O uso de redes sociais por empresas em processos seletivos: uma análise crítica
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/41249 |
Resumo: | Introdução A Gestão de Recursos Humanos (GRH) tem buscado se modernizar para melhor desempenhar suas funções. Está atenta a inovações e, no âmbito dos processos de recrutamento e seleção, tem assistido ao uso crescente da tecnologia. Nesse contexto, as redes sociais mostram-se ferramenta promissora, trazendo informações que os candidatos normalmente não expõem em etapas presenciais do processo. Mas enquanto seu uso pode agilizar e sofisticar recrutamento e seleção, ele também envolve controvérsias, ligadas à falta de segurança nas informações, ao risco de rotular pessoas, à invasão de privacidade. Problema de Pesquisa e Objetivo O uso de redes sociais nesses processos leva a diferentes entendimentos diante do seu caráter de novidade e da sua complexidade. A prática de seleção utilizando redes sociais é relativamente,recente, logo a literatura sobre essa questão ainda é escassa, embora o espaço que esse tema ocupa na mídia tradicional reforce a atualidade do assunto. Tudo isso aponta para uma lacuna que este estudo pretende contribuir para preencher, ao assumir como objetivo analisar como gestores e consultores de recursos humanos percebem o uso das redes sociais em processos seletivos. Fundamentação Teórica Os temas que fundamentam este estudo são: (i) a Gestão de Recursos Humanos (GRH), área da organização que se envolve com políticas e processos capazes de permitir que o capital humano da empresa possa agregar valor a ela; (ii) os processos de recrutamento e seleção, em que a organização busca pessoas para o preenchimento de vagas e analisa quem tem o perfil adequado aos cargos; (iii) as redes sociais, dentre as quais estão Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e YouTube, além de outros ambientes colaborativos que facilitam as interações em rede por meio de uma base virtual. Metodologia Nesta pesquisa exploratória e qualitativa, realizaram-se entrevistas com gestores/consultores de recrutamento e seleção que vivenciam o dia a dia desses processos. Os entrevistados são profissionais de recursos humanos seniores, com larga experiência no mercado, com média de 26 anos trabalhando exclusivamente com recursos humanos e com atuação em grandes empresas do cenário organizacional. O conteúdo das entrevistas foi submetido à análise de conteúdo e distribuído nas categorias: (i) uso das redes sociais; (ii) análise das redes sociais; e (iii) perspectivas para as redes sociais. Análise dos Resultados Os resultados mostram que o uso dessas redes em processos seletivos é uma realidade, seja para divulgar vagas, captar e analisar candidatos, recolocação, hunting. Baseia-se nas lacunas de métodos tradicionais, na diversidade de informações que oferece e na agilidade que permite, dentre outros aspectos. Sua relevância é consenso. As redes mais usadas são LinkedIn e Facebook. Os perigos a elas associados estão na sua supervalorização como ferramenta única, em avaliações equivocadas e fragilidades tecnológicas. Seu futuro é apontado com promissor e a expectativa é de que seu uso seja crescente. Conclusão Este estudo contribui para que se entenda melhor um fenômeno recente ao mostrar a percepção de especialistas sobre o uso das redes sociais em processos seletivos. Seu valor também está no fato de evidenciar e discutir os riscos e benefícios existentes, mostrando que cabe a todos os envolvidos reconhecê-los para minimizá-los sem que se deixe, no entanto, de aproveitar as vantagens que são capazes de oferecer, seja auxiliando profissionais de GRH a trazer eficiência para as empresas, seja ajudando candidatos a ganhar visibilidade e se relacionarem, mais diretamente, com as organizações. |
