A LEITURA DE MUNDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/333 |
Resumo: | O estudo possui como escopo analisar como se dá o processo de alfabetização e letramento, verificando se há um desvelamento crítico da realidade a partir da leitura de mundo e se ela é trabalhada paralelamente com a aquisição da escrita e da linguagem. Os procedimentos metodológicos que nortearam a pesquisa a definem como pesquisa bibliográfica e de campo. A observação e a coleta de dados são indispensáveis para que análises sejam realizadas e possibilitam um estudo mais detalhado e preciso do tema abordado. Os resultados obtidos permitem perceber que a alfabetização está tendo prioridade maior do que o letramento e que muitas metodologias ainda estão baseadas em concepções remotas de ensino. Permitem perceber também que as crianças não são estimuladas a pensar e que estão acostumadas a receberem respostas prontas e direcionamentos que não as estimulam a elaborar argumentos críticos e autônomos. |
id |
UNIFEBE-1_565e76c10d30c8f56335ff231f6e2599 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/333 |
network_acronym_str |
UNIFEBE-1 |
network_name_str |
Revista da Unifebe |
repository_id_str |
|
spelling |
A LEITURA DE MUNDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOAlfabetização. Letramento. Leitura de mundo.O estudo possui como escopo analisar como se dá o processo de alfabetização e letramento, verificando se há um desvelamento crítico da realidade a partir da leitura de mundo e se ela é trabalhada paralelamente com a aquisição da escrita e da linguagem. Os procedimentos metodológicos que nortearam a pesquisa a definem como pesquisa bibliográfica e de campo. A observação e a coleta de dados são indispensáveis para que análises sejam realizadas e possibilitam um estudo mais detalhado e preciso do tema abordado. Os resultados obtidos permitem perceber que a alfabetização está tendo prioridade maior do que o letramento e que muitas metodologias ainda estão baseadas em concepções remotas de ensino. Permitem perceber também que as crianças não são estimuladas a pensar e que estão acostumadas a receberem respostas prontas e direcionamentos que não as estimulam a elaborar argumentos críticos e autônomos.UNIFEBE2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/333Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 14 (2014)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/333/137Buemo, Eliani Aparecida BusnardoFraga, Juliany MazeraMota, Junior Cesarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T05:49:33Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/333Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T05:49:33Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LEITURA DE MUNDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO |
title |
A LEITURA DE MUNDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO |
spellingShingle |
A LEITURA DE MUNDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Buemo, Eliani Aparecida Busnardo Alfabetização. Letramento. Leitura de mundo. |
title_short |
A LEITURA DE MUNDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO |
title_full |
A LEITURA DE MUNDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO |
title_fullStr |
A LEITURA DE MUNDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO |
title_full_unstemmed |
A LEITURA DE MUNDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO |
title_sort |
A LEITURA DE MUNDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO |
author |
Buemo, Eliani Aparecida Busnardo |
author_facet |
Buemo, Eliani Aparecida Busnardo Fraga, Juliany Mazera Mota, Junior Cesar |
author_role |
author |
author2 |
Fraga, Juliany Mazera Mota, Junior Cesar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buemo, Eliani Aparecida Busnardo Fraga, Juliany Mazera Mota, Junior Cesar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização. Letramento. Leitura de mundo. |
topic |
Alfabetização. Letramento. Leitura de mundo. |
description |
O estudo possui como escopo analisar como se dá o processo de alfabetização e letramento, verificando se há um desvelamento crítico da realidade a partir da leitura de mundo e se ela é trabalhada paralelamente com a aquisição da escrita e da linguagem. Os procedimentos metodológicos que nortearam a pesquisa a definem como pesquisa bibliográfica e de campo. A observação e a coleta de dados são indispensáveis para que análises sejam realizadas e possibilitam um estudo mais detalhado e preciso do tema abordado. Os resultados obtidos permitem perceber que a alfabetização está tendo prioridade maior do que o letramento e que muitas metodologias ainda estão baseadas em concepções remotas de ensino. Permitem perceber também que as crianças não são estimuladas a pensar e que estão acostumadas a receberem respostas prontas e direcionamentos que não as estimulam a elaborar argumentos críticos e autônomos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/333 |
url |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/333/137 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 14 (2014) 2177-742X 1679-8708 reponame:Revista da Unifebe instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) instacron:UNIFEBE |
instname_str |
Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
instacron_str |
UNIFEBE |
institution |
UNIFEBE |
reponame_str |
Revista da Unifebe |
collection |
Revista da Unifebe |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br |
_version_ |
1824495781800837120 |