A aquisição da linguagem escrita na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ednea Gomes Saraiva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBG7J
Resumo: O presente trabalho tem como objeto a aprendizagem da linguagem escrita. A proposta é investigar como se efetiva a aquisição dessa linguagem na educação infantil. O papel da instituição escolar é contribuir com o processo de alfabetização para diminuir, sem querer homogeneizar, a heterogeneidade de níveis de escrita em que as crianças se encontram ao chegarem à escola. O plano de ação tem como objetivo contribuir para a aquisição da linguagem escrita na Educação infantil; demonstrar a importância do processo de alfabetização e de letramento na Educação infantil e promover a apropriação da linguagem escrita, por meio da aplicação de uma sequência didática, priorizando a participação na leitura de diferentes gêneros literários. Após a aplicação do plano de ação foi possível concluir que, quanto maior a vivência da criança com materiais escritos e quanto mais ela participa de momentos de leitura de forma lúdica e agradável, mais ela desenvolve suas habilidades de leitura e escrita sem que isso se torne uma experiência enfadonha, descontextualizada e sem objetivos.
id UFMG_ba783b10d1fa13d5d3ef637661ed4d55
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NBG7J
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marcilaine Soares Inacio GomesEdnea Gomes Saraiva2019-08-12T14:42:40Z2019-08-12T14:42:40Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBG7JO presente trabalho tem como objeto a aprendizagem da linguagem escrita. A proposta é investigar como se efetiva a aquisição dessa linguagem na educação infantil. O papel da instituição escolar é contribuir com o processo de alfabetização para diminuir, sem querer homogeneizar, a heterogeneidade de níveis de escrita em que as crianças se encontram ao chegarem à escola. O plano de ação tem como objetivo contribuir para a aquisição da linguagem escrita na Educação infantil; demonstrar a importância do processo de alfabetização e de letramento na Educação infantil e promover a apropriação da linguagem escrita, por meio da aplicação de uma sequência didática, priorizando a participação na leitura de diferentes gêneros literários. Após a aplicação do plano de ação foi possível concluir que, quanto maior a vivência da criança com materiais escritos e quanto mais ela participa de momentos de leitura de forma lúdica e agradável, mais ela desenvolve suas habilidades de leitura e escrita sem que isso se torne uma experiência enfadonha, descontextualizada e sem objetivos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEducação pre-escolarAlfabetizaçãoLeituraAlfabetizaçãoEducação infantilEscritaA aquisição da linguagem escrita na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALedn_a_gomes___laseb_2012.pdfapplication/pdf2090386https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBG7J/1/edn_a_gomes___laseb_2012.pdf31630edd9437860446b2d34e613ca7cfMD51TEXTedn_a_gomes___laseb_2012.pdf.txtedn_a_gomes___laseb_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain51621https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBG7J/2/edn_a_gomes___laseb_2012.pdf.txt5e917af901b3bb806e1c5de9bd70a654MD521843/VRNS-9NBG7J2019-11-14 18:16:11.581oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NBG7JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:16:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A aquisição da linguagem escrita na educação infantil
title A aquisição da linguagem escrita na educação infantil
spellingShingle A aquisição da linguagem escrita na educação infantil
Ednea Gomes Saraiva
Leitura
Alfabetização
Educação infantil
Escrita
Educação
Educação pre-escolar
Alfabetização
title_short A aquisição da linguagem escrita na educação infantil
title_full A aquisição da linguagem escrita na educação infantil
title_fullStr A aquisição da linguagem escrita na educação infantil
title_full_unstemmed A aquisição da linguagem escrita na educação infantil
title_sort A aquisição da linguagem escrita na educação infantil
author Ednea Gomes Saraiva
author_facet Ednea Gomes Saraiva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcilaine Soares Inacio Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Ednea Gomes Saraiva
contributor_str_mv Marcilaine Soares Inacio Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Alfabetização
Educação infantil
Escrita
topic Leitura
Alfabetização
Educação infantil
Escrita
Educação
Educação pre-escolar
Alfabetização
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Educação pre-escolar
Alfabetização
description O presente trabalho tem como objeto a aprendizagem da linguagem escrita. A proposta é investigar como se efetiva a aquisição dessa linguagem na educação infantil. O papel da instituição escolar é contribuir com o processo de alfabetização para diminuir, sem querer homogeneizar, a heterogeneidade de níveis de escrita em que as crianças se encontram ao chegarem à escola. O plano de ação tem como objetivo contribuir para a aquisição da linguagem escrita na Educação infantil; demonstrar a importância do processo de alfabetização e de letramento na Educação infantil e promover a apropriação da linguagem escrita, por meio da aplicação de uma sequência didática, priorizando a participação na leitura de diferentes gêneros literários. Após a aplicação do plano de ação foi possível concluir que, quanto maior a vivência da criança com materiais escritos e quanto mais ela participa de momentos de leitura de forma lúdica e agradável, mais ela desenvolve suas habilidades de leitura e escrita sem que isso se torne uma experiência enfadonha, descontextualizada e sem objetivos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T14:42:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T14:42:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBG7J
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBG7J
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBG7J/1/edn_a_gomes___laseb_2012.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBG7J/2/edn_a_gomes___laseb_2012.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 31630edd9437860446b2d34e613ca7cf
5e917af901b3bb806e1c5de9bd70a654
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677004344393728