Ensino de língua portuguesa: relações entre o saber científico e a práticasocial da linguagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/DAJR-88QGML |
Resumo: | O eixo desta tese é o ensino de norma padrão, que encontra lugar através do ensino das regras e da metalinguagem veiculadas pelos compêndios de gramática normativa. Esta tese procura investigar por que o ensino de gramática normativa continua pautando as aulas de Língua Portuguesa nas escolas mesmo após a Lingüística ter apontado as falhas desses compêndios. Trabalhamos com a hipótese de que são quatro os principais fatores que levam à continuidade desse ensino. Essa hipótese coloca as publicações na área dos estudos da Lingüística no centro da discussão. Assim, a tese trabalhará com publicações na área da Lingüística Teórica e da Lingüística Aplicada que discutem o conceito de norma padrão ou outras terminologiasempregadas em referência à norma lingüística de prestígio e seu ensino. O trabalho divideseem sete seções, que abordam, em linhas gerais, o surgimento do normativismo lingüístico e o questionamento do mesmo. |
id |
UFMG_b5e974cddf5e5f116b6caffeaa9b79c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/DAJR-88QGML |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Luiz Carlos de Assis RochaEvandro Silva MartinsMonica Mano TrindadeMaria Beatriz Nascimento DecatDelaine Cafiero BicalhoMargarete Von Muhlen Poll2019-08-10T12:56:43Z2019-08-10T12:56:43Z2008-12-12http://hdl.handle.net/1843/DAJR-88QGMLO eixo desta tese é o ensino de norma padrão, que encontra lugar através do ensino das regras e da metalinguagem veiculadas pelos compêndios de gramática normativa. Esta tese procura investigar por que o ensino de gramática normativa continua pautando as aulas de Língua Portuguesa nas escolas mesmo após a Lingüística ter apontado as falhas desses compêndios. Trabalhamos com a hipótese de que são quatro os principais fatores que levam à continuidade desse ensino. Essa hipótese coloca as publicações na área dos estudos da Lingüística no centro da discussão. Assim, a tese trabalhará com publicações na área da Lingüística Teórica e da Lingüística Aplicada que discutem o conceito de norma padrão ou outras terminologiasempregadas em referência à norma lingüística de prestígio e seu ensino. O trabalho divideseem sete seções, que abordam, em linhas gerais, o surgimento do normativismo lingüístico e o questionamento do mesmo.The axis of the present dissertation is the teaching of standard norm through the rules and metalinguistic analysis conveyed by normative grammar books. This dissertation investigates why current teaching practice is still based on standardizing grammar books, even after theirflaws have been identified by Linguistics. Four factors are presented as the major causes for such continuity. The literature in the field of Linguistics is in the center of that discussion, which is informed by the Theoretical Linguistics and Applied Linguistics literature whichcomplicate the concept of standard norm or similar terms used to refer to educated language standards as well as its teaching. This study is divided into seven sections which outline the emergence of the concern for the standard norm and the more recent resistant to it.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua portuguesa NormalizaçãoLíngua portuguesa Idiotismos, correções, errosLingüísticaLíngua padrãoLíngua portuguesa Estudo e ensinoLingua portuguesa Gramática Estudo e ensinoSociolingüísticanorma padrãoensino de Portuguêserro lingüísticogramática normativaEnsino de língua portuguesa: relações entre o saber científico e a práticasocial da linguageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1017d.pdfapplication/pdf794675https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DAJR-88QGML/1/1017d.pdf7938ca5fed4005abf38a32634c27f88eMD51TEXT1017d.pdf.txt1017d.pdf.txtExtracted texttext/plain637272https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DAJR-88QGML/2/1017d.pdf.txt089bee87c0f8cb5fc4fe564c55b58af8MD521843/DAJR-88QGML2019-11-14 04:16:25.626oai:repositorio.ufmg.br:1843/DAJR-88QGMLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:16:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de língua portuguesa: relações entre o saber científico e a práticasocial da linguagem |
title |
Ensino de língua portuguesa: relações entre o saber científico e a práticasocial da linguagem |
spellingShingle |
Ensino de língua portuguesa: relações entre o saber científico e a práticasocial da linguagem Margarete Von Muhlen Poll norma padrão ensino de Português erro lingüístico gramática normativa Língua portuguesa Normalização Língua portuguesa Idiotismos, correções, erros Lingüística Língua padrão Língua portuguesa Estudo e ensino Lingua portuguesa Gramática Estudo e ensino Sociolingüística |
title_short |
Ensino de língua portuguesa: relações entre o saber científico e a práticasocial da linguagem |
title_full |
Ensino de língua portuguesa: relações entre o saber científico e a práticasocial da linguagem |
title_fullStr |
Ensino de língua portuguesa: relações entre o saber científico e a práticasocial da linguagem |
title_full_unstemmed |
Ensino de língua portuguesa: relações entre o saber científico e a práticasocial da linguagem |
title_sort |
Ensino de língua portuguesa: relações entre o saber científico e a práticasocial da linguagem |
author |
Margarete Von Muhlen Poll |
author_facet |
Margarete Von Muhlen Poll |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luiz Carlos de Assis Rocha |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Evandro Silva Martins |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Monica Mano Trindade |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Maria Beatriz Nascimento Decat |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Delaine Cafiero Bicalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Margarete Von Muhlen Poll |
contributor_str_mv |
Luiz Carlos de Assis Rocha Evandro Silva Martins Monica Mano Trindade Maria Beatriz Nascimento Decat Delaine Cafiero Bicalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
norma padrão ensino de Português erro lingüístico gramática normativa |
topic |
norma padrão ensino de Português erro lingüístico gramática normativa Língua portuguesa Normalização Língua portuguesa Idiotismos, correções, erros Lingüística Língua padrão Língua portuguesa Estudo e ensino Lingua portuguesa Gramática Estudo e ensino Sociolingüística |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Língua portuguesa Normalização Língua portuguesa Idiotismos, correções, erros Lingüística Língua padrão Língua portuguesa Estudo e ensino Lingua portuguesa Gramática Estudo e ensino Sociolingüística |
description |
O eixo desta tese é o ensino de norma padrão, que encontra lugar através do ensino das regras e da metalinguagem veiculadas pelos compêndios de gramática normativa. Esta tese procura investigar por que o ensino de gramática normativa continua pautando as aulas de Língua Portuguesa nas escolas mesmo após a Lingüística ter apontado as falhas desses compêndios. Trabalhamos com a hipótese de que são quatro os principais fatores que levam à continuidade desse ensino. Essa hipótese coloca as publicações na área dos estudos da Lingüística no centro da discussão. Assim, a tese trabalhará com publicações na área da Lingüística Teórica e da Lingüística Aplicada que discutem o conceito de norma padrão ou outras terminologiasempregadas em referência à norma lingüística de prestígio e seu ensino. O trabalho divideseem sete seções, que abordam, em linhas gerais, o surgimento do normativismo lingüístico e o questionamento do mesmo. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T12:56:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T12:56:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/DAJR-88QGML |
url |
http://hdl.handle.net/1843/DAJR-88QGML |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DAJR-88QGML/1/1017d.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DAJR-88QGML/2/1017d.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7938ca5fed4005abf38a32634c27f88e 089bee87c0f8cb5fc4fe564c55b58af8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589237878030336 |