Apropriação do sistema de escrita na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBL36 |
Resumo: | Esse trabalho investigativo buscou contribuir para o desenvolvimento da capacidade de distinguir escrita de outras formas de representação gráfica entrecrianças de 5 a 6 anos em uma turma do 2º ciclo de uma Unidade Municipal de Educação Infantil. Para realização deste, foram suporte para estudos alguns teóricos: Emília Ferreiro (1995), Ana Teberosky (2003), Magda Soares (2005), Antônio Augusto Batista (2005), entre outros. Tendo em vista atingir este objetivo, foram desenvolvidas algumas atividades de apropriação do sistema de escrita, utilizando como recurso a sequência didática. Os resultados permitiram a reflexão e a avaliação da ação educativa no sentido de aprofundar e redimensionar o trabalho de apropriação do sistema de escrita. |
id |
UFMG_e1669e13737008646c937a7cd40513f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NBL36 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Apropriação do sistema de escrita na educação infantilAlfabetizaçãoEscritaFormas Gráficas e Educação InfantilEducação pre-escolarAlfabetizaçãoEsse trabalho investigativo buscou contribuir para o desenvolvimento da capacidade de distinguir escrita de outras formas de representação gráfica entrecrianças de 5 a 6 anos em uma turma do 2º ciclo de uma Unidade Municipal de Educação Infantil. Para realização deste, foram suporte para estudos alguns teóricos: Emília Ferreiro (1995), Ana Teberosky (2003), Magda Soares (2005), Antônio Augusto Batista (2005), entre outros. Tendo em vista atingir este objetivo, foram desenvolvidas algumas atividades de apropriação do sistema de escrita, utilizando como recurso a sequência didática. Os resultados permitiram a reflexão e a avaliação da ação educativa no sentido de aprofundar e redimensionar o trabalho de apropriação do sistema de escrita.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMarcilaine Soares Inacio GomesEstefania Ester Siqueira de Almeida2019-08-13T22:25:50Z2019-08-13T22:25:50Z2012-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBL36info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T13:42:23Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NBL36Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T13:42:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apropriação do sistema de escrita na educação infantil |
title |
Apropriação do sistema de escrita na educação infantil |
spellingShingle |
Apropriação do sistema de escrita na educação infantil Estefania Ester Siqueira de Almeida Alfabetização Escrita Formas Gráficas e Educação Infantil Educação pre-escolar Alfabetização |
title_short |
Apropriação do sistema de escrita na educação infantil |
title_full |
Apropriação do sistema de escrita na educação infantil |
title_fullStr |
Apropriação do sistema de escrita na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Apropriação do sistema de escrita na educação infantil |
title_sort |
Apropriação do sistema de escrita na educação infantil |
author |
Estefania Ester Siqueira de Almeida |
author_facet |
Estefania Ester Siqueira de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marcilaine Soares Inacio Gomes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estefania Ester Siqueira de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Escrita Formas Gráficas e Educação Infantil Educação pre-escolar Alfabetização |
topic |
Alfabetização Escrita Formas Gráficas e Educação Infantil Educação pre-escolar Alfabetização |
description |
Esse trabalho investigativo buscou contribuir para o desenvolvimento da capacidade de distinguir escrita de outras formas de representação gráfica entrecrianças de 5 a 6 anos em uma turma do 2º ciclo de uma Unidade Municipal de Educação Infantil. Para realização deste, foram suporte para estudos alguns teóricos: Emília Ferreiro (1995), Ana Teberosky (2003), Magda Soares (2005), Antônio Augusto Batista (2005), entre outros. Tendo em vista atingir este objetivo, foram desenvolvidas algumas atividades de apropriação do sistema de escrita, utilizando como recurso a sequência didática. Os resultados permitiram a reflexão e a avaliação da ação educativa no sentido de aprofundar e redimensionar o trabalho de apropriação do sistema de escrita. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-14 2019-08-13T22:25:50Z 2019-08-13T22:25:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBL36 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBL36 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829630827462656 |