivamente. Analisamos tais percepções sob o aspecto valorativo (positivas, negativas ou neutras) e se são entendidas pelos participantes da pesquisa como associadas à cultura alemã. Os dados coletados em questionário online são quantitativos e qualitativos. Ademais, fizemos percursos conceituais sobre os termos estereótipo, clichê, estêncil (poncif), senso comum (idées reçuesou doxa), lugar comum (topos), protótipo, representações sociais, impressão representacional (ethos), reputação (ethos prévio), imaginários, identidade e cultura, verificando a existência de relações com o termo estereótipo. Elaboramos também dois modelos os feixes de dados culturais e o modelo para o conhecimento cultural para explicar o nosso entendimento do funcionamento do que é chamado de cultura e sua forma de propagação. Baseando-nos nisso, tentamos entender como a experiência intercultural afetaria o conhecimento do indivíduo e como ela seria projetada no discurso. Procuramos, ainda, elencar possíveis origens para alguns estereótipos associados à cultura alemã. Para cumprir o que nos propomos a fazer, utilizamos um quadro teórico múltiplo, que aborda, principalmente, os saberes englobados pela Linguística, Antropologia, História, Neurociências, Sociologia e Psicologia Social.
id UFMG_b3bb4f5113e889e87b89b151469c85d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9BHM9B
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Helcira Maria Rodrigues de LimaElcio Loureiro CornelsenElcio Loureiro CornelsenJoao Bosco Cabral dos SantosEmilia Mendes LopesMarcos Daniel do Amor Divino2019-08-14T20:47:58Z2019-08-14T20:47:58Z2013-06-28http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9BHM9BEsta dissertação tem como objetivo verificar como representações estereotipadas de alemães residentes no Brasil sobre a sua própria cultura são manifestadas discursivamente. Analisamos tais percepções sob o aspecto valorativo (positivas, negativas ou neutras) e se são entendidas pelos participantes da pesquisa como associadas à cultura alemã. Os dados coletados em questionário online são quantitativos e qualitativos. Ademais, fizemos percursos conceituais sobre os termos estereótipo, clichê, estêncil (poncif), senso comum (idées reçuesou doxa), lugar comum (topos), protótipo, representações sociais, impressão representacional (ethos), reputação (ethos prévio), imaginários, identidade e cultura, verificando a existência de relações com o termo estereótipo. Elaboramos também dois modelos os feixes de dados culturais e o modelo para o conhecimento cultural para explicar o nosso entendimento do funcionamento do que é chamado de cultura e sua forma de propagação. Baseando-nos nisso, tentamos entender como a experiência intercultural afetaria o conhecimento do indivíduo e como ela seria projetada no discurso. Procuramos, ainda, elencar possíveis origens para alguns estereótipos associados à cultura alemã. Para cumprir o que nos propomos a fazer, utilizamos um quadro teórico múltiplo, que aborda, principalmente, os saberes englobados pela Linguística, Antropologia, História, Neurociências, Sociologia e Psicologia Social.This dissertation aims at verifying how stereotypical representations of Germans living in Brazil about their own culture manifest discursively. We have analyzed such perceptions in terms of value (positive, negative or neutral) and if they are understood by the research participants as being associated with the German culture. The data collected through an onlinequestionnaire is both quantitative and qualitative. We have also studied the definitions of the terms stereotype, cliché, stencil (poncif), common sense (idées recues or doxa), common place (topos), prototype, social representations, representational impression (ethos), reputation(previous ethos), imaginary, identity and culture, verifying the existence of relations to the term stereotype. In addition to that, we have developed two models the cultural data bundle and a model for the cultural knowledge , to explain our understanding of the functioning of culture and its way of spreading. Based on that we have tried to understand how theintercultural experience would affect the knowledge of the individual and how it would be projected in the discourse. We have also aimed at elaborating possible origins of some stereotypes associated with the German culture. To achieve our goals we have used multipleareas of knowledge, mainly the ones encompassed by Linguistics, Anthropology, History, Neurosciences, Sociology and Social Psychology.