O aspecto funcional dos gêneros textuais em livros didáticos para ensino de português como segunda língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natalia Moreira Tosatti
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SVRLM
Resumo: O propósito deste trabalho de pesquisa foi investigar a funcionalidade de gêneros textuais presentes em cinco livros didáticos de português para estrangeiros (PLE), publicados na última década. Analisamos esses livros à luz da teoria que aborda os gêneros como formasde ação, como modo de agir sobre o mundo na interação entre indivíduos dentro de uma cultura e uma sociedade. Em nossa pesquisa, investigamos se os gêneros presentes nos livros didáticos de português para estrangeiros (PLE) em análise foram explorados demaneira funcional. Observamos se os autores de nosso corpus criaram situações de práticas de linguagem que propiciassem o desenvolvimento da competência comunicativa vista como um conjunto de componentes linguísticos e pragmáticos relacionados não só ao conhecimento e habilidades necessários ao processamento dacomunicação, mas também relacionados à organização e ao uso da língua em situações socioculturais mais próximas do real facilitando, assim, a interação com o outro. Os resultados obtidos foram alcançados por meio do levantamento da ocorrência de gêneros em cada uma das obras. Concluímos que os livros didáticos de português para estrangeiros, compreendidos em nosso corpus, apresentaram diversidade de gêneros textuais em suas lições, embora nem sempre a ênfase na exploração do gênero recaísse sobre o processo decomunicação. Este estudo, a partir da exposição e análise de dados e atividades presentes nas obras didáticas, demonstra a forma como os gêneros têm sido explorados nos livros didáticos de PLE publicados nos últimos dez anos.
id UFMG_b579922f982b5a1dffee6b93e9960ecf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-8SVRLM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Regina Lucia Peret Dell IsolaNorimar Pasini Mesquita JudiceJeronimo Coura SobrinhoNatalia Moreira Tosatti2019-08-12T09:26:33Z2019-08-12T09:26:33Z2009-09-30http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SVRLMO propósito deste trabalho de pesquisa foi investigar a funcionalidade de gêneros textuais presentes em cinco livros didáticos de português para estrangeiros (PLE), publicados na última década. Analisamos esses livros à luz da teoria que aborda os gêneros como formasde ação, como modo de agir sobre o mundo na interação entre indivíduos dentro de uma cultura e uma sociedade. Em nossa pesquisa, investigamos se os gêneros presentes nos livros didáticos de português para estrangeiros (PLE) em análise foram explorados demaneira funcional. Observamos se os autores de nosso corpus criaram situações de práticas de linguagem que propiciassem o desenvolvimento da competência comunicativa vista como um conjunto de componentes linguísticos e pragmáticos relacionados não só ao conhecimento e habilidades necessários ao processamento dacomunicação, mas também relacionados à organização e ao uso da língua em situações socioculturais mais próximas do real facilitando, assim, a interação com o outro. Os resultados obtidos foram alcançados por meio do levantamento da ocorrência de gêneros em cada uma das obras. Concluímos que os livros didáticos de português para estrangeiros, compreendidos em nosso corpus, apresentaram diversidade de gêneros textuais em suas lições, embora nem sempre a ênfase na exploração do gênero recaísse sobre o processo decomunicação. Este estudo, a partir da exposição e análise de dados e atividades presentes nas obras didáticas, demonstra a forma como os gêneros têm sido explorados nos livros didáticos de PLE publicados nos últimos dez anos.The aim of this research was to investigate the functionality of text genres present in five didactic books of Portuguese for Foreigners (PFL) published in the last decade. We analysed the didactic material based on the theory that distinguishes the genres as forms of action, such as ways to act in the world in relation to others in a culture and society. In our research, we investigated whether the present genre in the didactic books of Portuguese for Foreigners (PFL) being analyzed were explored in a functional way. That is, if they created situations of language practice that enabled the development of the communicative competence seen as a set of linguistic and pragmatic components related not only to the knowledge and skills necessary to the process of communication, but also related to the use and organization of the language in socio-cultural situations closer to reality, making the interaction with others easier. The results were obtained by means of an occurrence survey of genres in each one of the books. We concluded that the current didactic books of Portuguese for Foreigners, comprised in our corpus, presented a diversity of text genres in their units (lessons), although not always did the emphasis on the genre exploration lead to the communication process.This paper, using the exposition of data analysis and activities present, shows the way the genres have been explored in didactic books of Portuguese for Foreigners (PFL) published in the last ten years.