Aprendizagem no espaço do berçário: expectativas dos professores e dos familiares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSJ9Z |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo discutir as expectativas dos professores e dos familiares em relação à aprendizagem no berçário de uma UMEI de Belo Horizonte. O descompasso entre o que a escola vê e possibilita como aprendizagem e, portanto, considera necessário ao pleno desenvolvimento das crianças, e o que alguns familiares esperam no atendimento ofertado, os eventuais conflitos surgidos nas relações estabelecidas no espaço escolar, envolvendo professores e famílias, bem como as diferenças notadas nas expectativas dos sujeitos envolvidos no atendimento às crianças do berçário, foram alguns dos aspectos abordados neste estudo. Entendendo que a UMEI se constitui como um espaço de problematização coletiva, que possibilita novo modo de pensar e fazer a educação infantil, desenvolvemos, sob a perspectiva de Aguiar e Rocha, uma pesquisa-intervenção. Optamos por iniciar o processo com entrevistas exploratórias com duas mães das crianças e duas professoras que atuam neste espaço atualmente. Posteriormente foi realizada uma formação, sobre aprendizagem na educação infantil, com os vários professores da escola pesquisada. As respostas obtidas foram analisadas à luz de alguns documentos oficiais, que tratam do atendimento ofertado na educação infantil e, principalmente, utilizamos como amparo teórico, dentre outros grandes autores, as contribuições de Vygotsky. A partir dessa perspectiva pudemos compreender o que cada um dos setores pesquisados espera que as crianças do berçário aprendam. Os dados apurados nos levaram a reafirmar a importância de se discutir as expectativas colocadas sobre a aprendizagem no berçário. Além disso, chegou-se ao entendimento de que, para oferecermos um atendimento que respeite os direitos das crianças, precisamos conhecer melhor suas famílias e possibilitar que estas conheçam e entendam o trabalho que é desenvolvido no berçário, pois só assim promoveremos a valorização das interações e de seus benefícios na aprendizagem das crianças. |
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Luciana da Silva de OliveiraMaíra Tomayno de Melo Dias AzevedoAdênia Lucia Andrade Barroso2019-08-12T16:28:25Z2019-08-12T16:28:25Z2013-11-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSJ9ZO presente estudo tem por objetivo discutir as expectativas dos professores e dos familiares em relação à aprendizagem no berçário de uma UMEI de Belo Horizonte. O descompasso entre o que a escola vê e possibilita como aprendizagem e, portanto, considera necessário ao pleno desenvolvimento das crianças, e o que alguns familiares esperam no atendimento ofertado, os eventuais conflitos surgidos nas relações estabelecidas no espaço escolar, envolvendo professores e famílias, bem como as diferenças notadas nas expectativas dos sujeitos envolvidos no atendimento às crianças do berçário, foram alguns dos aspectos abordados neste estudo. Entendendo que a UMEI se constitui como um espaço de problematização coletiva, que possibilita novo modo de pensar e fazer a educação infantil, desenvolvemos, sob a perspectiva de Aguiar e Rocha, uma pesquisa-intervenção. Optamos por iniciar o processo com entrevistas exploratórias com duas mães das crianças e duas professoras que atuam neste espaço atualmente. Posteriormente foi realizada uma formação, sobre aprendizagem na educação infantil, com os vários professores da escola pesquisada. As respostas obtidas foram analisadas à luz de alguns documentos oficiais, que tratam do atendimento ofertado na educação infantil e, principalmente, utilizamos como amparo teórico, dentre outros grandes autores, as contribuições de Vygotsky. A partir dessa perspectiva pudemos compreender o que cada um dos setores pesquisados espera que as crianças do berçário aprendam. Os dados apurados nos levaram a reafirmar a importância de se discutir as expectativas colocadas sobre a aprendizagem no berçário. Além disso, chegou-se ao entendimento de que, para oferecermos um atendimento que respeite os direitos das crianças, precisamos conhecer melhor suas famílias e possibilitar que estas conheçam e entendam o trabalho que é desenvolvido no berçário, pois só assim promoveremos a valorização das interações e de seus benefícios na aprendizagem das crianças.This study aims to discuss the expectations of teachers and family in relation to learning in the nursery of a Umei of Belo Horizonte. The gap between what the school sees and enables as learning and, therefore, considers necessary for childrens full development and what some families expect about the offered service, any conflicts that arise in the relationships established at school involving teachers and families, as well as the perceived differences in the expectations of those involved in caring for children nursery were some of the issues addressed in this study. Understanding that Umei constitute itself as a collective problem-space enabling new way of thinking and doing early childhood education, we developed, from Aguiar and Rochas perspective, a research-intervention. We choose to start the process with exploratory interviews with two mothers and two teachers who work in this space nowadays. Subsequently, a training was made about learning in early childhood education with the several school teachers surveyed. The responses were analyzed in the light of some official documents dealing with the care offered in early childhood education and, principally, we use as theoretical support, among others, Vygotskys contributions. From this perspective, we understand that each one of surveyed sectors hopes nursery children learn. The collected data let us to reaffirm the importance of discussing the expectations placed on nursery learning. Furthermore, it has reached the understanding that, in order to offer a treatment that respects childrens rights, we need to know their families and allow these know and understand the work that is developed in the nursery. Only thus, we will promote the appreciation of the interactions and their benefits in children's learning.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBerçáriosAprendizagemEducação pre-escolarRelação família-escolaBerçárioAprendizagemAprendizagem no espaço do berçário: expectativas dos professores e dos familiaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_adenia.pdfapplication/pdf526084https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FSJ9Z/1/monografia_adenia.pdf15ce372bb1470b438e9736d1554d1378MD51TEXTmonografia_adenia.pdf.txtmonografia_adenia.pdf.txtExtracted texttext/plain95990https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FSJ9Z/2/monografia_adenia.pdf.txt242a0226d04a92dc0a333c6fe30ce9b3MD521843/BUBD-9FSJ9Z2019-11-14 18:35:04.75oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FSJ9ZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:35:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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