Cultura Escrita e Autoridade Lingüística: as estratégias de monitoramento em textos jornalísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gilcinei Teodoro Carvalho
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/DAJR-88QJU3
Resumo: O processo de construção de uma autoridade lingüística é inerente ao processo de formação de uma cultura escrita. O resultado desse vínculo é a criação de uma ilusão de homogeneidade (Jaffe,2000). Entretanto, a tendência padronizadora não anula a disputa entre formas consideradas mais inovadoras ou mais conservadoras, exatamente porque a língua escrita é sensível à variação e, portanto, a diversidade é uma característica também constitutiva da modalidade escrita. Na análise de um veículo de comunicação impressa prestigiado na comunidade letrada brasileira, o jornal Folha de S.Paulo, constatou-se a força padronizadora em inserções apresentadas entre parênteses. Em um primeiro momento, destacam-se aquelas inserções que sedimentam uma visão de língua e estabelecem um padrão de correção; a presença do sic é um forte indício de um julgamento lingüístico. Em um segundo momento, destacam-se aquelas inserções que resolvem potenciais ambigüidades, encaminham uma leitura preferencial e, portanto, estabelecem um padrão de interpretação. A primeira parte deste estudo pretende comprovar as diferentes possibilidades de uso de um sistema de escrita, especificando alguns dos fatores que favorecem a emergência da diversidade como fator constitutivo da língua escrita. Alguns exemplos de situação de uso da escrita são confrontados com o objetivo de mostrar os diferentes efeitos argumentativos e, portanto, caracterizar uma possível etnografia da língua escrita que ressalta as relações entre as opções lingüísticas e os usos sociais e formam, portanto, uma cultura escrita em que entram em jogo valores sociais e políticos, o que reforça uma abordagem sociolingüística para a análise.A segunda parte descreve as avaliações que, implícita ou explicitamente, instituem o processo de normatização. O processo de normatização verificado na língua escrita não envolve apenas os aspectos relacionados ao código. Existem marcas escritas que indicam procedimentos discursivos sofisticados, revelando estratégias argumentativas que exigem níveis de compreensão menos lineares. Um caso específico dessas marcas é o sic que sinaliza, sob o ponto de vista do autor, a localização de uma improcedência. A presença do sic é um forte indicador de um julgamento autoral e reflete uma imagem decorreção conceitual e formal que estabelece, na língua escrita, uma espécie de controle interacional (Fairclough, 2001). Construiu-se uma taxonomia das ocorrências do sic, na tentativa de especificar quais componentes gramaticais são avaliados com mais freqüência e quais formas lingüísticas possuem maior visibilidade no processo deidentificação de problemas lingüísticos. Comprova-se que a aplicação de uma norma lingüística que baliza a concepção de erro está subordinada ao projeto retórico do texto, o que significa que a maior ou menor tolerância em relação aos desvios subordina-se ao grau de simpatia projetado para aqueles que são retratados, principalmente quando são usadas estratégias de transcrição desnaturalizada (Bucholtz, 2000). A variação dos critérios de julgamento entre os usuários indica que a própria construção de um padrão normativo é o resultado de uma constante tensão entre a tradição e a inovação, o queproduz expectativas de correção que são indicadoras de que, para uma comunidade letrada, o debate lingüístico público é, na verdade, um dos fatores de promoção da aceitação de padrões de correção (Milroy & Milroy, 1999). A terceira parte caracteriza um recurso de explicitação que, através da apresentação do elemento 'referido' entre parênteses, pretende indicar complementações semânticas ligadas à resolução pronominal. Demonstra-se que esse processo de explicitaçãotambém é governado por um projeto retórico que tenta monitorar as possibilidades interpretativas, desde a indicação da forma considerada ambígua até a escolha da informação que soluciona o eventual problema. Nesse movimento de explicitação são encontrados argumentos que reforçam o postulado de que o processo de referenciação trabalha com objetos do discurso (Clark,1996; Cornish, 1999; Koch, 2001; Marcuschi, 2001) e contribui para o processo de padronização, já que formas lingüísticas são apontadas como problemáticas e, portanto, consideradas merecedoras demonitoramento.
