Gestão e organização do serviço de referência: perspectivas contemporâneas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/51707 https://orcid.org/0000-0002-0709-3639 https://orcid.org/0000-0003-0891-6454 https://orcid.org/0000-0003-4303-9071 |
Resumo: | A evolução tecnológica que permeia a sociedade contemporânea representa um dos maiores causadores de mudança nas práticas de organização, representação e uso da informação, sobretudo em unidades e serviços de informação. A realidade aponta que é necessária a constante reestruturação e gestão dos serviços prestados, em especial na concepção orientada para as necessidades dos utilizadores. O presente estudo está ancorado a um projeto de tese, cuja temática contempla a gestão do serviço de referência. Objetivo: Apresentar indícios preliminares acerca da composição dos principais elementos que podem constituir um serviço de referência e informação, adequado às novas tendências da atualidade, nas bibliotecas universitárias. Metodologia: A pesquisa é de abordagem qualitativa, de ordem intelectual, caracterizada como uma revisão sistemática da literatura. A amostra de pesquisa foi selecionada a partir da busca nas Bases LISA, ISTA e LISTA, com uso dos termos “Reference Service” e “University Libraries”, considerando os artigos de periódicos como materiais de análise, publicados entre 2008 e 2018. A partir da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, analisaram-se 33 artigos, cujo conteúdo foi identificado por meio do estabelecimento de uma matriz de síntese. Conclusões: Com os apontamentos da literatura, concluiu que os serviços, oferecidos tanto na concepção presencial quanto digital, precisam ser planejados e gerenciados a partir da conjugação dos elementos: tecnologias, profissionais e utilizadores, cuja informação é o insumo que sustenta essa tríade. Assim, aumentam-se as possibilidades dessa informação atender e satisfazer uma necessidade, o que garante o alcance do objetivo principal dos serviços de referência. |
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Gestão e organização do serviço de referência: perspectivas contemporâneasReference service management and organization: contemporary outlookOrganização da InformaçãoUso de InformaçãoServiço de ReferênciaGestão de bibliotecas universitáriaCiência da InformaçãoBibliotecas - Serviço de referenciaA evolução tecnológica que permeia a sociedade contemporânea representa um dos maiores causadores de mudança nas práticas de organização, representação e uso da informação, sobretudo em unidades e serviços de informação. A realidade aponta que é necessária a constante reestruturação e gestão dos serviços prestados, em especial na concepção orientada para as necessidades dos utilizadores. O presente estudo está ancorado a um projeto de tese, cuja temática contempla a gestão do serviço de referência. Objetivo: Apresentar indícios preliminares acerca da composição dos principais elementos que podem constituir um serviço de referência e informação, adequado às novas tendências da atualidade, nas bibliotecas universitárias. Metodologia: A pesquisa é de abordagem qualitativa, de ordem intelectual, caracterizada como uma revisão sistemática da literatura. A amostra de pesquisa foi selecionada a partir da busca nas Bases LISA, ISTA e LISTA, com uso dos termos “Reference Service” e “University Libraries”, considerando os artigos de periódicos como materiais de análise, publicados entre 2008 e 2018. A partir da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, analisaram-se 33 artigos, cujo conteúdo foi identificado por meio do estabelecimento de uma matriz de síntese. Conclusões: Com os apontamentos da literatura, concluiu que os serviços, oferecidos tanto na concepção presencial quanto digital, precisam ser planejados e gerenciados a partir da conjugação dos elementos: tecnologias, profissionais e utilizadores, cuja informação é o insumo que sustenta essa tríade. Assim, aumentam-se as possibilidades dessa informação atender e satisfazer uma necessidade, o que garante o alcance do objetivo principal dos serviços de referência.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOUFMG2023-04-06T20:03:18Z2023-04-06T20:03:18Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1414-0594http://hdl.handle.net/1843/51707https://orcid.org/0000-0002-0709-3639https://orcid.org/0000-0003-0891-6454https://orcid.org/0000-0003-4303-9071porRevista ACBJorge Santa AnnaCélia da Consolação DiasBenildes Coura Moreira Dos Santos Maculaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-04-06T20:03:18Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/51707Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-04-06T20:03:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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