Ensino de língua portuguesa: relações entre o saber científico e a práticasocial da linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Margarete Von Muhlen Poll
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/DAJR-88QGML
Resumo: O eixo desta tese é o ensino de norma padrão, que encontra lugar através do ensino das regras e da metalinguagem veiculadas pelos compêndios de gramática normativa. Esta tese procura investigar por que o ensino de gramática normativa continua pautando as aulas de Língua Portuguesa nas escolas mesmo após a Lingüística ter apontado as falhas desses compêndios. Trabalhamos com a hipótese de que são quatro os principais fatores que levam à continuidade desse ensino. Essa hipótese coloca as publicações na área dos estudos da Lingüística no centro da discussão. Assim, a tese trabalhará com publicações na área da Lingüística Teórica e da Lingüística Aplicada que discutem o conceito de norma padrão ou outras terminologiasempregadas em referência à norma lingüística de prestígio e seu ensino. O trabalho divideseem sete seções, que abordam, em linhas gerais, o surgimento do normativismo lingüístico e o questionamento do mesmo.
id UFMG_b5e974cddf5e5f116b6caffeaa9b79c4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/DAJR-88QGML
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Luiz Carlos de Assis RochaEvandro Silva MartinsMonica Mano TrindadeMaria Beatriz Nascimento DecatDelaine Cafiero BicalhoMargarete Von Muhlen Poll2019-08-10T12:56:43Z2019-08-10T12:56:43Z2008-12-12http://hdl.handle.net/1843/DAJR-88QGMLO eixo desta tese é o ensino de norma padrão, que encontra lugar através do ensino das regras e da metalinguagem veiculadas pelos compêndios de gramática normativa. Esta tese procura investigar por que o ensino de gramática normativa continua pautando as aulas de Língua Portuguesa nas escolas mesmo após a Lingüística ter apontado as falhas desses compêndios. Trabalhamos com a hipótese de que são quatro os principais fatores que levam à continuidade desse ensino. Essa hipótese coloca as publicações na área dos estudos da Lingüística no centro da discussão. Assim, a tese trabalhará com publicações na área da Lingüística Teórica e da Lingüística Aplicada que discutem o conceito de norma padrão ou outras terminologiasempregadas em referência à norma lingüística de prestígio e seu ensino. O trabalho divideseem sete seções, que abordam, em linhas gerais, o surgimento do normativismo lingüístico e o questionamento do mesmo.The axis of the present dissertation is the teaching of standard norm through the rules and metalinguistic analysis conveyed by normative grammar books. This dissertation investigates why current teaching practice is still based on standardizing grammar books, even after theirflaws have been identified by Linguistics. Four factors are presented as the major causes for such continuity. The literature in the field of Linguistics is in the center of that discussion, which is informed by the Theoretical Linguistics and Applied Linguistics literature whichcomplicate the concept of standard norm or similar terms used to refer to educated language standards as well as its teaching. This study is divided into seven sections which outline the emergence of the concern for the standard norm and the more recent resistant to it.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua portuguesa NormalizaçãoLíngua portuguesa Idiotismos, correções, errosLingüísticaLíngua padrãoLíngua portuguesa Estudo e ensinoLingua portuguesa Gramática Estudo e ensinoSociolingüísticanorma padrãoensino de Portuguêserro lingüísticogramática normativaEnsino de língua portuguesa: relações entre o saber científico e a práticasocial da linguageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1017d.pdfapplication/pdf794675https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DAJR-88QGML/1/1017d.pdf7938ca5fed4005abf38a32634c27f88eMD51TEXT1017d.pdf.txt1017d.pdf.txtExtracted texttext/plain637272https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DAJR-88QGML/2/1017d.pdf.txt089bee87c0f8cb5fc4fe564c55b58af8MD521843/DAJR-88QGML2019-11-14 04:16:25.626oai:repositorio.ufmg.br:1843/DAJR-88QGMLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:16:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de língua portuguesa: relações entre o saber científico e a práticasocial da linguagem
title Ensino de língua portuguesa: relações entre o saber científico e a práticasocial da linguagem
spellingShingle Ensino de língua portuguesa: relações entre o saber científico e a práticasocial da linguagem
Margarete Von Muhlen Poll
norma padrão
ensino de Português
erro lingüístico
gramática normativa
Língua portuguesa Normalização
Língua portuguesa Idiotismos, correções, erros
Lingüística
Língua padrão
Língua portuguesa Estudo e ensino
Lingua portuguesa Gramática Estudo e ensino
Sociolingüística
title_short Ensino de língua portuguesa: relações entre o saber científico e a práticasocial da linguagem
title_full Ensino de língua portuguesa: relações entre o saber científico e a práticasocial da linguagem
title_fullStr Ensino de língua portuguesa: relações entre o saber científico e a práticasocial da linguagem
title_full_unstemmed Ensino de língua portuguesa: relações entre o saber científico e a práticasocial da linguagem
title_sort Ensino de língua portuguesa: relações entre o saber científico e a práticasocial da linguagem
author Margarete Von Muhlen Poll
author_facet Margarete Von Muhlen Poll
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Carlos de Assis Rocha
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Evandro Silva Martins
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Monica Mano Trindade
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Beatriz Nascimento Decat
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Delaine Cafiero Bicalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Margarete Von Muhlen Poll
contributor_str_mv Luiz Carlos de Assis Rocha
Evandro Silva Martins
Monica Mano Trindade
Maria Beatriz Nascimento Decat
Delaine Cafiero Bicalho
dc.subject.por.fl_str_mv norma padrão
ensino de Português
erro lingüístico
gramática normativa
topic norma padrão
ensino de Português
erro lingüístico
gramática normativa
Língua portuguesa Normalização
Língua portuguesa Idiotismos, correções, erros
Lingüística
Língua padrão
Língua portuguesa Estudo e ensino
Lingua portuguesa Gramática Estudo e ensino
Sociolingüística
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Língua portuguesa Normalização
Língua portuguesa Idiotismos, correções, erros
Lingüística
Língua padrão
Língua portuguesa Estudo e ensino
Lingua portuguesa Gramática Estudo e ensino
Sociolingüística
description O eixo desta tese é o ensino de norma padrão, que encontra lugar através do ensino das regras e da metalinguagem veiculadas pelos compêndios de gramática normativa. Esta tese procura investigar por que o ensino de gramática normativa continua pautando as aulas de Língua Portuguesa nas escolas mesmo após a Lingüística ter apontado as falhas desses compêndios. Trabalhamos com a hipótese de que são quatro os principais fatores que levam à continuidade desse ensino. Essa hipótese coloca as publicações na área dos estudos da Lingüística no centro da discussão. Assim, a tese trabalhará com publicações na área da Lingüística Teórica e da Lingüística Aplicada que discutem o conceito de norma padrão ou outras terminologiasempregadas em referência à norma lingüística de prestígio e seu ensino. O trabalho divideseem sete seções, que abordam, em linhas gerais, o surgimento do normativismo lingüístico e o questionamento do mesmo.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T12:56:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T12:56:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/DAJR-88QGML
url http://hdl.handle.net/1843/DAJR-88QGML
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DAJR-88QGML/1/1017d.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DAJR-88QGML/2/1017d.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7938ca5fed4005abf38a32634c27f88e
089bee87c0f8cb5fc4fe564c55b58af8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589237878030336