id UFMG_7259528c756ebcd3857ab993dbda9f97
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/DAJR-88QJU3
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marco Antonio de OliveiraSírio PossentiMilton do NascimentoMaria da Graca Ferreira da Costa ValLuiz Francisco DiasGilcinei Teodoro Carvalho2019-08-11T12:09:30Z2019-08-11T12:09:30Z2008-12-04http://hdl.handle.net/1843/DAJR-88QJU3O processo de construção de uma autoridade lingüística é inerente ao processo de formação de uma cultura escrita. O resultado desse vínculo é a criação de uma ilusão de homogeneidade (Jaffe,2000). Entretanto, a tendência padronizadora não anula a disputa entre formas consideradas mais inovadoras ou mais conservadoras, exatamente porque a língua escrita é sensível à variação e, portanto, a diversidade é uma característica também constitutiva da modalidade escrita. Na análise de um veículo de comunicação impressa prestigiado na comunidade letrada brasileira, o jornal Folha de S.Paulo, constatou-se a força padronizadora em inserções apresentadas entre parênteses. Em um primeiro momento, destacam-se aquelas inserções que sedimentam uma visão de língua e estabelecem um padrão de correção; a presença do sic é um forte indício de um julgamento lingüístico. Em um segundo momento, destacam-se aquelas inserções que resolvem potenciais ambigüidades, encaminham uma leitura preferencial e, portanto, estabelecem um padrão de interpretação. A primeira parte deste estudo pretende comprovar as diferentes possibilidades de uso de um sistema de escrita, especificando alguns dos fatores que favorecem a emergência da diversidade como fator constitutivo da língua escrita. Alguns exemplos de situação de uso da escrita são confrontados com o objetivo de mostrar os diferentes efeitos argumentativos e, portanto, caracterizar uma possível etnografia da língua escrita que ressalta as relações entre as opções lingüísticas e os usos sociais e formam, portanto, uma cultura escrita em que entram em jogo valores sociais e políticos, o que reforça uma abordagem sociolingüística para a análise.A segunda parte descreve as avaliações que, implícita ou explicitamente, instituem o processo de normatização. O processo de normatização verificado na língua escrita não envolve apenas os aspectos relacionados ao código. Existem marcas escritas que indicam procedimentos discursivos sofisticados, revelando estratégias argumentativas que exigem níveis de compreensão menos lineares. Um caso específico dessas marcas é o sic que sinaliza, sob o ponto de vista do autor, a localização de uma improcedência. A presença do sic é um forte indicador de um julgamento autoral e reflete uma imagem decorreção conceitual e formal que estabelece, na língua escrita, uma espécie de controle interacional (Fairclough, 2001). Construiu-se uma taxonomia das ocorrências do sic, na tentativa de especificar quais componentes gramaticais são avaliados com mais freqüência e quais formas lingüísticas possuem maior visibilidade no processo deidentificação de problemas lingüísticos. Comprova-se que a aplicação de uma norma lingüística que baliza a concepção de erro está subordinada ao projeto retórico do texto, o que significa que a maior ou menor tolerância em relação aos desvios subordina-se ao grau de simpatia projetado para aqueles que são retratados, principalmente quando são usadas estratégias de transcrição desnaturalizada (Bucholtz, 2000). A variação dos critérios de julgamento entre os usuários indica que a própria construção de um padrão normativo é o resultado de uma constante tensão entre a tradição e a inovação, o queproduz expectativas de correção que são indicadoras de que, para uma comunidade letrada, o debate lingüístico público é, na verdade, um dos fatores de promoção da aceitação de padrões de correção (Milroy & Milroy, 1999). A terceira parte caracteriza um recurso de explicitação que, através da apresentação do elemento 'referido' entre parênteses, pretende indicar complementações semânticas ligadas à resolução pronominal. Demonstra-se que esse processo de explicitaçãotambém é governado por um projeto retórico que tenta monitorar as possibilidades interpretativas, desde a indicação da forma considerada ambígua até a escolha da informação que soluciona o eventual problema. Nesse movimento de explicitação são encontrados argumentos que reforçam o postulado de que o processo de referenciação trabalha com objetos do discurso (Clark,1996; Cornish, 1999; Koch, 2001; Marcuschi, 2001) e contribui para o processo de padronização, já que formas lingüísticas são apontadas como problemáticas e, portanto, consideradas merecedoras demonitoramento.