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLingüísticaAnálise do discursoEstereótipo (Psicologia)CulturaAlemãesIdentidade (Psicologia)Cultura alemãEstereótipoCulturaDiscursoRepresentaçãoOs alemães diante do espelho: algumas percepções da identidade alemãinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1553m.pdfapplication/pdf2818053https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9BHM9B/1/1553m.pdf501c7dc3885dd0979a4ed82b52443ac0MD51TEXT1553m.pdf.txt1553m.pdf.txtExtracted texttext/plain333968https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9BHM9B/2/1553m.pdf.txt4956e63034c0dd1473c43c40bcda3de7MD521843/MGSS-9BHM9B2019-11-14 15:20:56.299oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9BHM9BRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:20:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os alemães diante do espelho: algumas percepções da identidade alemã
title Os alemães diante do espelho: algumas percepções da identidade alemã
spellingShingle Os alemães diante do espelho: algumas percepções da identidade alemã
Marcos Daniel do Amor Divino
Cultura alemã
Estereótipo
Cultura
Discurso
Representação
Lingüística
Análise do discurso
Estereótipo (Psicologia)
Cultura
Alemães
Identidade (Psicologia)
title_short Os alemães diante do espelho: algumas percepções da identidade alemã
title_full Os alemães diante do espelho: algumas percepções da identidade alemã
title_fullStr Os alemães diante do espelho: algumas percepções da identidade alemã
title_full_unstemmed Os alemães diante do espelho: algumas percepções da identidade alemã
title_sort Os alemães diante do espelho: algumas percepções da identidade alemã
author Marcos Daniel do Amor Divino
author_facet Marcos Daniel do Amor Divino
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Helcira Maria Rodrigues de Lima
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Elcio Loureiro Cornelsen
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Elcio Loureiro Cornelsen
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Joao Bosco Cabral dos Santos
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Emilia Mendes Lopes
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcos Daniel do Amor Divino
contributor_str_mv Helcira Maria Rodrigues de Lima
Elcio Loureiro Cornelsen
Elcio Loureiro Cornelsen
Joao Bosco Cabral dos Santos
Emilia Mendes Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura alemã
Estereótipo
Cultura
Discurso
Representação
topic Cultura alemã
Estereótipo
Cultura
Discurso
Representação
Lingüística
Análise do discurso
Estereótipo (Psicologia)
Cultura
Alemães
Identidade (Psicologia)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Lingüística
Análise do discurso
Estereótipo (Psicologia)
Cultura
Alemães
Identidade (Psicologia)
description Esta dissertação tem como objetivo verificar como representações estereotipadas de alemães residentes no Brasil sobre a sua própria cultura são manifestadas discursivamente. Analisamos tais percepções sob o aspecto valorativo (positivas, negativas ou neutras) e se são entendidas pelos participantes da pesquisa como associadas à cultura alemã. Os dados coletados em questionário online são quantitativos e qualitativos. Ademais, fizemos percursos conceituais sobre os termos estereótipo, clichê, estêncil (poncif), senso comum (idées reçuesou doxa), lugar comum (topos), protótipo, representações sociais, impressão representacional (ethos), reputação (ethos prévio), imaginários, identidade e cultura, verificando a existência de relações com o termo estereótipo. Elaboramos também dois modelos os feixes de dados culturais e o modelo para o conhecimento cultural para explicar o nosso entendimento do funcionamento do que é chamado de cultura e sua forma de propagação. Baseando-nos nisso, tentamos entender como a experiência intercultural afetaria o conhecimento do indivíduo e como ela seria projetada no discurso. Procuramos, ainda, elencar possíveis origens para alguns estereótipos associados à cultura alemã. Para cumprir o que nos propomos a fazer, utilizamos um quadro teórico múltiplo, que aborda, principalmente, os saberes englobados pela Linguística, Antropologia, História, Neurociências, Sociologia e Psicologia Social.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T20:47:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T20:47:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9BHM9B
url http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9BHM9B
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9BHM9B/1/1553m.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9BHM9B/2/1553m.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 501c7dc3885dd0979a4ed82b52443ac0
4956e63034c0dd1473c43c40bcda3de7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589219927457792