A dança no processo formativo do educando: elementos para um entendimento da dança na/da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/EJRA-5V7QF6 |
Resumo: | Este trabalho consiste num esforço teórico por uma compreensão dadança histórico-socialmente construída e objetiva um entendimento da sua dimensão educativa no contexto escolar. A discussão dos conceitos de formação, de experiência e de arte representa o primeiro passo para um entendimento da dança como elemento educativo. Constituem-se em ferramentas teóricas para o passo intermediário, que busca uma análise da dança e suas relações com esses conceitos. Por fim, pretende-se responder à questão fundamental deste trabalho: Dança,experiência formativa na escola? Discutir teoricamente o caráter mediador da dança na escola significa construir um olhar sobre um fazer pedagógico da dança ou sobre a sua realidade no contexto escolar, refletindo como a sua promoção (enquanto experiência de um fazer artístico) e o seu desenvolvimento (enquanto possibilidade de formação) podem se apresentar na escola com o propósito deformação humana. |
id |
UFMG_b4d8a571c8a2d90b2612c7dfe2f4651b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/EJRA-5V7QF6 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Neidson RodriguesMaria Aparecida Paiva S dos SantosRodrigo Antonio de Paiva DuarteEustaquia Salvadora de SousaNatalia Martins Carneiro2019-08-13T10:18:07Z2019-08-13T10:18:07Z2003-02-05http://hdl.handle.net/1843/EJRA-5V7QF6Este trabalho consiste num esforço teórico por uma compreensão dadança histórico-socialmente construída e objetiva um entendimento da sua dimensão educativa no contexto escolar. A discussão dos conceitos de formação, de experiência e de arte representa o primeiro passo para um entendimento da dança como elemento educativo. Constituem-se em ferramentas teóricas para o passo intermediário, que busca uma análise da dança e suas relações com esses conceitos. Por fim, pretende-se responder à questão fundamental deste trabalho: Dança,experiência formativa na escola? Discutir teoricamente o caráter mediador da dança na escola significa construir um olhar sobre um fazer pedagógico da dança ou sobre a sua realidade no contexto escolar, refletindo como a sua promoção (enquanto experiência de um fazer artístico) e o seu desenvolvimento (enquanto possibilidade de formação) podem se apresentar na escola com o propósito deformação humana.This work is a theorical effort towards the understanding of thehistorically and socially built dance and its aim is to understand its educational dimension in the school context. The discussion of education, experience and art concepts represents the first step to understand the dance as an education element. These atr theoricaltools for the intermediate step, that seeks an analysis of the dance and its relationships with these concepts. At last, we intend to answer the fundamental question of this work: Dance, education experience in school? Discussing the mediation aspect of the dance in school is to build a view over the pedagogical aspects of the dance in school or its reality in school context; analyzing how its incentive (as experience of art) and its development (as education possibility) can be presented in school with human education goal.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoDança na educação Dança Estudo e ensinoEducaçãoDançaA dança no processo formativo do educando: elementos para um entendimento da dança na/da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALeduca__o_nat_lia_martins_carneiro_disserta__o.pdfapplication/pdf946634https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EJRA-5V7QF6/1/educa__o_nat_lia_martins_carneiro_disserta__o.pdfb0d5a3875a5ef8a2d323ad10549851bbMD51TEXTeduca__o_nat_lia_martins_carneiro_disserta__o.pdf.txteduca__o_nat_lia_martins_carneiro_disserta__o.pdf.txtExtracted texttext/plain311668https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EJRA-5V7QF6/2/educa__o_nat_lia_martins_carneiro_disserta__o.pdf.txt252f232db1e614ef505f3d867a4cbcc5MD521843/EJRA-5V7QF62019-11-14 22:31:21.203oai:repositorio.ufmg.br:1843/EJRA-5V7QF6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:31:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A dança no processo formativo do educando: elementos para um entendimento da dança na/da escola |
title |
A dança no processo formativo do educando: elementos para um entendimento da dança na/da escola |
spellingShingle |
A dança no processo formativo do educando: elementos para um entendimento da dança na/da escola Natalia Martins Carneiro Educação Dança Educação Dança na educação Dança Estudo e ensino |
title_short |
A dança no processo formativo do educando: elementos para um entendimento da dança na/da escola |
title_full |
A dança no processo formativo do educando: elementos para um entendimento da dança na/da escola |
title_fullStr |
A dança no processo formativo do educando: elementos para um entendimento da dança na/da escola |
title_full_unstemmed |
A dança no processo formativo do educando: elementos para um entendimento da dança na/da escola |
title_sort |
A dança no processo formativo do educando: elementos para um entendimento da dança na/da escola |
author |
Natalia Martins Carneiro |
author_facet |
Natalia Martins Carneiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Neidson Rodrigues |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Maria Aparecida Paiva S dos Santos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rodrigo Antonio de Paiva Duarte |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Eustaquia Salvadora de Sousa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Natalia Martins Carneiro |
contributor_str_mv |
Neidson Rodrigues Maria Aparecida Paiva S dos Santos Rodrigo Antonio de Paiva Duarte Eustaquia Salvadora de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Dança |
topic |
Educação Dança Educação Dança na educação Dança Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Dança na educação Dança Estudo e ensino |
description |
Este trabalho consiste num esforço teórico por uma compreensão dadança histórico-socialmente construída e objetiva um entendimento da sua dimensão educativa no contexto escolar. A discussão dos conceitos de formação, de experiência e de arte representa o primeiro passo para um entendimento da dança como elemento educativo. Constituem-se em ferramentas teóricas para o passo intermediário, que busca uma análise da dança e suas relações com esses conceitos. Por fim, pretende-se responder à questão fundamental deste trabalho: Dança,experiência formativa na escola? Discutir teoricamente o caráter mediador da dança na escola significa construir um olhar sobre um fazer pedagógico da dança ou sobre a sua realidade no contexto escolar, refletindo como a sua promoção (enquanto experiência de um fazer artístico) e o seu desenvolvimento (enquanto possibilidade de formação) podem se apresentar na escola com o propósito deformação humana. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003-02-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T10:18:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T10:18:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/EJRA-5V7QF6 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/EJRA-5V7QF6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EJRA-5V7QF6/1/educa__o_nat_lia_martins_carneiro_disserta__o.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EJRA-5V7QF6/2/educa__o_nat_lia_martins_carneiro_disserta__o.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b0d5a3875a5ef8a2d323ad10549851bb 252f232db1e614ef505f3d867a4cbcc5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589248012517376 |