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua portuguesa NormalizaçãoLíngua portuguesa Idiotismos, correções, errosLingüísticaLingua portuguesa EscritaRedação de textos jornalisticosLíngua portuguesa Ortografia e silabaçãoESTUDOS LINGÜÍSTICOS/DCultura Escrita e Autoridade Lingüística: as estratégias de monitoramento em textos jornalísticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL955d.pdfapplication/pdf1205977https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DAJR-88QJU3/1/955d.pdfef7f1b7f084657fcfbcd770533c7fc65MD511843/DAJR-88QJU32019-08-11 09:09:30.44oai:repositorio.ufmg.br:1843/DAJR-88QJU3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-11T12:09:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura Escrita e Autoridade Lingüística: as estratégias de monitoramento em textos jornalísticos
title Cultura Escrita e Autoridade Lingüística: as estratégias de monitoramento em textos jornalísticos
spellingShingle Cultura Escrita e Autoridade Lingüística: as estratégias de monitoramento em textos jornalísticos
Gilcinei Teodoro Carvalho
ESTUDOS LINGÜÍSTICOS/D
Língua portuguesa Normalização
Língua portuguesa Idiotismos, correções, erros
Lingüística
Lingua portuguesa Escrita
Redação de textos jornalisticos
Língua portuguesa Ortografia e silabação
title_short Cultura Escrita e Autoridade Lingüística: as estratégias de monitoramento em textos jornalísticos
title_full Cultura Escrita e Autoridade Lingüística: as estratégias de monitoramento em textos jornalísticos
title_fullStr Cultura Escrita e Autoridade Lingüística: as estratégias de monitoramento em textos jornalísticos
title_full_unstemmed Cultura Escrita e Autoridade Lingüística: as estratégias de monitoramento em textos jornalísticos
title_sort Cultura Escrita e Autoridade Lingüística: as estratégias de monitoramento em textos jornalísticos
author Gilcinei Teodoro Carvalho
author_facet Gilcinei Teodoro Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marco Antonio de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sírio Possenti
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Milton do Nascimento
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria da Graca Ferreira da Costa Val
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Luiz Francisco Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Gilcinei Teodoro Carvalho
contributor_str_mv Marco Antonio de Oliveira
Sírio Possenti
Milton do Nascimento
Maria da Graca Ferreira da Costa Val
Luiz Francisco Dias
dc.subject.por.fl_str_mv ESTUDOS LINGÜÍSTICOS/D
topic ESTUDOS LINGÜÍSTICOS/D
Língua portuguesa Normalização
Língua portuguesa Idiotismos, correções, erros
Lingüística
Lingua portuguesa Escrita
Redação de textos jornalisticos
Língua portuguesa Ortografia e silabação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Língua portuguesa Normalização
Língua portuguesa Idiotismos, correções, erros
Lingüística
Lingua portuguesa Escrita
Redação de textos jornalisticos
Língua portuguesa Ortografia e silabação
