A cultura na escola ou escolarização da cultura?: um olhar sobre as práticas culturais dos índios Xacriabá
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87BR6L |
Resumo: | A pesquisa aqui apresentada foi desenvolvida entre 2001 e 2003 na Caatinguinha, uma das 29 aldeias do território indígena Xacriabá e teve como objetivo entender os sentidos que têm, para esses indígenas, as práticas do seu cotidiano e descrevê-las em seu contexto de produção, identificando os processos de aprendizagem que se dão no interior dessas práticas. Parte-se da noção de cultura, expressa nos documentos oficiais que fundamentam a educação indígena diferenciada para se chegar às práticas culturais como foco de investigação. A prática cultural tomada em análise, mais detidamente, foi a aqui denominada as casas pintadas de toá. Esta é uma prática desenvolvida por algumas mulheres dessa aldeia, que preparam e pintam as paredes de dentro e de fora de suas casas com tintas minerais e com o barro chamado toá. As casas são pintadas todos os anos, uma vez que, com as chuvas, as pinturas se desfazem. A metodologia utilizada teve como referência os pressupostos da etnografia e seu desenvolvimento se deu pela observação participante na aldeia Caatinguinha por meio de entrevistas semi- estruturadas. A partir da análise do contexto de vida do cotidiano das crianças foi possível perceber os modos peculiares pelos quais elas aprendem e assim refletir sobre as implicações dos diferentes modos de aprender que ajudam a pensar a relação entre educação e cultura. |
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Ana Maria Rabelo GomesNilma Lino GomesMaria Cristina Soares de GouveaLucia Helena Alvarez LeiteVeronica Mendes Pereira2019-08-14T06:07:02Z2019-08-14T06:07:02Z2003-12-17http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87BR6LA pesquisa aqui apresentada foi desenvolvida entre 2001 e 2003 na Caatinguinha, uma das 29 aldeias do território indígena Xacriabá e teve como objetivo entender os sentidos que têm, para esses indígenas, as práticas do seu cotidiano e descrevê-las em seu contexto de produção, identificando os processos de aprendizagem que se dão no interior dessas práticas. Parte-se da noção de cultura, expressa nos documentos oficiais que fundamentam a educação indígena diferenciada para se chegar às práticas culturais como foco de investigação. A prática cultural tomada em análise, mais detidamente, foi a aqui denominada as casas pintadas de toá. Esta é uma prática desenvolvida por algumas mulheres dessa aldeia, que preparam e pintam as paredes de dentro e de fora de suas casas com tintas minerais e com o barro chamado toá. As casas são pintadas todos os anos, uma vez que, com as chuvas, as pinturas se desfazem. A metodologia utilizada teve como referência os pressupostos da etnografia e seu desenvolvimento se deu pela observação participante na aldeia Caatinguinha por meio de entrevistas semi- estruturadas. A partir da análise do contexto de vida do cotidiano das crianças foi possível perceber os modos peculiares pelos quais elas aprendem e assim refletir sobre as implicações dos diferentes modos de aprender que ajudam a pensar a relação entre educação e cultura.The research here presented was developed between 2001 and 2003 in Caatinguinha, one of 29 tribes from the Indian territory of Xacriabá. Its objective was understanding the meanings, for these Indians, of their daily practices and describing them in their production contexts, identifying the learning processes included there. It starts from the notion of culture, expressed in official documents which base a distinguished Indian education to get to the cultural practices as a focus of investigation. The closely analyzed cultural practice was the one known as casas pintadas de toá. This practice is developed by some of the women from the tribe, who prepare and paint (with their image repertoire) the inside and outside walls of their houses with mineral paints and a mud called toá. The houses are painted every year, once, with the rain, the paintings dissolve. The reference for the methodology were ethnography principles and the development was done through the participant observation on the Caatinguinha tribe and though semi-structured interviews. From the analysis of the childrens daily life context it was possible to notice their unique learning experiences and then reflect upon the implications of different learning processes which help thinking about the relation between education and culture.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGÍndios CulturaEducaçãoIndios XakriabáÍndios EducaçãoEducação indígenaA cultura na escola ou escolarização da cultura?: um olhar sobre as práticas culturais dos índios Xacriabáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertao_final_pdf.pdfapplication/pdf2098090https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BR6L/1/dissertao_final_pdf.pdf74cfba03f14c4af226f50bf4e55913d8MD51TEXTdissertao_final_pdf.pdf.txtdissertao_final_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain263573https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87BR6L/2/dissertao_final_pdf.pdf.txta649e282acb456de585789aef4873b1fMD521843/FAEC-87BR6L2019-11-14 13:23:44.953oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-87BR6LRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:23:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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