Jovens estudantes pobres: significados atribuídos às práticas pedagógicas denominadas inovadoras por seus professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Analise de Jesus da Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-6ZPLV4
Resumo: Esta pesquisa investigou significados atribuídos por jovens estudantes, com idades entre os 14 e os 24 anos de idade, pobres, às ações desenvolvidas por seus professores no cotidiano escolar, que se desenrolam em sala de aula, e são denominadas por estes como "práticas pedagógicas inovadoras", em escolas do turno da noite, na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, no Programa Escola Plural. Essa questão central emerge da afirmação de professores de que o jovem estudante não adere ao emprego de aulas inovadoras. Numa abordagem de pesquisa qualitativa, foram entrevistados 44 sujeitos jovens estudantes pobres e quatro professores desses jovens, no Ensino Fundamental. Foram realizadas entrevistas individuais e coletivas. Os 44 jovens estudantes e os quatro professores são sujeitos vinculados a quatro escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Aulas dos quatro professores foram observadas e analisadas. Também foi realizada análise documental de material solicitado à Secretaria Municipal de Educação, aos estabelecimentos de ensino e a grupos de pesquisa, e seus resultados foram incorporados nesta pesquisa. Dentre os achados desta investigação, dois se destacam. O primeiro deles é a quase inexistência da abordagem das vivências dos sujeitos jovens estudantes pobres no contexto geral das escolas onde esta pesquisa se desenvolveu. O segundo achado é o elevado número de jovens estudantes que não pertencem a coletivos, quer culturais, esportivos ou religiosos. A maioria dos jovens entrevistados não tem inserção em nenhum tipo de movimento coletivo. Apontando em resposta à questão central destacamos duas possíveis considerações. A primeira é que, em sua grande maioria, os jovens entrevistados aderem às aulas diferentes. A segunda consideração é a existência, não de um, mas de vários significados atribuídos pelos sujeitos jovens. Tais significados são mobilizadores desses sujeitos em relação à vivência das práticas pedagógicas inovadoras propostas por seus professores. No decorrer desta investigação, foi constatada a escassez de bibliografia concernente a jovens estudantes sem inserção em movimentos coletivos.
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Os 44 jovens estudantes e os quatro professores são sujeitos vinculados a quatro escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Aulas dos quatro professores foram observadas e analisadas. Também foi realizada análise documental de material solicitado à Secretaria Municipal de Educação, aos estabelecimentos de ensino e a grupos de pesquisa, e seus resultados foram incorporados nesta pesquisa. Dentre os achados desta investigação, dois se destacam. O primeiro deles é a quase inexistência da abordagem das vivências dos sujeitos jovens estudantes pobres no contexto geral das escolas onde esta pesquisa se desenvolveu. O segundo achado é o elevado número de jovens estudantes que não pertencem a coletivos, quer culturais, esportivos ou religiosos. A maioria dos jovens entrevistados não tem inserção em nenhum tipo de movimento coletivo. Apontando em resposta à questão central destacamos duas possíveis considerações. A primeira é que, em sua grande maioria, os jovens entrevistados aderem às aulas diferentes. A segunda consideração é a existência, não de um, mas de vários significados atribuídos pelos sujeitos jovens. Tais significados são mobilizadores desses sujeitos em relação à vivência das práticas pedagógicas inovadoras propostas por seus professores. No decorrer desta investigação, foi constatada a escassez de bibliografia concernente a jovens estudantes sem inserção em movimentos coletivos.This research investigates the meaning attributed by young students, with age between 14 and 24 years old, poor, to the activities proposed by their teachers on everyday school life, which take place on the classroom, and are denominated by the teachers as innovative pedagogical practices, in schools with the night-time classes, in Belo Horizonte, and the educational theory applied in called Escola Plural. This central question emerges from the statement, by the teachers, that the young student does not take part in those innovative classes. With a qualitative perspective of research, there were interviewed 44 poor young students and four of their high-school teachers. Individual and collective interviews were carried out. The 44 young students and the four teachers are of four different schools from the Belo Horizontes Educational System. Classes of the four teachers were observed and analyzed. Were also analyzed documents provided by the Citys Education Secretariat, by the schools and by research groups, their results were incorporated in this research. Among the findings of this investigation, two are to be highlighted. The first is that an approach related to the life experiences of the poor young students is almost inexistent in the general context of the schools where this research took place. A second finding is the high number of young students that do not take part in any collectivity, neither cultural, nor sportive, nor religious. The majority of the young people interviewed do not belong to any kind of collective movement. Pointing in response to central question we highlight two possible considerations. The first consideration is that the great majority of the young people interviewed do adhere to the different classes. The second consideration is the existence of, not one, but various meanings attributed by the young students. These meanings are what move them in relation to the experience of the innovative pedagogical practices proposed by their teachers. During the accomplishment of this research we notice the shortage of bibliography concerning young students without insertion in collective movements.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Aspectos sociaisPobrezaEducação do adolescenteJovens estudantesPedagogia das juventudesPráticas pedagógicas inovadorasJovens estudantes pobres: significados atribuídos às práticas pedagógicas denominadas inovadoras por seus professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALufmg___analise_de_jesus_da_silva___tese.pdfapplication/pdf28296308https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-6ZPLV4/1/ufmg___analise_de_jesus_da_silva___tese.pdf7ad6871954c5c0a70ef5f5c04d46fb73MD51TEXTufmg___analise_de_jesus_da_silva___tese.pdf.txtufmg___analise_de_jesus_da_silva___tese.pdf.txtExtracted texttext/plain769473https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-6ZPLV4/2/ufmg___analise_de_jesus_da_silva___tese.pdf.txt44ca719b7de0e1a80c3c2f4fc12e7f73MD521843/HJPB-6ZPLV42019-11-14 20:44:58.944oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-6ZPLV4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:44:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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