description O processo de construção de uma autoridade lingüística é inerente ao processo de formação de uma cultura escrita. O resultado desse vínculo é a criação de uma ilusão de homogeneidade (Jaffe,2000). Entretanto, a tendência padronizadora não anula a disputa entre formas consideradas mais inovadoras ou mais conservadoras, exatamente porque a língua escrita é sensível à variação e, portanto, a diversidade é uma característica também constitutiva da modalidade escrita. Na análise de um veículo de comunicação impressa prestigiado na comunidade letrada brasileira, o jornal Folha de S.Paulo, constatou-se a força padronizadora em inserções apresentadas entre parênteses. Em um primeiro momento, destacam-se aquelas inserções que sedimentam uma visão de língua e estabelecem um padrão de correção; a presença do sic é um forte indício de um julgamento lingüístico. Em um segundo momento, destacam-se aquelas inserções que resolvem potenciais ambigüidades, encaminham uma leitura preferencial e, portanto, estabelecem um padrão de interpretação. A primeira parte deste estudo pretende comprovar as diferentes possibilidades de uso de um sistema de escrita, especificando alguns dos fatores que favorecem a emergência da diversidade como fator constitutivo da língua escrita. Alguns exemplos de situação de uso da escrita são confrontados com o objetivo de mostrar os diferentes efeitos argumentativos e, portanto, caracterizar uma possível etnografia da língua escrita que ressalta as relações entre as opções lingüísticas e os usos sociais e formam, portanto, uma cultura escrita em que entram em jogo valores sociais e políticos, o que reforça uma abordagem sociolingüística para a análise.A segunda parte descreve as avaliações que, implícita ou explicitamente, instituem o processo de normatização. O processo de normatização verificado na língua escrita não envolve apenas os aspectos relacionados ao código. Existem marcas escritas que indicam procedimentos discursivos sofisticados, revelando estratégias argumentativas que exigem níveis de compreensão menos lineares. Um caso específico dessas marcas é o sic que sinaliza, sob o ponto de vista do autor, a localização de uma improcedência. A presença do sic é um forte indicador de um julgamento autoral e reflete uma imagem decorreção conceitual e formal que estabelece, na língua escrita, uma espécie de controle interacional (Fairclough, 2001). Construiu-se uma taxonomia das ocorrências do sic, na tentativa de especificar quais componentes gramaticais são avaliados com mais freqüência e quais formas lingüísticas possuem maior visibilidade no processo deidentificação de problemas lingüísticos. Comprova-se que a aplicação de uma norma lingüística que baliza a concepção de erro está subordinada ao projeto retórico do texto, o que significa que a maior ou menor tolerância em relação aos desvios subordina-se ao grau de simpatia projetado para aqueles que são retratados, principalmente quando são usadas estratégias de transcrição desnaturalizada (Bucholtz, 2000). A variação dos critérios de julgamento entre os usuários indica que a própria construção de um padrão normativo é o resultado de uma constante tensão entre a tradição e a inovação, o queproduz expectativas de correção que são indicadoras de que, para uma comunidade letrada, o debate lingüístico público é, na verdade, um dos fatores de promoção da aceitação de padrões de correção (Milroy & Milroy, 1999). A terceira parte caracteriza um recurso de explicitação que, através da apresentação do elemento 'referido' entre parênteses, pretende indicar complementações semânticas ligadas à resolução pronominal. Demonstra-se que esse processo de explicitaçãotambém é governado por um projeto retórico que tenta monitorar as possibilidades interpretativas, desde a indicação da forma considerada ambígua até a escolha da informação que soluciona o eventual problema. Nesse movimento de explicitação são encontrados argumentos que reforçam o postulado de que o processo de referenciação trabalha com objetos do discurso (Clark,1996; Cornish, 1999; Koch, 2001; Marcuschi, 2001) e contribui para o processo de padronização, já que formas lingüísticas são apontadas como problemáticas e, portanto, consideradas merecedoras demonitoramento.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T12:09:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T12:09:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/DAJR-88QJU3
url http://hdl.handle.net/1843/DAJR-88QJU3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DAJR-88QJU3/1/955d.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ef7f1b7f084657fcfbcd770533c7fc65
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589407638290432