Apropriação do sistema de escrita na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estefania Ester Siqueira de Almeida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBL36
Resumo: Esse trabalho investigativo buscou contribuir para o desenvolvimento da capacidade de distinguir escrita de outras formas de representação gráfica entrecrianças de 5 a 6 anos em uma turma do 2º ciclo de uma Unidade Municipal de Educação Infantil. Para realização deste, foram suporte para estudos alguns teóricos: Emília Ferreiro (1995), Ana Teberosky (2003), Magda Soares (2005), Antônio Augusto Batista (2005), entre outros. Tendo em vista atingir este objetivo, foram desenvolvidas algumas atividades de apropriação do sistema de escrita, utilizando como recurso a sequência didática. Os resultados permitiram a reflexão e a avaliação da ação educativa no sentido de aprofundar e redimensionar o trabalho de apropriação do sistema de escrita.
id UFMG_e1669e13737008646c937a7cd40513f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NBL36
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Apropriação do sistema de escrita na educação infantilAlfabetizaçãoEscritaFormas Gráficas e Educação InfantilEducação pre-escolarAlfabetizaçãoEsse trabalho investigativo buscou contribuir para o desenvolvimento da capacidade de distinguir escrita de outras formas de representação gráfica entrecrianças de 5 a 6 anos em uma turma do 2º ciclo de uma Unidade Municipal de Educação Infantil. Para realização deste, foram suporte para estudos alguns teóricos: Emília Ferreiro (1995), Ana Teberosky (2003), Magda Soares (2005), Antônio Augusto Batista (2005), entre outros. Tendo em vista atingir este objetivo, foram desenvolvidas algumas atividades de apropriação do sistema de escrita, utilizando como recurso a sequência didática. Os resultados permitiram a reflexão e a avaliação da ação educativa no sentido de aprofundar e redimensionar o trabalho de apropriação do sistema de escrita.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMarcilaine Soares Inacio GomesEstefania Ester Siqueira de Almeida2019-08-13T22:25:50Z2019-08-13T22:25:50Z2012-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBL36info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T13:42:23Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NBL36Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T13:42:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Apropriação do sistema de escrita na educação infantil
title Apropriação do sistema de escrita na educação infantil
spellingShingle Apropriação do sistema de escrita na educação infantil
Estefania Ester Siqueira de Almeida
Alfabetização
Escrita
Formas Gráficas e Educação Infantil
Educação pre-escolar
Alfabetização
title_short Apropriação do sistema de escrita na educação infantil
title_full Apropriação do sistema de escrita na educação infantil
title_fullStr Apropriação do sistema de escrita na educação infantil
title_full_unstemmed Apropriação do sistema de escrita na educação infantil
title_sort Apropriação do sistema de escrita na educação infantil
author Estefania Ester Siqueira de Almeida
author_facet Estefania Ester Siqueira de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcilaine Soares Inacio Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Estefania Ester Siqueira de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Escrita
Formas Gráficas e Educação Infantil
Educação pre-escolar
Alfabetização
topic Alfabetização
Escrita
Formas Gráficas e Educação Infantil
Educação pre-escolar
Alfabetização
description Esse trabalho investigativo buscou contribuir para o desenvolvimento da capacidade de distinguir escrita de outras formas de representação gráfica entrecrianças de 5 a 6 anos em uma turma do 2º ciclo de uma Unidade Municipal de Educação Infantil. Para realização deste, foram suporte para estudos alguns teóricos: Emília Ferreiro (1995), Ana Teberosky (2003), Magda Soares (2005), Antônio Augusto Batista (2005), entre outros. Tendo em vista atingir este objetivo, foram desenvolvidas algumas atividades de apropriação do sistema de escrita, utilizando como recurso a sequência didática. Os resultados permitiram a reflexão e a avaliação da ação educativa no sentido de aprofundar e redimensionar o trabalho de apropriação do sistema de escrita.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-14
2019-08-13T22:25:50Z
2019-08-13T22:25:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBL36
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBL36
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829630827462656