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLivros didáticosLingüísticaAquisição da segunda linguagemGêneros textuaisLíngua portuguesa Estudo e ensino Falantes estrangeirosLíngua portuguesa Compêndios para estrangeirosPortuguês para estrangeirosCategorias textuaisGêneros TextuaisO aspecto funcional dos gêneros textuais em livros didáticos para ensino de português como segunda línguainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1276m.pdfapplication/pdf2450644https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8SVRLM/1/1276m.pdfa0a1c9c7c550b24d0e296105de953274MD51TEXT1276m.pdf.txt1276m.pdf.txtExtracted texttext/plain225539https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8SVRLM/2/1276m.pdf.txt34f92b8c338b17a01392f71556bcd360MD521843/LETR-8SVRLM2019-11-14 16:00:26.537oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-8SVRLMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:00:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O aspecto funcional dos gêneros textuais em livros didáticos para ensino de português como segunda língua
title O aspecto funcional dos gêneros textuais em livros didáticos para ensino de português como segunda língua
spellingShingle O aspecto funcional dos gêneros textuais em livros didáticos para ensino de português como segunda língua
Natalia Moreira Tosatti
Português para estrangeiros
Categorias textuais
Gêneros Textuais
Livros didáticos
Lingüística
Aquisição da segunda linguagem
Gêneros textuais
Língua portuguesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Língua portuguesa Compêndios para estrangeiros
title_short O aspecto funcional dos gêneros textuais em livros didáticos para ensino de português como segunda língua
title_full O aspecto funcional dos gêneros textuais em livros didáticos para ensino de português como segunda língua
title_fullStr O aspecto funcional dos gêneros textuais em livros didáticos para ensino de português como segunda língua
title_full_unstemmed O aspecto funcional dos gêneros textuais em livros didáticos para ensino de português como segunda língua
title_sort O aspecto funcional dos gêneros textuais em livros didáticos para ensino de português como segunda língua
author Natalia Moreira Tosatti
author_facet Natalia Moreira Tosatti
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Regina Lucia Peret Dell Isola
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Norimar Pasini Mesquita Judice
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jeronimo Coura Sobrinho
dc.contributor.author.fl_str_mv Natalia Moreira Tosatti
contributor_str_mv Regina Lucia Peret Dell Isola
Norimar Pasini Mesquita Judice
Jeronimo Coura Sobrinho
dc.subject.por.fl_str_mv Português para estrangeiros
Categorias textuais
Gêneros Textuais
topic Português para estrangeiros
Categorias textuais
Gêneros Textuais
Livros didáticos
Lingüística
Aquisição da segunda linguagem
Gêneros textuais
Língua portuguesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Língua portuguesa Compêndios para estrangeiros
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Livros didáticos
Lingüística
Aquisição da segunda linguagem
Gêneros textuais
Língua portuguesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Língua portuguesa Compêndios para estrangeiros
description O propósito deste trabalho de pesquisa foi investigar a funcionalidade de gêneros textuais presentes em cinco livros didáticos de português para estrangeiros (PLE), publicados na última década. Analisamos esses livros à luz da teoria que aborda os gêneros como formasde ação, como modo de agir sobre o mundo na interação entre indivíduos dentro de uma cultura e uma sociedade. Em nossa pesquisa, investigamos se os gêneros presentes nos livros didáticos de português para estrangeiros (PLE) em análise foram explorados demaneira funcional. Observamos se os autores de nosso corpus criaram situações de práticas de linguagem que propiciassem o desenvolvimento da competência comunicativa vista como um conjunto de componentes linguísticos e pragmáticos relacionados não só ao conhecimento e habilidades necessários ao processamento dacomunicação, mas também relacionados à organização e ao uso da língua em situações socioculturais mais próximas do real facilitando, assim, a interação com o outro. Os resultados obtidos foram alcançados por meio do levantamento da ocorrência de gêneros em cada uma das obras. Concluímos que os livros didáticos de português para estrangeiros, compreendidos em nosso corpus, apresentaram diversidade de gêneros textuais em suas lições, embora nem sempre a ênfase na exploração do gênero recaísse sobre o processo decomunicação. Este estudo, a partir da exposição e análise de dados e atividades presentes nas obras didáticas, demonstra a forma como os gêneros têm sido explorados nos livros didáticos de PLE publicados nos últimos dez anos.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-09-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T09:26:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T09:26:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SVRLM
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SVRLM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8SVRLM/1/1276m.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8SVRLM/2/1276m.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a0a1c9c7c550b24d0e296105de953274
34f92b8c338b17a01392f71556bcd360
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676689592287232