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2022-04-29T12:44:45Z2022-04-29T12:44:45Z2018-11XXI SEMEAD - Seminários em Administração da USP21773866http://hdl.handle.net/1843/41249Introdução A Gestão de Recursos Humanos (GRH) tem buscado se modernizar para melhor desempenhar suas funções. Está atenta a inovações e, no âmbito dos processos de recrutamento e seleção, tem assistido ao uso crescente da tecnologia. Nesse contexto, as redes sociais mostram-se ferramenta promissora, trazendo informações que os candidatos normalmente não expõem em etapas presenciais do processo. Mas enquanto seu uso pode agilizar e sofisticar recrutamento e seleção, ele também envolve controvérsias, ligadas à falta de segurança nas informações, ao risco de rotular pessoas, à invasão de privacidade. Problema de Pesquisa e Objetivo O uso de redes sociais nesses processos leva a diferentes entendimentos diante do seu caráter de novidade e da sua complexidade. A prática de seleção utilizando redes sociais é relativamente,recente, logo a literatura sobre essa questão ainda é escassa, embora o espaço que esse tema ocupa na mídia tradicional reforce a atualidade do assunto. Tudo isso aponta para uma lacuna que este estudo pretende contribuir para preencher, ao assumir como objetivo analisar como gestores e consultores de recursos humanos percebem o uso das redes sociais em processos seletivos. Fundamentação Teórica Os temas que fundamentam este estudo são: (i) a Gestão de Recursos Humanos (GRH), área da organização que se envolve com políticas e processos capazes de permitir que o capital humano da empresa possa agregar valor a ela; (ii) os processos de recrutamento e seleção, em que a organização busca pessoas para o preenchimento de vagas e analisa quem tem o perfil adequado aos cargos; (iii) as redes sociais, dentre as quais estão Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e YouTube, além de outros ambientes colaborativos que facilitam as interações em rede por meio de uma base virtual. Metodologia Nesta pesquisa exploratória e qualitativa, realizaram-se entrevistas com gestores/consultores de recrutamento e seleção que vivenciam o dia a dia desses processos. Os entrevistados são profissionais de recursos humanos seniores, com larga experiência no mercado, com média de 26 anos trabalhando exclusivamente com recursos humanos e com atuação em grandes empresas do cenário organizacional. O conteúdo das entrevistas foi submetido à análise de conteúdo e distribuído nas categorias: (i) uso das redes sociais; (ii) análise das redes sociais; e (iii) perspectivas para as redes sociais. Análise dos Resultados Os resultados mostram que o uso dessas redes em processos seletivos é uma realidade, seja para divulgar vagas, captar e analisar candidatos, recolocação, hunting. Baseia-se nas lacunas de métodos tradicionais, na diversidade de informações que oferece e na agilidade que permite, dentre outros aspectos. Sua relevância é consenso. As redes mais usadas são LinkedIn e Facebook. Os perigos a elas associados estão na sua supervalorização como ferramenta única, em avaliações equivocadas e fragilidades tecnológicas. Seu futuro é apontado com promissor e a expectativa é de que seu uso seja crescente. Conclusão Este estudo contribui para que se entenda melhor um fenômeno recente ao mostrar a percepção de especialistas sobre o uso das redes sociais em processos seletivos. Seu valor também está no fato de evidenciar e discutir os riscos e benefícios existentes, mostrando que cabe a todos os envolvidos reconhecê-los para minimizá-los sem que se deixe, no entanto, de aproveitar as vantagens que são capazes de oferecer, seja auxiliando profissionais de GRH a trazer eficiência para as empresas, seja ajudando candidatos a ganhar visibilidade e se relacionarem, mais diretamente, com as organizações.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASAnais do XXI SEMEAD - Seminários em Administração da USPRedes sociaisPessoal - RecrutamentoRedes sociaisRecrutamentoSeleçãoO uso de redes sociais por empresas em processos seletivos: uma análise críticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectHélbert José de GóesCristiana Trindade ItuassuLuiz Rodrigo Cunha Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41249/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALO USO DE REDES SOCIAIS POR EMPRESAS EM PROCESSOS SELETIVOS.pdfO USO DE REDES SOCIAIS POR EMPRESAS EM PROCESSOS SELETIVOS.pdfapplication/pdf199475https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41249/2/O%20USO%20DE%20REDES%20SOCIAIS%20POR%20EMPRESAS%20EM%20PROCESSOS%20SELETIVOS.pdf1e5c1170d61a66d18dd5aa055388ea6fMD521843/412492022-04-29 09:44:45.5oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-04-29T12:44:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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