Avaliação da aprendizagem na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flávio Vitor Moreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMQ2J
Resumo: O Presente trabalho tem o objetivo de discutir a avaliação da aprendizagem praticada na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha como parte integrante do processo da gestão democrática, baseada na participação de todos os segmentos da comunidade escolar: professores, alunos, pais de alunos e funcionários administrativos. Sobretudo, propor uma reflexão e repensar a avaliação da aprendizagem como um instrumento que pode contribuir para aconstrução de uma educação pública que proporcione um ensino de melhor qualidade. A avaliação da aprendizagem precisa fazer parte das tomadas de decisões realizadas pelo Projeto Político Pedagógico, este deve nortear todos os passos realizados pela escola na busca de uma educação que colabore para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Por fim, avaliar como o Conselho Escolar pode contribuir para aprimorar o processo de ensino aprendizagem sob o prisma da Gestão Democrática.
id UFMG_b67831f3689405aba578a617769cbbac
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LMQ2J
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Débora Cristina de Gonzaga CamiloFrancisco Angelo CoutinhoFlávio Vitor Moreira2019-08-09T21:47:28Z2019-08-09T21:47:28Z2013-07-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMQ2JO Presente trabalho tem o objetivo de discutir a avaliação da aprendizagem praticada na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha como parte integrante do processo da gestão democrática, baseada na participação de todos os segmentos da comunidade escolar: professores, alunos, pais de alunos e funcionários administrativos. Sobretudo, propor uma reflexão e repensar a avaliação da aprendizagem como um instrumento que pode contribuir para aconstrução de uma educação pública que proporcione um ensino de melhor qualidade. A avaliação da aprendizagem precisa fazer parte das tomadas de decisões realizadas pelo Projeto Político Pedagógico, este deve nortear todos os passos realizados pela escola na busca de uma educação que colabore para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Por fim, avaliar como o Conselho Escolar pode contribuir para aprimorar o processo de ensino aprendizagem sob o prisma da Gestão Democrática.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAvaliação educacionalEducaçãoEscolas  Organização e administraçãoAvaliação da aprendizagemGestão DemocráticaReflexãoAvaliação da aprendizagem na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rochainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_flavio_vitor_moreira.pdfapplication/pdf320402https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMQ2J/1/tcc_flavio_vitor_moreira.pdf079f725cb0a2911398e472ea9d324e67MD51TEXTtcc_flavio_vitor_moreira.pdf.txttcc_flavio_vitor_moreira.pdf.txtExtracted texttext/plain111690https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMQ2J/2/tcc_flavio_vitor_moreira.pdf.txtffbd8817be8268ca449c577336caf703MD521843/BUBD-9LMQ2J2019-11-14 06:05:49.311oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LMQ2JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:05:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha
title Avaliação da aprendizagem na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha
spellingShingle Avaliação da aprendizagem na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha
Flávio Vitor Moreira
Avaliação da aprendizagem
Gestão Democrática
Reflexão
Avaliação educacional
Educação
Escolas  Organização e administração
title_short Avaliação da aprendizagem na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha
title_full Avaliação da aprendizagem na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha
title_fullStr Avaliação da aprendizagem na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha
title_sort Avaliação da aprendizagem na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha
author Flávio Vitor Moreira
author_facet Flávio Vitor Moreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Débora Cristina de Gonzaga Camilo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisco Angelo Coutinho
dc.contributor.author.fl_str_mv Flávio Vitor Moreira
contributor_str_mv Débora Cristina de Gonzaga Camilo
Francisco Angelo Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Gestão Democrática
Reflexão
topic Avaliação da aprendizagem
Gestão Democrática
Reflexão
Avaliação educacional
Educação
Escolas  Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Avaliação educacional
Educação
Escolas  Organização e administração
description O Presente trabalho tem o objetivo de discutir a avaliação da aprendizagem praticada na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha como parte integrante do processo da gestão democrática, baseada na participação de todos os segmentos da comunidade escolar: professores, alunos, pais de alunos e funcionários administrativos. Sobretudo, propor uma reflexão e repensar a avaliação da aprendizagem como um instrumento que pode contribuir para aconstrução de uma educação pública que proporcione um ensino de melhor qualidade. A avaliação da aprendizagem precisa fazer parte das tomadas de decisões realizadas pelo Projeto Político Pedagógico, este deve nortear todos os passos realizados pela escola na busca de uma educação que colabore para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Por fim, avaliar como o Conselho Escolar pode contribuir para aprimorar o processo de ensino aprendizagem sob o prisma da Gestão Democrática.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T21:47:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T21:47:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMQ2J
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMQ2J
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMQ2J/1/tcc_flavio_vitor_moreira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMQ2J/2/tcc_flavio_vitor_moreira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 079f725cb0a2911398e472ea9d324e67
ffbd8817be8268ca449c577336caf703
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589414996148224